reativo-o-que-e

Entenda o Que é ser Reativo e as Principais Características deste Perfil

Por: Equipe JRM | Blog | 06 de maio de 2020

O ambiente empresarial, com o passar dos anos, sofreu diversas transformações, que levaram seus principais atores a também modificarem comportamentos e atitudes, a fim de se adaptarem às novas realidades que foram se configurando, conforme o tempo ia passando. 

Muitas competências e habilidades precisaram ser aprimoradas e até mesmo desenvolvidas, para que, dessa maneira, fosse possível acompanhar tais transformações e se destacar no mercado, trabalhando, assim, para a construção de uma carreira verdadeiramente consolidada. 

Dentro de todo este processo de mudança, o profissional precisou sair do perfil reativo, que era o que se encontrava e estava acostumado, e adotar uma postura cada vez mais proativa, em que tomava a frente de seu trabalho, sem esperar por ordens superiores ou aprovação para agir.

Mas você sabe o que é ser reativo e qual a relação deste perfil com a proatividade? No artigo de hoje vamos analisar este tipo de pessoa e profissional, conhecendo principalmente as características que o definem. 

Convido você a me acompanhar nesta leitura e conferir!

O que é ser reativo?

Você sabe o que é ser reativo? Bem, atualmente muito se fala em proatividade, na necessidade do profissional desenvolver esta habilidade. Entretanto na contramão disso existe o perfil reativo, que se difere bastante do colaborador que tem visão sistêmica, que não espera ordens para fazer acontecer, pois se antecipa aos problemas e sempre busca uma solução para resolvê-los ou mesmo evitá-los.

Já o profissional reativo é aquele que espera algo acontecer para fazer alguma coisa a respeito depois, ou seja, tomar uma atitude por conta própria não é o seu forte. Esta falta de proatividade é uma característica que podemos considerar um tanto quanto negativa, pois não representa que o indivíduo respeita a hierarquia, mas sim que espera a permissão ou até mesmo uma ordem direta de seu gestor para agir.

No dia a dia de uma empresa, os funcionários precisam ser ágeis, pois nem sempre seu líder estará por perto para ajudar na resolução de alguma questão. Portanto, ser proativo é um atributo que deve estar sempre presente, uma vez que muitas vezes a rapidez de raciocínio e velocidade para aplicar uma solução faz toda diferença para que um problema não se torne um desafio maior.

Características que mostram o que é ser reativo

  • Falta de proatividade, para se antecipar e resolver os problemas;
  • Age somente depois que o problema está instaurado;
  • Tem a necessidade de sempre ser demandado por seu superior;
  • Falta de iniciativa para agilizar os processos e eliminar os gaps;
  • Ausência de visão sistêmica e limitação do campo de ação;
  • Dificuldades em tomar decisões rápidas e assertivas;
  • Só enxergam dificuldades diante dos problemas;
  • Terceirizam a responsabilidade;
  • Não possuem capacidade de autocrítica;
  • São pessimistas por natureza, o que não as deixa enxergar oportunidades nas situações;
  • Tem dificuldade de pensar “fora da caixa”.

Estas são as principais características que mostram o que é ser reativo e como ter este perfil pode realmente ser uma ameaça ao sucesso do profissional. Digo isso porque as empresas esperam cada vez mais de seus colaboradores e, isto inclui, é claro, entre as muitas competências individuais, o fator proatividade.

Você é feliz?

Desenvolva a proatividade e alcance resultados extraordinários em sua vida!

Portanto, todos: dos líderes aos colaboradores de maior ou menor hierarquia, é essencial que toda equipe tenha e mostre sempre esta veia proativa em seu trabalho diário. Para desenvolver esta habilidade, é essencial estar aberto a colaborar com as melhorias contínuas, a observar o ambiente de trabalho de forma mais sistêmica, vendo onde a organização pode melhorar, onde existem novas oportunidades de crescimento e também identificando os possíveis focos de problemas que o negócio pode ter, caso não se antecipe e faça algo a respeito.

Além destas mudanças existem diversas outras que você pode incorporar, aos poucos, em seu comportamento, para que, dessa forma, você deixe realmente e verdadeiramente para trás o perfil reativo que existia em você. Veja como fazer isso:

Seja uma pessoa de iniciativa

O primeiro passo para se transformar em uma pessoa cada vez mais proativa é desenvolver a capacidade de tomar a iniciativa dentro das situações, sem ficar esperando por ordens superiores ou que as demandas simplesmente apareçam para serem executadas. 

É preciso tomar a frente, realizando as tarefas com excelência e pensando sempre a frente, pois é dessa maneira que se evita que os problemas surjam e seja necessário perder tempo lidando com eles no futuro. 

Mantenha o foco no positivo

Como eu disse, as pessoas reativas, quando se veem diante de um problema, enxergam aquilo como se fosse o verdadeiro fim do mundo. Este é outro padrão e outra crença que precisam mudar com urgência, para que dessa forma seja possível ter melhores resultados no dia a dia. 

Assim, quando você estiver frente a frente com um desafio, procure apurar o seu olhar e procurar pelas soluções existentes para superá-lo. Ao adotar esta nova postura, pouco a pouco você vai observar que ficará cada vez mais fácil, rápido e prático lidar com os problemas que aparecem no caminho, sejam eles de âmbito pessoal ou profissional. 

Pense de forma criativa e inovadora

As pessoas proativas se destacam não só porque sabem se antecipar aos problemas, mas também por apresentarem sempre sugestões de melhorias para os processos, que são verdadeiramente criativas e inovadoras. 

Dessa forma, a minha dica é que você desperte em si o pensamento inovador e o olhar criativo dentro das situações que vivenciar em seu dia a dia. Procure realizar suas atividades de uma maneira diferente, encontrar novos caminhos para fazer coisas que sempre fazer igual, mudar comportamentos e atitudes consideradas como padrões em sua personalidade, entre outros passos, que vão contribuir para que você comece a colocar em prática a criatividade e inovação em sua vida. 

Com o tempo, você vai observar como estará pensando sempre a frente e se transformando em uma pessoa cada vez mais ousada, que vai além constantemente. 

Aprimore-se continuamente

É importante que você entenda que o seu caminho para o autodesenvolvimento está apenas começando. Isso quer dizer que, a partir de agora, ou seja, que você está se transformando em uma pessoa proativa, é hora de continuar investindo no aprimoramento de suas habilidades e competências, pois isso é o que vai levá-lo a conquistar cada vez mais em sua carreira e também na vida pessoal. 

Por isso, nada de voltar ao antigo padrão de estagnação. É hora de continuar ousando ir além, para que o alcance de resultados extraordinários seja verdadeiramente consistente. 

Seja mais proativo, busque desenvolver-se neste sentido e aumente suas chances de conquistar resultados extraordinários, não apenas em sua empresa, mas especialmente em sua carreira. Para isso, é essencial que você deixe para trás os comportamentos e hábitos reativos, em relação ao que acontece à sua volta. Em resumo – coloque a proatividade em sua vida. Acredite: em todos os setores, não apenas no profissional, este será o upgrade que você precisa para conquistar cada vez mais e se destacar no mercado e também na vida pessoal.

Ser de Luz, o que você achou deste conteúdo? Ele te ajudou a identificar alguma característica ou comportamento que precisa ser modificado? Deixe nos comentários a sua resposta e lembre-se sempre de contribuir com as pessoas ao seu redor, compartilhando elas os conteúdos que você lê aqui em meu blog!

Copyright: https://www.shutterstock.com/pt/home

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: