Entenda o Que é ser Reativo e as Principais Características deste Perfil

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de undefined de 2017
Profissional sem atitude mostrando  o que é ser reativo no trabalho

Narufoto/Shutterstock Um profissional que só toma atitude quando é cobrado é um exemplo do que é ser reativo no trabalho

Você sabe o que é ser reativo? Bem, atualmente muito se fala em proatividade, na necessidade do profissional ser proativo, entretanto na contramão disso existe o perfil reativo, bem diferente do colaborador que tem visão sistêmica, não espera ordens para fazer acontecer, pois se antecipa aos problemas e sempre busca uma solução para resolvê-los ou mesmo evitá-los.

Já o profissional reativo é aquele que espera algo acontecer para fazer alguma coisa a respeito depois, ou seja, tomar uma atitude por conta própria não é o seu forte. Esta falta de proatividade é uma característica que podemos considerar negativa, pois não representa que ele respeita a hierarquia, mas sim que precisa de permissão ou de uma ordem direta de seu gestor para agir.

No dia a dia de uma empresa, os funcionários precisam ser ágeis, pois nem sempre seu líder está por perto exatamente na hora em que algo acontece. Portanto, ser proativo é um atributo que deve estar sempre presente, uma vez que muitas vezes a rapidez de raciocínio e velocidade para aplicar uma solução faz toda diferença para que um problema não se torne um desafio maior.

Exemplos de Características que Mostram o Que é Ser Reativo

  • Falta de proatividade para se antecipar e resolver os problemas;
  • O funcionário reativo só age depois que o problema está instaurado;
  • Necessidade de sempre ser demandado por seu superior;
  • Falta de iniciativa para agilizar os processos e eliminar os gaps;
  • Ausência de visão sistêmica e limitação do campo de ação;
  • Dificuldades em tomar decisões rápidas e assertivas.

Estas são características que mostram o que é ser reativo e como ter este perfil pode realmente ser uma ameaça ao sucesso do profissional. Digo isso porque as empresas esperam cada vez mais de seus colaboradores e, isto inclui, é claro, entre as muitas competências individuais, o fator proatividade.

Tenha Proatividade e Seja Mais Dinâmico

Portanto, todos: dos líderes aos funcionários de maior ou menor hierarquia, é essencial que toda equipe tenha e mostre sempre esta veia proativa em seu trabalho diário. Para desenvolver esta habilidade, é essencial estar aberto a colaborar com as melhorias contínuas, a observar o ambiente de trabalho de forma mais sistêmica, vendo onde a organização pode melhorar, onde existem novas oportunidades de crescimento e também identificando os possíveis focos de problemas que o negócio pode ter caso não se antecipe e faça algo a respeito.

Seja mais proativo, busque desenvolver-se neste sentido e aumente suas chances de conquistar resultados extraordinários não apenas para sua empresa, mas especialmente em sua carreira. Para isso, deixe de ser reativo; acomodado ou mesmo passivo em relação ao que acontece à sua volta. Em resumo – coloque a proatividade em sua vida. Acredite: em todos os setores e, não apenas no profissional, isso será o upgrade que precisa para conquistar cada vez mais e se destacar no mercado e pessoalmente também.

 

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