proposito

Propósito – Qual é o Seu?

Por: José Roberto Marques | Blog | 30 de maio de 2018

Você sabe qual é o seu propósito e a sua missão de vida? A missão é o papel que deseja exercer no mundo e, como consequência, realizar o seu propósito, que é a razão que te leva a agir e determina suas escolhas. A minha missão é cocriar e compartilhar conhecimento com as pessoas e, assim, contribuir para a construção de um mundo melhor. Caso ainda não tenha descoberto qual é o seu propósito, não se preocupe! Sempre é tempo de voltar sua atenção para si e se conhecer, evoluir e ir além.

A Importância de Descobrir o Seu Propósito

Embora nem todos saibam ainda qual é o seu propósito e sua missão de vida, acredito que todos nós temos um papel no mundo. Por isso, obter essa consciência permitirá que tenha uma visão muito mais ampla a respeito de quem é e do legado que deseja construir. Assim, saberá o caminho que precisa percorrer para desenvolver o seu potencial infinito, realizar as suas metas e deixar uma marca positiva nas pessoas com as quais convive. O propósito funciona como um combustível, te proporcionando energia para se levantar da cama todos os dias com entusiasmo e vontade de agir, fazer a diferença.

Vale lembrar que não existem propósitos que são mais ou menos importantes do que os outros, pois o que realmente importa é que ele seja especial para você e te represente, faça com que sinta orgulho de ser quem é. Descubra qual é a sua missão e honre-a todos os dias da sua vida, dando o seu melhor para exercer os seus papéis como pessoa, profissional, amigo, familiar, enfim, todas as funções que possui no contexto no qual está inserido.

7 Passos Para Descobrir o Seu Propósito de Vida

Agora irei compartilhar com você sete passos poderosos para que também descubra qual é o seu propósito de vida e dê o seu melhor para buscá-lo diariamente. Coloque essas dicas em prática e veja a transformação extraordinária que irá acontecer em sua mente e em seu coração.

1 – Conheça-se Verdadeiramente

O primeiro passo para descobrir qual é o seu propósito é se conhecendo verdadeiramente, na essência. Essa resposta está dentro de ti e é preciso que vá buscá-la. Assim, poderá identificar quais são os seus pontos fortes, os desejos que te movem e, também, as características que podem ser melhoradas e potencializadas. O autoconhecimento é a chave para que descubra o seu potencial infinito.

Comece a registrar em um caderno ou bloco de notas digital as informações que descobrir a respeito de si, como as coisas que mais ama fazer, o que te deixa feliz, os seus valores, sentimentos e as emoções que eles causam em seu comportamento. Todas essas informações irão te ajudar a se descobrir, entender o que te move; o que te faz ter vontade de ir além, se superar. Dessa forma, através desse acolhimento da sua essência, conseguirá encontrar as respostas que deseja.

2 – Acalme a Sua Voz Interior

Todos nós temos vozes internas que falam conosco a todo o momento. É importante que conheça essas vozes e se conecte com elas, assim, será possível evitar que elas reproduzam crenças limitantes, que façam com que acredite que é incapaz de realizar o que deseja. Lembre-se que no veneno está o antídoto, então, da mesma forma que essas ideias podem te levar a acreditar que não pode realizar algo, elas também podem te impulsionar e te dizer que pode transformar seus sonhos em realidade e fazer a diferença no mundo.

Você é feliz?

3 – Entenda a Importância de Dar e Receber

Outro passo essencial para descobrir o seu propósito é reconhecer a dualidade do universo, que é formada pelas ações de dar e receber. Todos querem receber os benefícios pelos quais acreditam serem merecedores, contudo, doar também faz parte do processo. Descubra como pode contribuir e fazer a diferença na vida de outras pessoas seja através do seu trabalho, da convivência, compartilhamento de experiências e bons sentimentos. Se doe, sirva e deixe a sua marca no mundo e no coração daqueles que passarem pela sua vida.

4 – Honre e Respeite a Sua História

Você não precisa se livrar de um passado de sofrimento e apagá-lo da memória para ter um presente e um futuro de alegrias e conquistas. Todas as experiências que viveu serviram para te transformar no ser extraordinário que é hoje e elas podem te ajudar a se potencializar ainda mais. Por honrar e respeitar a sua história quero dizer que se deve olhar para trás a fim de valorizar o que viveu, encontrar respostas para ressignificar dores e transformá-las em força e aprendizado.

5 – Conheça a Lei do Desapego

Já ouviu falar a respeito da Lei do Desapego? Ela se refere ao fato de deixar de criar expectativas demais em relação ao futuro, para evitar sofrimentos e frustrações. A partir do momento em que descobrir o seu propósito, dê o seu melhor para cumpri-lo, acredite que é capaz, mas desapegue das expectativas em relação aos resultados. Muitos desperdiçam sua energia sofrendo porque se cobram demais, agem e desejam que as soluções sejam imediatas. Seja mais gentil consigo mesmo, dedique-se e saiba esperar o tempo das coisas com paciência e serenidade.

6 – Ouse Fazer Diferente!

Se você deseja realizar coisas novas é necessário que tenha atitudes diferentes das que costuma ter. Afinal, os mesmos caminhos sempre irão levar aos mesmos lugares. Se quiser chegar a um destino diferente, trace um novo mapa, utilizando todo o potencial e as experiências e aprendizados que possui. Se realmente quer viver o seu propósito e transformá-lo em parte de quem você é, planeje-se e parta para a ação. Ter a ousadia de fazer diferente irá te levar a se conhecer melhor e descobrir que tem o poder grandioso de realizar coisas extraordinárias.

7 – Construa Sua História

O seu propósito é uma parte de grande importância dentro da sua história, de quem você é, da sua essência. É ele quem irá te dar o direcionamento para guiar as suas ações e, assim, deixar um legado positivo no mundo. Seja o autor desse livro extraordinário que é a sua vida, escreva cada página com amor e dedicação, sempre considerando a sua missão e os seus valores. Assim, terá orgulho de cada capítulo dessa história!

Por fim, convido você a colocar todas estas dicas poderosas em prática. Para isso descubra quem você é verdadeiramente, em que é muito bom e onde ainda pode melhorar, bem como quais são seus sonhos, o que te conecta com este mundo e, enfim, chegará ao seu propósito de vida, à sua missão. Faça isso de forma positiva, olhando para seu passado, presente e futuro de forma otimista e com isso, escreva uma história maravilhosa de conquistas, aprendizados, doação e de muita felicidade. Permita-se!

Copyright: 590915183 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adhaghazali

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: