As decepções amorosas podem ser causadas por diferentes motivos: um sentimento não correspondido, um relacionamento que chegou ao fim por interesses opostos, uma traição etc. Cada relacionamento é único, e cada indivíduo também processa uma decepção amorosa de uma forma particular.

Os psicólogos afirmam que todo término é um processo de luto, já que é preciso se desapegar daquela pessoa que já não faz mais parte da vida. Enfrentar esse processo é um grande desafio. Se você deseja saber como passar por esse luto de forma resiliente, é só continuar a leitura deste artigo, em que separamos 10 dicas para lidar com esse momento delicado.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

1. Aceite as efemeridades da vida

Há casais que se conheceram na juventude e ficam juntos, como diz o padre, “até que a morte os separe”. Entretanto, há também aquelas pessoas que já estão no quarto ou quinto casamento. Isso indica que não existe uma fórmula para que as pessoas sejam felizes no amor. A vida afetiva de cada um pode ser experimentada de maneiras muito diferentes, e não há certo ou errado. O que existe é o que te faz feliz e o que não faz.

Portanto, se você passou por uma decepção amorosa, entenda que, infelizmente, você não foi a primeira e nem será a última pessoa a passar por isso. Na vida, as pessoas vêm e vão. São poucas as que ficam permanentemente. E você tem uma força muito grande dentro de si para entender e para lidar com isso.

2. Não entre em válvulas de escape

Muitas pessoas ignoram a decepção, reprimem os seus sentimentos e mergulham numa série de válvulas de escape para tentar lidar com ela. É o que acontece com quem começa a comer compulsivamente, beber, descontar as frustrações nas compras, ou até mesmo engatar uma série de envolvimentos sexuais sem afeto. Todas essas medidas podem fazer com que o indivíduo momentaneamente se sinta bem, mas em longo prazo, ele perceberá que o seu problema não foi resolvido.

PSC

As pessoas só curam as feridas quando as enfrentam de verdade. Por isso, é importante sentir, chorar, refletir e compreender como você se sente. Fugir do problema só atrasará a sua recuperação.

3. Entenda que a perfeição não existe

Muitas pessoas sofrem muito com as decepções amorosas porque criaram expectativas excessivamente altas. Contos de fada, príncipes encantados e perfeição são coisas que não existem. Portanto, não vale a pena esperar por elas. Espere alguém legal, com defeitos, mas que faça você sentir-se feliz apesar deles.

Da mesma maneira que você não deve cobrar a perfeição do outro, também não deve fazê-lo consigo mesmo. Se você cometeu erros numa relação passada, entenda que eles não definem quem você é. Apenas evite repeti-los novamente, mas entenda que todos têm o direito de errar e de recomeçar.

4. Lembre-se de que a sua vida não se resume a um momento

Quando estamos no pico da dor, sentimos que não vale mais a pena viver. É nessas, porém, que precisamos nos lembrar de que as dores não são eternas. Se hoje choramos, amanhã sorriremos, e a vida é assim. Não julgue toda a sua jornada até aqui por causa de uma decepção que você viveu em uma área da sua vida. A sua história pessoal é muito maior do que isso.

Você tem uma família, uma carreira, um círculo de amigos, um corpo saudável e, acima de tudo, tem amor-próprio. Não desista da sua felicidade por causa de uma decepção. Ela dói, mas pode ser superada. Pense que tem muito mais em jogo!

5. Aprenda com a dor

Se a dor parece uma companheira ingrata, pense naquilo que ela pode trazer de aprendizados. Se você cometeu erros na relação, pense no que você pode fazer de diferente daqui em diante. Não há como voltar ao passado, mas você, certamente, pode (e deve!) construir um futuro mais feliz!

Se você entende que foi a outra pessoa que errou com você, aprenda com os erros dela a não fazer igual. Além disso, as decepções amorosas podem nos ensinar muitas outras coisas, como amar a si mesmo, valorizar as pessoas que realmente nos querem bem e agir com resiliência. Por falar nisso, apesar de dolorosa, a decepção amorosa é uma ótima oportunidade para que você perceba o quanto é forte!

6. Não perca a fé nas pessoas

Uma dica muito importante nesse momento é que você não projete as suas decepções com um relacionamento nos outros. Não é porque você teve uma experiência ruim que todas terão o mesmo destino. Se você entrou no mar num dia de ressaca e teve medo, isso não quer dizer que nunca mais valha a pena dar um bom mergulho, não é mesmo? Basta esperar por um momento de calmaria.

Portanto, não tome uma situação como verdade absoluta. Isso pode desencadear traumas, medos, depressão e fobias. Aceite o passado, que não pode ser alterado, mas mantenha as esperanças de que o futuro será melhor.

7. Aceite que o fim pode ser a melhor solução

Há relacionamentos em que fazemos uma série de sacrifícios sem percebermos. Vamos nos adaptando a uma realidade negativa, simplesmente porque é cômodo ou porque temos medo de viver de outra forma. Só percebemos o quanto éramos infelizes depois que tudo acaba.

Evite que isso aconteça. É claro que todo relacionamento demanda alguns sacrifícios, mas isso deve partir das duas partes envolvidas, e não apenas de você. Há sacrifícios que não valem a pena, pelo simples fato de que a outra pessoa não oferece nenhum retorno que os compense. Por isso, o fim, por mais cruel que possa parecer no momento do término, pode ser exatamente o que lhe faltava para encontrar uma vida mais feliz.

8. Expresse o que você sente

Se você está desiludido com a pessoa amada, expresse os seus sentimentos para resolver a situação. Se o relacionamento já acabou, também expresse os seus sentimentos para aliviar as suas angústias. Guardar as tristezas apenas para nós mesmos, sem colocá-las para fora, pode ser muito prejudicial à nossa saúde mental.

Por isso, permita-se sentir, chorar, sofrer, ficar vulnerável. Desabafe, escreva, enfim, encontre um meio de expressar as suas emoções. Assim, você conseguirá, gradativamente, acalmar os seus ânimos, recompor-se e partir para novos caminhos. Mas jamais reprima seu sofrimento, pois isso apenas retardará a sua superação.

9. Perdoe a si mesmo e a quem te feriu

Se você errou, perdoe-se. Aceite que o que passou não pode ser mudado. Acolha os seus sentimentos, aprenda com o seu erro e siga em frente, procurando evitar que esse erro se repita.

Se alguém magoou você, perdoe essa pessoa também. Isso não significa que você deve voltar a se relacionar com ela. No entanto, perdoe-a para colocar um ponto final nessa história. Perdoe-a porque você merece viver em paz, com liberdade para começar uma nova história.

10. Procure a orientação de um psicólogo

Por fim, lembre-se de que você não precisa carregar fardos pesados sozinho. Há circunstâncias da vida em que simplesmente não sabemos como agir ou como lidar com as emoções. Precisamos de um auxílio profissional, e isso não é nenhum indicativo de fraqueza. Pelo contrário, isso indica que você está completamente disposto a vencer esse momento conturbado.

Nesse caso, procure um psicólogo. Esse profissional ouvirá os seus relatos sem julgamentos ou condenações. Ele lhe mostrará técnicas para que você compreenda os seus sentimentos e aprenda a lidar com eles, sem levar emoções ou fatos mal resolvidos para o seu futuro.

Que as dicas acima permitam que você supere essa situação delicada, mas lembre-se de que não há decepção amorosa que não possa ser vencida. Se você gostou deste texto, deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar dele!