Friendly,Male,Colleagues,Fist,Bumping,At,Workplace,,Celebrating,Good,Teamwork

Visão Sistêmica – O que é e como desenvolvê-la?

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de fevereiro de 2021

A visão sistêmica é imprescindível para o sucesso de profissionais de qualquer setor, em especial os líderes. No dia a dia de trabalho pode se tornar comum observar e vivenciar apenas o que se passa ao seu redor. Contudo, em médio e longo prazo, isso se torna bastante limitador, levando à tomada de decisões equivocadas.

Cada colaborador é uma peça que ajuda a mover a engrenagem da empresa, logo, ter uma visão do todo é essencial. Continue lendo para entender o que é e como desenvolver uma visão sistêmica.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é Visão Sistêmica?

A visão sistêmica nada mais é do que a capacidade de ver o todo e não apenas o seu entorno. Para que fique claro daremos um exemplo, imagine um gestor que conhece bem seu empreendimento, da linha de produção ao pós-venda. Quando for necessário tomar uma decisão, ele terá uma visão mais ampla de como isso afetará cada setor da organização.

Esse gestor consegue ter a visão dos resultados para cada parte da organização, assim como para o todo. É essencial para os gestores administrar com foco na visão sistêmica, contudo, esse é um tópico relevante também para os colaboradores. Cada funcionário tem uma função dentro da empresa que impacta em algum grau o todo. Essa consciência permite trabalhar de forma mais harmoniosa.

Como desenvolver a visão sistêmica?

O desenvolvimento da visão sistêmica é muito importante, tanto para os líderes quanto para os liderados. No caso de quem lidera, contribui para tomar decisões positivas para todos os setores. Já para os liderados, a visão sistêmica ajuda a compreender a importância da sua função para o todo.

A compreensão de que o seu trabalho impacta no trabalho de outra pessoa faz com que o colaborador tenha mais disciplina. É criada uma consciência coletiva de que cada um deve fazer a sua parte. Olhar em volta sem permanecer focado em si mesmo é bastante positivo. Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar no desenvolvimento da visão sistêmica.

1. Conheça a missão, visão e valores da empresa

Quer desenvolver a visão sistêmica na sua forma de trabalhar? Então dedique parte do seu tempo a entender melhor a missão, a visão e os valores da empresa. Por mais curioso que pareça, há muitos profissionais que não sabem o que a organização para a qual trabalham faz ou por que ela existe.

Você é feliz?

A partir do conhecimento desses itens, fica mais fácil a criação de uma identidade enquanto colaborador da empresa. Reflita sobre porque essa companhia existe e quais necessidades do público consumidor ela atende. Sabendo responder essas duas questões, você tem uma boa visão da identidade do empreendimento.

2. Conheça os setores da empresa

Mesmo as empresas de menor porte apresentam algum tipo de setorização. Para desenvolver a visão sistêmica é ideal conhecer os setores do empreendimento. Observe que cada um tem uma função (que faz parte do todo) e profissionais com cargos diferentes. Se a companhia for muito grande, dificilmente saberá tudo sobre todos os departamentos, mas poderá ter uma boa ideia.

Saber quais os setores que existem e as suas funções é uma forma de compreender a empresa em partes e no todo. Converse com funcionários de outros setores para ter uma noção da realidade do trabalho de cada departamento. Pode ser interessante, inclusive, que a organização desenvolva um organograma para que todos os colaboradores possam visualizar os setores.

3. Entenda seu posicionamento no todo

A base para desenvolver uma visão sistêmica é se posicionar dentro do todo, ou seja, saber onde você está no cenário completo. Cada funcionário é parte do sistema global que faz a empresa produzir e crescer. A compreensão de que se faz parte de um todo contribui para entender a sua importância e, também, amplificar a sua humildade.

Ao mesmo tempo em que o colaborador se vê como uma pequena peça na engrenagem, sabe que é fundamental. Toda peça, independentemente do tamanho que possui, é necessária para fazer a engrenagem funcionar. Qual é o seu setor? Qual é a sua função? Como seu trabalho impacta no trabalho dos seus colegas?

Responder a essas questões é imprescindível para que você compreenda a sua posição dentro do todo. Essa compreensão contribui para potencializar a sua autoestima e autoconfiança. Profissionais satisfeitos com seu trabalho convivem com mais harmonia com os colegas. A visão sistêmica é um ciclo que leva ao crescimento individual e coletivo.

4. Fatores externos

A visão sistêmica é formada pela visão interna e externa da empresa. Isso significa que o profissional deve identificar os impactos causados pelo empreendimento nos públicos externos. Toda companhia causa algum impacto, a ideia é entender quais são esses impactos e a quem se dirigem.

A atuação da companhia no mercado tem alguma relação com o governo? Impacta algum grupo da sociedade? Como é a relação com acionistas e investidores? Quem são os fornecedores? Responder essas questões ajuda a entender como a empresa está situada no mercado e quais são os fatores externos relacionados a ela.

Um empreendimento não se resume apenas ao que ela representa para seus públicos internos. A forma como atende ou cria demandas externas também diz muito sobre ele. Somente se tem uma verdadeira visão sistêmica se há uma compreensão a respeito da imagem da companhia como um todo, interna e externamente.

5. Mantenha-se informado

O segredo para manter a sua visão sistêmica bem desenvolvida é compreender que todos os dias novas informações surgem. O ideal é se manter informado a respeito das novidades do setor da sua organização. Lembre-se que novas leis e regulamentações podem surgir, assim como novos públicos e necessidades.

Contudo, mais do que se manter informado a respeito do ambiente externo é crucial ficar atento ao ambiente interno. Setores crescem ou são extintos, profissionais mudam de cargo, enfim, diversas mudanças acontecem. Quem não se mantém informado acaba se guiando apenas por informações ultrapassadas. A visão sistêmica é um sinônimo de visão atualizada, portanto, olhe para o momento atual da companhia.

Aplique essas dicas na sua forma de trabalhar e desenvolva a sua visão sistêmica! Aproveite para deixar seu comentário sobre o tema abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, passando o conhecimento adiante!

Imagem: Por fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: