A proatividade é uma qualidade comum às pessoas que antecipam necessidades em vez de esperarem para agir apenas quando recebem ordens. É um tipo de comportamento bastante apreciado pelas empresas e que demonstra o engajamento e interesse do colaborador. Considerando essa rápida explicação, responda: em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera proativo? Continue acompanhando e descubra o poder desse conceito e sua relevância para construir uma carreira de sucesso.

Entenda o que é ser proativo

Stephen Covey, autor do best-seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, definiu a proatividade da seguinte forma: ele começa por citar a palavra “responsabilidade”, que é formada por “responsa” (de resposta) e “bilidade” (de habilidade), ou seja, capacidade de escolher sua resposta. Para Covey, as pessoas altamente proativas são aquelas que reconhecem essa responsabilidade, não culpam as circunstâncias por suas atitudes e têm um comportamento baseado em sua própria consciência.

Para ser proativo é preciso assumir as responsabilidades sobre a sua vida e as suas ações, em vez de simplesmente esperar que as coisas aconteçam. As pessoas proativas se diferenciam das reativas porque consideram as variáveis de uma situação, refletem, identificam as possíveis consequências e, assim, tomam decisões antecipadas. Já as reativas precisam que algo aconteça para que tomem atitudes, geralmente motivadas por emoções.

Observe um exemplo bastante simples que diferencia a proatividade de reatividade: um copo com água está na beira da pia. A pessoa proativa vê aquilo, antecipa que pode cair e o retira. Já a reativa, mesmo que veja a cena, logo pensa que não foi ela que deixou aquele copo ali, então deixa para agir apenas quando o objeto cai no chão, quebra e derruba todo o líquido na cozinha.

Qual dessas pessoas escolheria para ter na sua equipe de funcionários? O proativo, que antecipa problemas, buscar novas soluções e dá o melhor de si em tudo o que faz ou o reativo, que se preocupa em resolver problemas apenas quando eles aparecem, não gosta de mudanças e faz tudo com o mínimo esforço? Sem dúvida alguma, toda empresa deseja ter colaboradores proativos, interessados e que se dedicam, o que faz com que os indivíduos reativos percam cada vez mais espaço e oportunidades.

A proatividade é fundamental para as pessoas que querem se sobressair e caminhar rumo a conquistas extraordinárias.

7 Dicas para ser proativo no trabalho e na vida

PSC

Além de ser uma característica bastante importante para o trabalho, a proatividade é muito positiva para a vida pessoal. Indivíduos que antecipam necessidades, agem e fazem a diferença são companhias bastante valorizadas em qualquer ambiente. Confira, a seguir, dicas para se tornar uma pessoa mais proativa.

1 – Pense para frente

Em um carro, o retrovisor é menor do que o para-brisas porque, embora o que ficou para trás seja relevante, é o que vem à frente que mais importa. Sendo assim, procure considerar o passado para tomar decisões com assertividade e pesar as consequências, mas sempre olhando para o futuro, porque é assim que conseguirá antecipar necessidades e agir.

2 – Assuma a responsabilidade pelo seu sucesso

Lembre-se sempre da diferença entre uma pessoa proativa e reativa e fuja da reatividade. Assuma a responsabilidade por suas ações, reconheça que está em suas mãos construir uma trajetória de sucesso. Isso dará a você poder para alcançar os seus objetivos e evitará que desperdice o seu tempo esperando que as coisas aconteçam sem que tenha que realizar qualquer esforço.

3 – Observe o cenário de modo abrangente

Ainda citando o exemplo do copo à beira da pia, busque sempre enxergar o cenário de modo mais abrangente, olhando além. Não se trata apenas de um copo com água sobre uma pia e sim de um objeto que tem grandes chances de cair, quebrar e, até mesmo, machucar uma pessoa. Essa antecipação do futuro faz toda a diferença para evitar problemas e, também, buscar soluções, o que será extremamente vantajoso para a sua vida como um todo.

4 – Concentre-se nas coisas que pode controlar

Ser proativo dá a você um grande poder de ação e escolhas, contudo, é importante que saiba que, ainda assim, existirão coisas que estarão fora do seu controle, o que é completamente normal. Saber diferenciar o que pode ou não controlar permitirá que utilize suas energias com inteligência e evite desperdiçar o seu tempo com coisas que não pode interferir.

5 – Saiba priorizar o que é mais importante

Um detalhe de grande importância dentro de uma atitude proativa diz respeito à priorização. Afinal de contas, é humanamente impossível dar conta de tudo ao mesmo tempo, por isso, é preciso saber ordenar as demandas de acordo com a importância e urgência, além de descartar aquelas que não forem agregar e não estiverem alinhadas com os seus objetivos.

6 – Reflita sobre as possibilidades

A todo o momento, temos opções de caminhos a seguir, existem situações que são mais corriqueiras e que não demandam grandes esforços de raciocínio, já outras requerem mais cuidado. Nesse segundo caso, é importante que reflita sobre as possibilidades e suas possíveis consequências, assim, através do seu senso crítico e experiências passadas conseguirá fazer boas escolhas. Apenas tome cuidado para não desperdiçar tempo pensando demais, pense o suficiente e, em seguida, parta para a ação.

7 – Tome a iniciativa e aja

Evite se manter inerte esperando que as coisas aconteçam, mantenha-se atento ao mundo ao seu redor e intervenha sempre que perceber que uma ação sua pode ajudar. É claro que existem momentos em que é importante ter mais cuidado, como quando se trata de algo que envolve detalhes pessoais de terceiros, nesses casos, é preciso considerar se possuem intimidade e se a sua atitude não será vista como uma intromissão. A sua intuição e seu bom senso serão bons conselheiros nessas situações.

A melhor maneira de não perder a esperança sobre qualquer coisa que seja é se levantar e fazer alguma coisa. Não espere que coisas boas aconteçam a você, levante-se e busque-as. Assim, irá criar sua própria esperança e poderá compartilhá-la com o mundo.

Viu como ser proativo é importante? Certamente, é o tipo de comportamento que precisamos para construir um mundo melhor para todos. Aproveite para passar essa ideia adiante, compartilhando o artigo em suas redes sociais!