Você tem algum sonho, algo que tenha um grande desejo de realizar? Saiba que, se quer vê-lo se tornando realidade, é fundamental que o transforme em um objetivo específico, para que realmente se organize e se motive para seguir adiante. Simplesmente pensar que deseja ter uma carreira de sucesso é algo um tanto quanto vago, é preciso definir dados, como, por exemplo, a área em que deseja atuar, o tipo de cargo, o que irá fazer para que isso aconteça e, claro, estipular um prazo para realizar.
Sem informações como essas em mente, possivelmente acabará adiando o seu sonho, pois irá vê-lo como algo distante, abstrato, fora da sua realidade. Se deseja realmente sair da sua zona de conforto, se desenvolver e chegar ao seu estado desejado, continue acompanhando e confira dicas que irão te ajudar a transformar desejos em objetivos específicos e detalhados.

A Importância de Ter um Objetivo Específico

Quando você sai da sua casa todos os dias pela manhã, tem o objetivo específico de chegar ao seu trabalho, certo? Se saísse sem ter em mente o local exato em que pretende ir, provavelmente se perderia pelo caminho fazendo outras coisas. Na vida acontece da mesma maneira, pois se você não definir exatamente onde deseja chegar, acabará desperdiçando seu tempo com coisas que não considera verdadeiramente importantes.
Seja nos estudos, na carreira ou mesmo em relacionamentos, ter objetivos bem definidos irá permitir que se desvie de tudo aquilo que possa te afastar do que deseja. Se quer conhecer uma pessoa para um relacionamento sério, por exemplo, ao ter isso claro em sua mente saberá que é melhor evitar se envolver com pessoas que demonstram estarem interessadas apenas em aventuras sem compromisso, poupando-se de sofrimentos e outros problemas. Saiba onde deseja chegar, pois é assim que encontrará o melhor caminho para tal.

5 Regras de Ouro Para Definir Objetivos Específicos e Ir em Busca Deles

Agora que você já sabe a importância de definir objetivos específicos, confira quais são as cinco regras de ouro que devem ser seguidas para que seu planejamento seja verdadeiramente eficaz.

1 – Reflita Sobre o Que Você Deseja de Realizar

Em primeiro lugar, é importante que reflita a respeito da sua vida atual, para que identifique possíveis mudanças e conquistas que possam vir para agregar e contribuir com a sua felicidade e satisfação. Vale destacar que o foco deve estar nas suas vontades e sonhos e nunca de terceiros, afinal, cada indivíduo é único e não dá para medir a sua vida pela régua dos outros. Lembrando que é natural incluir as pessoas que ama nos seus planos, mas sempre cuidando para que os seus maiores guias sejam a sua essência e os seus valores.

2 – Registre Seus Objetivos

Após a reflexão, chega o momento de registrar as informações obtidas, para que saiam do campo das ideias e comecem a ganhar forma. O modo com o qual você irá realizar esse registro depende do seu gosto pessoal, pois o importante é que seja um local de fácil acesso e que possa consultar sempre que necessário. Você pode usar um bloco de papel, uma agenda do tipo planner, um aplicativo ou uma planilha. Se desejar algo mais impactante, faça também um mural com palavras e figuras que remetam aos seus objetivos e coloque-o em uma parede que olhe diariamente.

3 – Tenha Objetivos Que Te Motivem

Um ponto de grande importância a ser considerado é que os seus objetivos devem ter um significado especial para você, algo que envolva satisfação e realização pessoal, para que se engaje e dê o seu melhor para alcançá-los. Imagine, por exemplo, que deseje conseguir uma promoção no seu trabalho, nesse caso, é interessante que considere qual a sua motivação para isso, se é ter a chance de demonstrar mais do seu potencial, trabalhar com algo que ama, ter um salário melhor para realizar outros sonhos e assim por diante.

4 – Utilize a Ferramenta SMART

PSC

A ferramenta SMART é fantástica e irá te ajudar na hora de definir objetivos específicos. Para utilizá-la, basta seguir os cinco passos sugeridos por cada uma das letras que formam o seu nome, veja:
S (specific) – Específica: é preciso determinar exatamente qual a sua meta. Se quer mudar seu estilo de vida, por exemplo, deve deixar claro as mudanças que irá realizar em sua rotina.
M (measurable) – Mensurável: é necessário ter como medir o seu objetivo, ou seja, se deseja comprar uma casa, esse seria o passo em que definiria o valor a ser poupado.
A (attainable) – Atingível: uma característica fundamental do seu objetivo é que ele seja possível de ser alcançado. É claro que ele pode ser ousado, inclusive é até positivo que seja, desde que esteja dentro da realidade.
R (relevant) – Relevante: a relevância equivale ao tópico anterior, em que falei a respeito da importância de definir significados para os seus objetivos, pois é através disso que irá se motivar para alcançá-los.
T (time-based) – Tempo: a última etapa da ferramenta envolve definir um tempo para que o objetivo em questão seja alcançado. Afinal, se você deixar isso livre, poderá acabar desanimando no caminho e dando início a um comportamento bastante comum, o de deixar tudo para amanhã.

5 – Realize Alterações Quando For Necessário

A última regra de ouro para definir objetivos específicos é ter a consciência de que, talvez, possa ser necessário realizar algumas alterações no planejamento no meio do caminho, já que imprevistos acontecem e nem sempre tudo sai como planejamos. Ter essa mente aberta irá te ajudar a ser mais flexível e evitar que um simples contratempo te desanime. Lembre-se que, mesmo que a rota mude e que seja necessário fazer alguns desvios, o seu destino continuará sempre o mesmo.
Além de colocar as cinco dicas em prática, lembre-se que, por mais importante que seja para você alcançar seus objetivos, é preciso que aproveite as outras áreas da sua vida, como estar com os familiares e amigos, cuidar de si mesmo, realizar atividades prazerosas. Manter o equilíbrio é essencial para que se mantenha tranquilo e forte para prosseguir em sua jornada e ir além.
 
Copyright: 475616941 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yuttana+jeenamool