realizar-sonhos-dicas

Uma meta: realizar sonhos. E quem não realizou? O que diferencia?

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de novembro de 2019

Quem é que não deseja realizar sonhos e transformar sua vida de alguma maneira, não é mesmo? Contudo, apenas desejar não é o suficiente, é preciso transformar aquilo que ainda é um pensamento em uma meta, para que seja possível definir as estratégias necessárias para alcançá-la, afinal de contas, as coisas não caem do céu. Continue acompanhando e reflita comigo a respeito de sonhos e o que diferencia as pessoas que conseguem realizá-los daquelas que não conseguem.

Realizar sonhos está em suas mãos!

Existem pessoas que pensam em seus sonhos de forma totalmente utópica, já julgando que nunca serão capazes de realizá-los. Com isso, desistem antes de ao menos pensarem na possibilidade de agir. Por outro lado, aqueles que se permitem tentar, aumentam significativamente as chances de conseguirem alcançar o objetivo. No fim das contas, é tudo muito simples, se você não agir, realmente as coisas não irão acontecer.

Permanecer inerte e querer que os sonhos se realizem magicamente é o mesmo que esperar ansioso pelo resultado da loteria sem nem ao menos ter adquirido um bilhete. Se, para ganhar na loteria, é preciso ir até uma casa lotérica, escolher os números, pagar e esperar o dia do sorteio, para realizar sonhos é necessário olhar para cada objetivo e identificar o que precisa fazer para chegar até eles.

Se o seu sonho é se tornar um grande cirurgião, viajar para Bali, abrir o seu próprio negócio ou fazer uma grande festa de casamento, precisará considerar todos os detalhes envolvidos. Para cada tipo de sonho será necessário ter atitudes diferentes, que podem envolver, economizar, definir um plano financeiro, obter renda extra, estudar, criar um roteiro de viagem, pesquisar fornecedores para a festa e assim por diante.

Jamais se deixe levar por crenças limitantes de que não poderá realizar os seus sonhos. Se deseja alcançar metas que sabe que são possíveis, considerando os fatores envolvidos, arregace as mangas e siga em frente. Quando chegar onde queria, irá olhar para todo o caminho percorrido e se orgulhar de tudo o que conseguiu construir através do seu esforço e da sua dedicação.

7 Dicas para realizar sonhos e parar de esperar que as coisas caiam do céu

Agora que você viu que o que diferencia uma pessoa que realiza seus sonhos daquela que não realiza é a ação, aproveite para conferir dicas que te ajudarão a criar um planejamento poderoso para ir em busca de todas as suas metas.

1 – Descubra quais são os seus verdadeiros sonhos

Antes de qualquer coisa, é essencial que reflita e descubra quais são os seus verdadeiros sonhos, ou seja, tudo aquilo que você, em sua mais pura essência, deseja realizar, sem pressões externas. Essa etapa inicial é muito importante, principalmente em uma época em que as redes sociais têm se tornado cada vez mais fontes de comparações. Assim, muitos desejam ter x e y, não porque realmente querem, e sim porque terceiros o possuem. Então, reflita com calma para que chegue às conclusões necessárias para seguir adiante.

2 – Transforme os sonhos em metas

Agora que já sabe exatamente quais são os seus sonhos, aqueles que vêm do seu interior, chega o momento de transformá-los em metas. Afinal de contas, sonhos são pensamentos sem muito detalhamento e, se a intenção é exatamente tirá-los do campo das ideias, será preciso torná-los mais palpáveis. Para entender melhor, observe o seguinte exemplo: desejar ser médico é um sonho que, transformado em meta, seria algo como estudar x horas por dia durante x meses para ingressar na faculdade x e em x anos sair de lá com o diploma.

3 – Liberte-se de crenças bloqueadoras

Diversas pessoas acreditam que o que as separa de seus sonhos são as dificuldades para chegar até eles. Porém, preciso dizer que o principal obstáculo que elas podem encontrar é a sua própria mente. Isso acontece porque é na mente que são criadas crenças bloqueadoras, que fazem com que duvidem da própria capacidade. Portanto, reflita sobre as ideias limitantes que carrega, ressignifique-as e procure guardar dentro de si apenas pensamentos edificantes e que contribuam para o seu desenvolvimento.

4 – Pesquise a respeito dos sonhos que deseja realizar

Para realizar um sonho, é importante conhecer todos os pormenores envolvidos na empreitada. Se é abrir um negócio, emagrecer, fazer uma viagem internacional, mudar de profissão ou qualquer outra coisa, é preciso que busque informações a respeito. Dependendo do que for, poderá fazer pesquisas na internet, em livros, consultar especialistas e conversar com pessoas que passaram pela mesma situação. Quanto mais dados tiver, melhor poderá se preparar para agir.

5 – Faça uma lista com as ações necessárias

Ao chegar neste passo, você já terá uma bagagem considerável de informações relacionadas aos seus sonhos, tanto internas quanto externas. Então, deverá cruzar esses dados para listar as ações que precisa realizar, considerando a meta e a sua realidade. Verifique os esforços que pode realizar, as mudanças que precisará fazer em sua rotina, enfim, pense estrategicamente e lembre-se que, quanto maior for o sonho, mais precisará se dedicar para chegar até ele.

6 – Crie o seu planejamento

Após fazer a lista de ações necessárias para alcançar as suas metas, é hora de transformá-la em um planejamento, que é uma espécie de mapa que te levará do ponto A, que é o seu estado atual, até o ponto B, que é o estado desejado. Tenha em mente que tão importante quanto ter um plano perfeito é conseguir executá-lo, portanto, lembre-se de definir ações possíveis e sustentáveis, para que se mantenha firme durante todo o processo.

7 – Comemore cada etapa vencida

Por fim, para fortalecer e manter a motivação, é interessante comemorar cada etapa vencida. Assim, se tornará cada vez mais convencido de que realmente é capaz, pois verá claramente cada degrau que subiu. Adotar essa visão é interessante também para que desfrute da jornada, afinal, é preciso aprender a ser feliz e grato diariamente e não apenas quando algo em especial acontecer.

Roberto Shinyashiki, um grande autor e palestrante brasileiro, disse que tudo o que um sonho precisa para ser realizado é que alguém acredite que ele pode ser realizado. Portanto, confie em si mesmo, pois esse é o primeiro passo para que esse desejo se torne realidade.

Copyright: https://www.shutterstock.com/pt/g/rido206266147 –

Deixe seu Comentário: