Resiliência é uma palavra que já era conhecida por profissionais da física e que emprestou seu significado para a área de psicologia e desenvolvimento pessoal. O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista britânico Thomas Young, no início do século XIX, para se referir à propriedade que uma barra de metal tem de voltar ao seu estado normal após ter passado por um processo de deformação.

Conhecendo essa informação, pode ser que esteja se perguntando o que barras de metal têm a ver com comportamento humano. Se ficou com essa dúvida, leia a explicação do parágrafo anterior novamente, porém, em vez de pensar nas barras metálicas e no processo de deformação, considerando seres humanos e os obstáculos da vida. Percebe como agora tudo faz mais sentido?

O que é resiliência no âmbito do comportamento humano?

Uma pessoa resiliente é aquela que tem a capacidade de manter o equilíbrio emocional mesmo em meio a situações de estresse, algo bastante valorizado pelas empresas atualmente. Um profissional resiliente é aquele que, além de capacidade técnica, possui habilidades comportamentais que lhe permitem manter a calma mesmo em momentos de grande pressão, algo que é fundamental para identificar a melhor solução para cada caso e chegar a resultados satisfatórios.

Na vida pessoal, ser resiliente também é muito positivo, afinal, quanto mais tranquilidade se tem frente a uma situação problemática, mais fácil fica analisá-la racionalmente para resolver. Um indivíduo que perde o emprego, por exemplo, quando possui a resiliência como característica consegue tornar essa experiência positiva, seja se capacitando, aproveitando para mudar de área ou mesmo abrindo o seu próprio negócio.

7 Características de uma pessoa resiliente

Antes que pense que um indivíduo resiliente pode ser comparado a um super-herói, conheça suas principais características e veja que essa habilidade é totalmente humana e possível de ser desenvolvida.

1 – Reconhece sua capacidade para lidar com problemas

A força da pessoa resiliente vem principalmente do fato de ela se conhecer profundamente e ter consciência sobre a própria capacidade de enfrentar os problemas. Afinal de contas, a confiança é algo que precisa de conhecimento para ser construída, o que vale tanto em relação a terceiros quanto nós mesmos. Então, sabendo que é capaz, ela segue em frente com coragem e determinação.

2 – Procura estar cercada de pessoas também resilientes

PSC

O ser humano é altamente influenciado pelo seu meio, o que não significa que não tenha personalidade, pois é natural que certas atitudes dos indivíduos com os quais se convive com maior frequência seja absorvido. A pessoa resiliente, ciente do poder da influência, procura estar cercada de outras pessoas igualmente resilientes, a fim de se inspirar e aprender através das atitudes que presencia no dia a dia.

3 – Está sempre conectada ao seu eu interior

Para se sentir segura em meio a problemas e situações estressantes, a pessoa resiliente está sempre conectada com seu eu interior. Assim, toma atitudes baseadas em seus valores e objetivos, o que dá a ela mais segurança para agir, certa de que optou pelo melhor caminho considerando o que deseja realizar e o cenário no qual está inserida.

4 – Aceita as coisas que não pode mudar

Resiliência também tem a ver com aceitar as coisas que não estão ao seu alcance mudar e evitar que elas te desestabilizem. Nesse sentido, a pessoa resiliente consegue identificar quais são as batalhas que realmente valem à pena daquelas que servirão apenas para que desperdice seu tempo e suas energias.

5 – Age em vez de reclamar

Quando um indivíduo que se vê em meio a um problema se lamenta e reclama da situação, está deixando de focar no que realmente importa, que é buscar soluções. Dessa maneira, ser resiliente envolve direcionar o foco para a ação. Lembrando que uma pessoa que age assim não é uma máquina e também possui sentimentos, porém, consegue agir racionalmente sem deixar que as emoções ofusquem sua visão.

6 – Enxerga oportunidade em meio aos problemas

A visão apurada da pessoa resiliente permite que ela identifique grandes oportunidades de desenvolvimento em meio aos problemas. E esse não é nenhum super poder, pois basta que elimine a reclamação de sua vida para que consiga olhar além. Os momentos de crise muitas vezes se mostram como chances de recomeço.

7 – Possui um propósito que guia suas ações

Outra característica de grande relevância no comportamento da pessoa resiliente é que ela tem um propósito que guia as suas ações, que é uma das suas maiores fontes de motivação. Quando se vê em meio a uma situação problemática no trabalho, por exemplo, se sente estimulada a resolver aquilo da melhor maneira porque tem uma razão maior para que se dedique à carreira.

10 Dicas para se tornar resiliente no trabalho e na vida pessoal

Assim como tantas outras habilidades, a resiliência pode ser desenvolvida. Ao colocar os 10 passos a seguir em prática, você irá se tornar uma pessoa cada vez mais resiliente e capaz de lidar com problemas sem que eles te desestabilizem emocionalmente, confira!

1 – Exercite sua flexibilidade emocional

Assim como o corpo precisa se exercitar para adquirir flexibilidade, o mesmo precisa ser feito em relação à mente e às emoções. Se você é uma pessoa apegada ao tradicional e avessa a mudanças, é importante que vá se tornando flexível aos poucos. Dê uma chance para coisas novas, buscando maneiras diferentes de realizar suas tarefas do dia a dia, isso irá abrir a sua mente para outras possibilidades.

2 – Encontre lições em meio aos problemas

Você pode tirar pelo menos uma lição de todas as experiências que vive, até mesmo das mais delicadas. Esse exercício de parar para refletir sobre o que acontece, a fim de encontrar algo a aprender, é poderoso e permite que adote uma visão diferente dos problemas. Assim, eles deixarão de ser assustadores para serem vistos como situações naturais que fazem parte da vida e que são capazes de promover seu crescimento.

3 – Tome uma atitude em vez de se lamentar

Para reclamar sobre algo é preciso parar o que está fazendo e direcionar sua atenção para alimentar algo que está te incomodando, uma atitude que é, no mínimo, incoerente. Dessa maneira, em vez de se lamentar e se perguntar o motivo por isso ter acontecido contigo, escolha tomar uma atitude que realmente faça a diferente e te ajude a solucionar o que está gerando incômodo.

4 – Adote medidas para liberar suas tensões

Como disse anteriormente, um indivíduo resiliente não é um super-herói e sim um ser humano que sabe lidar com suas emoções de maneira equilibrada, sem permitir que elas o controlem. Porém, para que isso seja possível, é necessário que adote medidas para liberar suas tensões e manter o seu equilíbrio emocional, como, por exemplo: escrever e falar sobre o que está sentindo, meditar e outras ações de autocuidado.

5 – Encontre um propósito para sua vida

Se ainda não encontrou o seu propósito, aproveite este momento de transformação para refletir a respeito disso. Pense nas coisas que considera mais importantes em sua vida e no que deseja realizar daqui para frente. Assim, passará a agir considerando realmente o que quer, o que evitará que desanime ou se perca no meio do caminho.

6 – Adote hábitos saudáveis

Resiliência tem a ver com força, equilíbrio, o que por sua vez tem uma forte ligação com a saúde física e emocional. Assim sendo, é fundamental que adote hábitos de vida mais saudáveis, o que inclui uma alimentação equilibrada, a prática de atividades físicas, tirar um tempo para cuidar de si e fazer coisas que te deixem feliz, tudo isso irá te fortalecer e te tornar uma pessoa mais resiliente.

7 – Se conheça e acredite em si

Para ter resiliência e, assim como uma barra de metal, não ter sua estrutura alterada ao passar por alguma situação de tensão, é importante que conheça a sua força. Embora pareça óbvio que uma pessoa conheça a si mesma, a verdade é que muitos não sabem verdadeiramente quem são. Se esse é o seu caso, comece a tirar alguns minutos do seu dia para refletir sobre si, sua essência, seus valores e objetivos, isso permitirá que reconheça o seu potencial e confie no seu poder de realização.

