Jim Rohn, que foi um grande empreendedor e autor norte americano, tem uma citação que diz muito sobre o tema do artigo de hoje: “Disciplina é a ponte entre as metas e as realizações”. Realmente, apenas o desejo de realizar algo não é suficiente, é preciso fazer o que é necessário, mesmo quando a mente aponta para outro caminho.

Uma pessoa que deseja adquirir hábitos saudáveis para emagrecer, por exemplo, por mais que queira muito conseguir isso, sem disciplina acabará cedendo aos seus impulsos e se afastando cada vez mais do objetivo. É a disciplina que fará com que ela escolha se levantar para praticar uma atividade física em vez de ficar na cama e dormir até mais tarde.

Para saber mais a respeito da importância da disciplina para alcançar o sucesso e conferir dicas para ser mais disciplinado, é só continuar a leitura.

7 Motivos que provam a importância da disciplina

Ter disciplina é fundamental para alcançar o sucesso em todas as áreas da vida, inclusive no âmbito pessoal. Veja, a seguir, alguns motivos que provam essa afirmação.

1 – Fortalece o foco

Quando você pega uma lanterna e mira em um alvo específico ela o ilumina sem se desviar para os lados. Para alcançar objetivos é preciso ter foco e seguir mirando-os até alcançá-los, o que só se torna possível através da disciplina, do fazer o que precisa ser feito, mesmo quando a vontade do momento é outra.

2 – Promove o autocontrole

Quando uma pessoa treina a sua mente para ter disciplina, acaba por fortalecer o seu autocontrole, tornando-se mais resistente aos impulsos. A ideia é sempre pensar que um prazer momentâneo não vale a pena se for afastar você do seu objetivo. Ao adotar isso como um lema, conseguirá se controlar de forma muito mais eficaz.

3 – Gera motivação

PSC

A disciplina cria um ciclo virtuoso na vida de uma pessoa, que funciona da seguinte maneira: ela faz o que precisa ser feito e sente a satisfação do dever cumprido, o que a motiva a repetir a ação, então, os primeiros resultados aparecem, ela se sente ainda mais estimulada e segue até alcançar o seu objetivo.

4 – Ajuda no gerenciamento do tempo

Quando uma pessoa não tem disciplina em seu dia a dia, acaba se deixando levar pela procrastinação, pelo adiamento de tarefas. Agora, quando há disciplina, o tempo é usado com sabedoria e se tem aquela sensação de que o dia rendeu. Isso também é positivo porque permite que sobre tempo para o descanso e o autocuidado.

5 – Otimiza seus esforços

Mais um benefício da disciplina é a possibilidade de ver seus esforços otimizados. Como ela promove a organização, é possível alocar atividades de modo assertivo, facilitando a execução de cada uma delas.

6 – Torna a vida mais significativa

Ao ver que suas ações são direcionadas a um objetivo e possuem um propósito, tudo passará a ter mais significado em sua vida. Um dia de trabalho, de estudo, o fato de ter acordado mais cedo para se exercitar, tudo isso terá um valor mais significativo do que parece para quem olha de fora, porque serão passos dados em direção aos seus objetivos.

7 – Contribui com o equilíbrio emocional

Todos os benefícios citados até aqui contribuem para mais autoestima e menos estresse, o que resulta em equilíbrio emocional, bem-estar e felicidade. Ter disciplina é fazer um esforço em prol da sua vida, da sua saúde e do seu sucesso.

5 Dicas para ter mais disciplina

Depois de saber mais sobre a importância da disciplina, confira algumas dicas que irão te ajudar a ser uma pessoa mais disciplinada em seu dia a dia.

1 – Comece com pequenas ações

Existem pessoas que não conseguem se tornar disciplinadas porque querem começar realizando coisas grandiosas. E a verdade é que nós precisamos começar com pequenas ações para irmos progredindo ao longo do tempo.

Em vez de desejar começar correndo por uma hora, faça por dez ou quinze minutos. Se precisar estudar, inicie com 30 minutos, faça uma pausa, tente mais 30. Como diz o ditado, é devagar que se vai longe, mas, claro, sempre com consistência, sem desistir no meio do caminho.

2 – Enfrente o que te causa desconforto

As tarefas mais trabalhosas são consideradas chatas e é por isso que muitas pessoas as deixam de lado. Contudo, se você deseja alcançar seus objetivos, será preciso dar todos os passos para chegar até eles. Vá em frente e apenas faça, uma de cada vez, aos poucos irá se familiarizar com essas atividades e mudará sua forma de enxergá-las.

3 – Se dedique às tarefas trabalhosas por um período de tempo

Ainda sobre as tarefas consideradas maçantes, um modo interessante de vencê-las é determinando um período de tempo específico para se ocupar apenas delas. Faça um compromisso consigo mesmo de passar os próximo X minutos fazendo apenas isso, sem desviar sua atenção. Ao vencer cada bloco de tempo irá se motivar para continuar até concluir o que precisa.

4 – Elimine as distrações

Para evitar que desvie do seu foco e facilitar o processo de disciplina, procure eliminar as distrações que forem possíveis. Enquanto estiver trabalhando ou estudando, mantenha o celular no modo silencioso, para evitar que as notificações te desconce.

Em se tratando de outros tipos de distração, pense em como pode afastá-las de você. Se deseja ter disciplina em relação às finanças e não quer gastar com coisas supérfluas, por exemplo, saia sem o cartão de crédito, apenas com um dinheiro que possa usar sem prejudicar os seus planos.

5 – Defina recompensas para si mesmo

O cérebro gosta de ser recompensado, isso o motiva a realizar determinadas ações. Por essa razão, defina recompensas para si mesmo, mas, claro, que não prejudique o alcance dos seus objetivos. Você pode, por exemplo, determinar que se cumprir todas as suas tarefas do dia, ao chegar em casa irá assistir um capítulo da sua série preferida, tomar um banho relaxante e assim por diante. Use sua criatividade e irá encontrar boas opções.

E então, está pronto para começar a colocar as dicas em prática e viver com mais disciplina? Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais, chamando os seus amigos para essa transformação de atitude!