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3 Dicas de como Aumentar o Senso de Responsabilidade no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Ativadores Mentais | 04 de outubro de 2018

Uma das coisas que atestam a nossa chegada à vida adulta são as responsabilidades que assumimos. Em todos os campos da vida, a responsabilidade se faz presente. No trabalho e na vida, ter senso de responsabilidade verdadeiramente é fundamental para entendermos nosso papel no mundo e cumprirmos com excelência nossa missão pessoal e profissional. Mas, porque é tão importante ter esse senso de responsabilidade no trabalho? É sobre isso que quero conversar com você neste artigo, querida pessoa!

A importância do senso de responsabilidade no trabalho

Compreender a importância do senso de responsabilidade para o ambiente de trabalho é fundamental para que os colaboradores reconheçam que fazem parte da sua empresa. É o sentimento de pertencimento que faz com que eles fiquem realmente motivados e engajados a dar o seu melhor pelo alcance efetivo dos resultados.

Quando a pessoa não tem senso de responsabilidade ela simplesmente vai para o emprego para cumprir tabela, ou seja, faz apenas o que é definido para suas funções, bate seu ponto e vai embora. Por outro lado, quando o funcionário tem um compromisso e se enxerga como um agente de mudanças e transformações, ele dá o seu melhor e não mede esforços para ajudar sua empresa a crescer.

Um exemplo simples deste bom senso, que está diretamente ligado ao sentimento de dono, é desligar uma lâmpada quando se é o último a sair do ambiente. Quando se tem responsabilidade o profissional amplia sua visão e cuida da empresa como se ela fosse sua também. Deste modo, nas coisas mais simples às mais complexas ele demonstra certo cuidado em compartilhar suas ideias se em ter ações compatíveis com aquilo que acredita ser o ideal.

O mais interessante é que este senso de responsabilidade pode ser tanto uma característica nata do funcionário, como também desenvolvido por meio de exemplos e estímulos diretos de seus líderes e pares. Olhe então ao seu redor e tente perceber quais são os comportamentos condizentes com isso.

Dicas para Desenvolver Senso de Responsabilidade no Trabalho

Pensando exatamente nisso, vamos conhecer algumas formas de desenvolver esta competência e tornar-se um colaborador mais conectado e responsável por sua empresa. Continue lendo e veja exemplos de competências que você precisa ter.

1 – Desenvolva Visão Sistêmica

Quando nossa visão é reduzida, tendemos a enxergar de forma limitada nosso trabalho, a empresa e a nós mesmos neste ambiente. Porém, quando ampliamos a nossa forma de enxergar nosso trabalho se torna possível ver como ele é importante e também valorizamos nossa participação nos resultados, compreendemos que fazemos realmente parte da organização e que cuidar dela é o mesmo que cuidar de nós mesmos, afinal, se a empresa vai bem, podemos crescer com ela e, quando vai mal, é provável que todos percam.

Visão sistêmica é ver o todo, valorizar seu trabalho, o trabalho do outro e não apenas entregar sua demanda e ponto final. O senso de responsabilidade mostra como todos estão conectados e que todos dependem um do outro para conquistar o sucesso. Pense nisso!

2 – Assuma seu Papel

Você é importante para a empresa, pois se não fosse, outro estaria em seu lugar. Portanto, assuma seu papel e ouse pensar e agir fora da caixa. Reflita de que forma você pode contribuir mais, como pode ampliar sua visão e desempenhar bem suas funções e mostrar que pode mais! Isso começa por ter o senso de apagar a luz no final do dia e vai até a ter ideias para a empresa vender mais e economizar em determinada área. Detalhe, você não precisa nem ser o profissional especializado no assunto, pois, às vezes, sua experiência naquele trabalho diário e sua visão aguçada também lhe dão base para sugerir melhorias importantes. Valorize-se e assuma seu papel!

3 – Dê o seu Melhor!

Faça o que você precisa fazer e sempre um pouco mais, pois somente os profissionais diferenciados conseguem ver o que ninguém vê e ter atitudes compatíveis com alguém que deseja crescer com a empresa e prosperar na carreira. Em primeiro lugar, faça isso por você, afinal, atitudes positivas no trabalho ajudam a construir um “eu” melhor, potencializam bons resultados, ajudam a construir uma boa reputação e a ser um profissional de excelência. Seus resultados e reconhecimento serão o reflexo do seu senso de responsabilidade.

Uma dica extra que deixo aqui para você, querida pessoa: o Coaching pode ser um poderoso aliado neste processo. As ferramentas e técnicas de Coaching contribuem para que os indivíduos conheçam a si mesmo, além de promover melhorias na comunicação e no senso de coletividade. Clique aqui e saiba mais sobre a formação em Coaching oferecida pelo IBC, a única escola com certificação ISO 9001

Viu como é possível desenvolver maior senso de responsabilidade profissional? Como podemos perceber os benefícios são inúmeros e ajudam tanto você como a empresa a crescer de forma extraordinária. Espero que este conteúdo possa contribuir de maneira verdadeiramente poderosa e positiva com o seu crescimento profissional. Agora, me conte: você se vê como um profissional responsável? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.  

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