Muitas pessoas querem ter um negócio próprio, mas não entendem ao certo porque estudar empreendedorismo é tão importante. De fato, uma parte dos empreendedores brasileiros inicia suas empreitadas apenas com muita vontade e sem nenhum conhecimento real do que seja administrar uma empresa por menor que seja.

Esta falta de conhecimento tanto teórico como prático no que tange o empreendedorismo é um dos fatores que levam muitos negócios a fecharem suas portas antes mesmo de completar cinco anos de vida. Acredito que isso poderia ser evitado se os empreendedores de maneira geral também dedicassem parte de seu tempo a estudar os melhores caminhos, métodos e ações para promover suas ideias e realizar seus sonhos.

Quem se prepara e agrega conhecimentos sobre o mercado e tudo que se relaciona com empreendimento, com certeza, está um passo a frente de seus concorrentes; que também estão iniciando seus projetos. Existe uma ilusão muito comum em achar que tocar uma empresa é simples, pode até ser em determinado momento, mas isso requer maturidade e organização, no início é preciso dedicação total e ralar duro para mantê-la firme e fazê-la crescer.

Seja perito no planejamento e desenvolvimento de novos projetos!
Clique aqui e descubra como se tornar um líder extraordinário!

Importância do empreendedorismo

Antes de nos aprofundarmos nas razões que fazem com que seja tão importante estudar o empreendedorismo, vamos entender um pouquinho mais da importância do conceito em si. Não é de hoje que o empreendedorismo tem assumido um papel de cada vez mais destaque.

Ele contribui, efetivamente e na prática, para o desenvolvimento socioeconômico da região e do país.  Para se ter uma ideia da dimensão que o empreendedorismo representa para o país, aproximadamente 52 milhões de pessoas possuem um negócio próprio, segundo estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno porte. Já quando falamos de números ligados a desempenho, essa locomotiva de empreendedores é responsável por uma parcela de aproximadamente 30% do PIB – Produto Interno Bruto.

PSC

O empreendedorismo ainda contribui para:

  • Geração de emprego no país;
  • Movimentação da Economia local e do país também;
  • Ajuda a solucionar problemas presentes na sociedade através da promoção de criatividade e desenvolvimento;
  • Gera concorrência e, com isso, estimula a competitividade, bem como o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos;

Mas é claro que ser empreendedor não é uma tarefa nada fácil, não basta apenas ter uma ideia, desejar ter um negócio próprio e, de uma hora para outra, começar a empreender.

Isso se torna ainda mais evidente em períodos de crise. No cenário atual de COVID-19, por exemplo, mais de 700 mil empresas fecharam do início da pandemia até o mês de julho.

Deste modo, separei uma lista com 13 razões que vão evidenciar toda a importância que existe em estudar com afinco o empreendedorismo. Confira agora mesmo.

13 Razões Para Você Entender Porque Estudar Empreendedorismo

1. Desenvolvimento do Empreendedor

Por mais boa vontade que você tenha apenas isso não é o suficiente para o seu negócio dar certo. Por isso, estudar o mercado, planejar a empresa, fazer cursos e workshops específicos, ir a palestras e conversar com empresários mais experientes; faz toda diferença, pois potencializa o desenvolvimento prático do empreendedor, amplia sua visão e aumenta suas chances de ser bem-sucedido em suas ações.

2. Atualização

As mudanças são constantes em todos os mercados e estar atento a elas é essencial. Ao estudar as tendências de mercado, evoluções tecnológicas, conhecer novos tipos de matérias–primas, novos fornecedores, possíveis nichos de clientes e formas mais efetivas de gerenciamento da empresa. Assim, além de atualizado, você também pode fazer um empreendedorismo focado em inovação e sair na frente dos seus concorrentes que não fazem o mesmo.

3. Evitar a Estagnação 

Um negócio de sucesso é aquele que além de antenado, tem metas e objetivos claros e que está em constante movimento. Assim, a cada período de tempo ele pode avançar um pouco mais, expandir sua atuação e evitar a estagnação. Como fazer isso? Estudando, investindo em capacitação para seus colaboradores, preparando bem seus líderes, criando uma cultura organizacional diferenciada que estimule o crescimento contínuo.

4. Construir sua Rede

Todo início de empreendimento é muito difícil. O processo é demorado, desgastante e, muitas vezes, não frutífero, especialmente se você está sozinho. A construção de rede abre uma nova perspectiva para entender a função de uma indústria e as conexões para que você possa buscar seus próprios leads ou criar seu próprio nicho em um setor.

5. Para conhecer mais do que irá fazer

Paixão por um projeto significa muito pouco se você não souber como usá-lo. É importante conhecer mais sobre o empreendedorismo porque todas as decisões tomadas no ponto zero afetam o resultado final. Não vamos descobrir que precisamos desses conhecimentos ao longo do nosso empreendimento, vamos fazer isso logo no início. Seria um desperdício de tempo e dinheiro não explicar e compreender as bases.

6. Adquirir prática

Não é apenas provável, mas também importante cometer erros ao iniciar sua própria empresa. Crescimento, progressão e, finalmente, o sucesso vêm de aprender o que funciona e o que não funciona. No entanto, as aulas de empreendedorismo, até mesmo os cursos introdutórios, podem lhe dar um conhecimento básico do que esperar.

7. Ajuda a encontrar suas paixões

Muitas pessoas tem a ideia de que querem ser empreendedoras e acha que só isso é suficiente. É preciso que, para que as pessoas que têm até mesmo um pressentimento, tenham alguma exposição ao campo, experimentá-lo. Esse é o grande motivo para se aprender muito sobre empreendedorismo. Você pode fazer muito com isso mas pode também descobrir que isso não é para você. Para algumas pessoas, o empreendedorismo é onde eles prosperam.  Acham muito divertido criar coisas novas, ter uma ideia e criar uma equipe em torno dela, levantar capital, lançar um produto, explorar novos mercados e produtos.

8. Diversifica seu conjunto de habilidades 

Para quem já é um empreendedor, aprender e conhecer mais sobre empreendedorismo é diversificar seu conjunto de habilidades. É poder implementar os conhecimentos na própria empresa. Mesmo que você decida que administrar sua própria empresa ou trabalhar em uma startup não é para você, as habilidades, técnicas e conexões feitas serão benéficas independentemente. Se você administra uma loja de varejo, desenvolve tecnologia ou administra algum tipo de negócio, usa habilidades de negócios. Para conduzir qualquer segmento você precisa de habilidades de negócios.

9. Criação de novos negócios

As ofertas inovadoras dos empreendedores, sob a forma de novos bens e serviços, resultam em novos empregos, que podem produzir um efeito cascata ou círculo virtuoso na economia. O estímulo de negócios ou setores relacionados que apoiam o novo empreendimento aumenta o desenvolvimento econômico. Empresas de setores associados, como operações de call center, empresas de manutenção de rede e provedores de hardware, floresceram. Os institutos de educação e treinamento criaram uma nova classe de trabalhadores de TI que oferecem empregos melhores e com altos salários. Organizações de desenvolvimento de infra-estrutura e até mesmo empresas imobiliárias capitalizaram esse crescimento à medida que os trabalhadores migravam para núcleos de empregos que buscavam novas vidas melhoradas.

10. Contribuição para o rendimento nacional

Empreendimentos empreendedores literalmente geram novas riquezas. As empresas existentes podem permanecer confinadas ao escopo dos mercados existentes e podem atingir o teto de vidro em termos de renda. Ofertas e produtos novos ou aprimorados, produtos ou tecnologias de empreendedores permitem que novos mercados sejam desenvolvidos e que novas riquezas sejam criadas. Além disso, o efeito cascata do aumento do emprego e dos rendimentos mais altos contribui para uma melhor renda nacional, na forma de maiores receitas fiscais e maiores gastos do governo. Essa receita pode ser usada pelo governo para investir em outros setores em dificuldades e em capital humano.

11. Mudança social

Através de suas ofertas exclusivas de novos bens e serviços, os empreendedores se afastam da tradição e indiretamente apoiam a liberdade, reduzindo a dependência de sistemas e tecnologias obsoletos. No geral, isso resulta em melhor qualidade de vida, maior moral e liberdade econômica.

12. Desenvolvimento comunitário

Empreendedores investem em projetos comunitários e fornecem apoio financeiro a instituições de caridade locais. Isso permite um maior desenvolvimento além de seus próprios empreendimentos. Alguns empresários famosos, como Bill Gates, usaram seu dinheiro para financiar boas causas, da educação à saúde pública. As qualidades que fazem de um empreendedor são as mesmas qualidades que motivam os empreendedores a seguir adiante.

13. O outro lado dos empreendedores

Será que existem desvantagens em cultivar empreendedores? Existe um limite máximo para o número de empreendedores que uma sociedade pode ter? Altos níveis de auto emprego mostraram-se ineficientes para o desenvolvimento econômico. Pesquisas revelam que pode haver grandes impactos negativos no crescimento da economia de um país por causa do trabalho autônomo. Pode haver verdade no velho ditado: “muitos chefs e falta de cozinheiro pode estragar o prato” 

Agora que você já conhece treze bons motivos para estudar empreendedorismo, não perca tempo. Antes, durante e quando seu negócio já estiver no auge; continue estudando, evoluindo, buscando novas referências e conhecimentos que agreguem valor aos seus produtos e serviços e ajudem a potencializar cada vez mais o sucesso de sua empresa. Estude e cresça!

Copyright:  ChickenStock Images/Shutterstock26