8 – Mantenha o senso de humor

Sabe aquele amigo divertido que chega e logo deixa o ambiente mais leve? Inspire-se nele para aprender a manter o senso de humor mesmo em situações mais críticas. É claro que não é para sair fazendo piada de tudo e todos e sim tentar adquirir uma visão menos fatalista das coisas. Rir de si mesmo é ótimo para aliviar o estresse e, consequentemente, manter a calma para encontrar soluções eficazes para sanar os problemas que surgirem pelo caminho.

9 – Adote uma visão otimista sobre a vida

A vida é o que é e cabe a cada um decidir como irá enxergá-la, se é de maneira otimista ou pessimista. Quando você escolhe a primeira opção, consegue ver além, valorizar cada pequena coisa que contribui para sua felicidade e ser grato. Mesmo que não pareça, isso irá te fortalecer e contribuir para que se torne uma pessoa cada vez mais resiliente e pronta para enfrentar qualquer desafio.

10 – Cerque-se de pessoas positivas

A última dica para se tornar resiliente envolve valorizar os seus relacionamentos e se cercar de pessoas fortes e positivas. Além de poder se inspirar no comportamento delas, o fato de saber que existe uma rede de pessoas que te apoiam e que te desejam o melhor, será altamente reconfortante e irá te proporcionar ainda mais força.

Como falar sobre resiliência em uma entrevista de emprego?

Por se tratar de um tema que está bastante em alta, pode acontecer de o recrutador fazer perguntas sobre o nível de resiliência dos candidatos em entrevistas de emprego. É claro que, nessa situação, é fundamental falar a verdade, contudo, se preparar irá permitir que responda o questionamento de forma mais satisfatória e aumente suas chances de conquistar a vaga.

Muitas vezes, o entrevistador não diz claramente que está falando sobre resiliência. Porém, quando pergunta sobre experiências passadas em que precisou enfrentar problemas, seja por ter perdido um prazo, não ter alcançado o resultado esperado em um projeto, desavenças com colegas ou ter recebido um feedback ruim, é exatamente a essa habilidade que está se referindo.

Uma maneira interessante de se preparar é buscar responder esse tipo de questionamento de acordo com o método STAR, que significa: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Seguindo a ordem, em primeiro lugar irá contar a situação, em seguida descrever o que precisava ser feito, o que você fez e, por fim, quais foram os resultados. Apenas tome cuidado para não se prolongar demais, encontre o equilíbrio para dar uma resposta completa sem tomar demais o tempo do recrutador.

5 Frases sobre resiliência para refletir

Para finalizar este guia sobre resiliência, deixo você com algumas citações que tratam o assunto de forma bastante inspiradora, confira!

1 – “O carvalho, ao lutar contra o vento é quebrado, já o salgueiro, flexível e resiliente, consegue voltar à sua forma inicial depois que a tempestade passa.”

2 – “Resiliência é aceitar sua nova realidade, mesmo que não seja tão boa quanto a anterior. Você pode tentar lutar contra isso, apenas se lamentar pelo que perdeu ou pode aceitar e fazer o que puder para tornar a experiência o mais positiva possível.”

3 – “Resiliência é muito diferente de ilusão, significa que você vive, sente, falha, machuca, cai, e mesmo assim continua.”

4 – “Ser resiliente é saber que você é o único que tem o poder e a responsabilidade de se recompor.”

5 – “Somente pessoas fortes sabem como organizar seu sofrimento, de modo a suportar apenas a dor mais necessária.”

Espero que este conteúdo te inspire a desenvolver a resiliência e aplicá-la em todas as áreas da sua vida. Os resultados dessa mudança de mindset certamente irão te proporcionar grandes benefícios. Aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e inspirar mais pessoas a se tornarem resilientes!

 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Resili%C3%AAncia

https://www.psychologytoday.com/us/blog/design-your-path/201305/10-traits-emotionally-resilient-people

https://www.youthemployment.org.uk/young-prof-article/talk-resilience-interview/

https://home.hellodriven.com/50-resilience-quotes.html

 

Copyright:  456125809 – https://www.shutterstock.com/pt/g/eelnosiva