
Blog do JRM
O conceito de planejamento consiste no ato de criar e conceber antecipadamente uma ação, desenvolvendo estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.
Muitos profissionais e empresas ainda subestimam a sua importância, porém, sem um planejamento estratégico efetivo, dificilmente suas metas e objetivos serão alcançados do modo esperado. Com isso, as pessoas administram erroneamente suas carreiras e suas finanças. Além disso, as organizações sofrem com problemas financeiros e na gestão de seus produtos, serviços, clientes, fornecedores e trabalhadores.
Sem planejamento, empresas e indivíduos tomam decisões erradas e prejudiciais ao seu futuro. Por isso, planejar é a melhor forma de visualizar o estado desejado, sair do estado atual e estimular o desenvolvimento.
Essa ação é fundamental para compreender quais são os nossos pontos de melhoria ou mesmo aqueles aspectos que podem ser potencializados. Desse modo, conseguimos definir, com mais precisão, quais estratégias adotar e quais os melhores caminhos a seguir em determinada situação.
A partir do momento em que definimos que precisamos ou queremos conquistar alguma coisa, é essencial fazer um planejamento pessoal ou profissional que nos permita alcançar efetivamente esse objetivo.
Se, por exemplo, uma pessoa deseja fazer uma viagem internacional, realizar um MBA numa boa instituição, comprar um carro ou casa própria, ou investir num procedimento estético cirúrgico, ela precisa planejar: onde, quando e como realizará essa meta.
Não basta apenas querer e esperar que algo mágico aconteça. É preciso levantar o montante financeiro necessário para a concretização da ação, estabelecer um prazo para que ela ocorra e avaliar as melhores possibilidades (pagamento via cartão de crédito, financiamento bancário, empréstimo, saque da poupança).
Essa análise sistêmica das situações é essencial para a tomada de decisões precisas e para ter êxito em suas ações. Isso vale também para as organizações, de modo que tanto seus processos como sua gestão de pessoas seja realizada de modo efetivo.
Planejar significa fazer um cronograma de todas as atividades que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Um bom planejamento permite às empresas fazer uma boa gestão financeira, administrar e definir quais são os investimentos mais indicados e definir métodos para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.
O planejamento empresarial possibilita, ainda, gerir melhor o capital humano (relações interpessoais, liderança, comunicação, produtividade) e oferecer aos profissionais cursos para que potencializem suas habilidades e competências. Essa tarefa é de responsabilidade da área de T&D (Treinamento & Desenvolvimento) de recursos humanos.
Atitudes pensadas levam aos resultados projetados. Por isso, lembre-se de planejar suas ações e não se deixe levar apenas pelas circunstâncias. Assuma a dianteira da sua vida, planeje e realize o seu próprio sucesso.
Muitos autores definem o conceito de planejamento como a capacidade de combinar as condições internas (situação financeira, disponibilidade de tempo e conhecimento específico) com as oportunidades encontradas no ambiente externo (situação do mercado, empresas prestadoras do serviço, promoções) para estabelecer uma meta ou objetivo. Isso vale para pessoas e empresas.
Nesse sentido, o planejamento estratégico funciona como um mapeamento de todos os passos necessários para alcançar o que se deseja. Esse processo pode ser reduzido a três pontos principais:
Para que um planejamento seja bem-sucedido, ele precisa ser bem desenvolvido e detalhado, caso contrário, está fadado ao fracasso. Veja quais são os componentes básicos de um planejamento estratégico de sucesso:
O planejamento passa pela análise dos cenários externo e interno. Nessa etapa, deverão ser analisadas cuidadosamente todas as variáveis a favor e contra a realização dos objetivos, mapeando os pontos fortes e, principalmente, as limitações e ameaças, sejam elas internas ou externas. A análise do cenário é o primeiro ponto do planejamento.
É nesse momento que a pessoa ou empresa precisa diagnosticar os problemas que está enfrentando e, preferencialmente, as causas desses problemas.
Por exemplo: o diagnóstico do cenário atual confirma que João está endividado porque seus gastos mensais estão superando suas receitas.
O segundo ponto são as projeções para o futuro, utilizando como base as informações conseguidas na análise do cenário. Os objetivos devem ser tangíveis, ou seja, quantificáveis ou constatáveis. Lembre-se que sem ter um destino a chegar, qualquer navio está à deriva.
O objetivo nada mais é do que a definição do estado desejável, ou seja, do que se deve alcançar. É importante que esse objetivo seja realista e possa ser monitorado, isto é, ele precisa de indicadores de progresso. Por fim, ele precisa ter um prazo definido.
Por exemplo: o objetivo de João é quitar suas dívidas e adotar hábitos financeiros mais saudáveis para evitar que o problema se repita futuramente. Isso deve ser feito em até 12 meses.
Quando você sabe onde está e para onde deverá navegar, fazer um mapa torna-se bem mais fácil. Podemos entender o conceito de planejamento como um trabalho de cartografia, que mapeia todos os pequenos pontos que deverão ser realizados e possíveis desvios na rota para contornar qualquer problema.
Nesse caso, a materialização do planejamento não será um mapa, mas um “programa de ações”. Esse documento contém um detalhamento de cada uma das estratégias a serem executadas para que os objetivos possam ser alcançados.
Por exemplo: para alcançar seu objetivo, João deverá implementar as seguintes estratégias:
Uma das ferramentas de planejamento mais conhecidas atualmente é a 5W2H. Essa ferramenta é amplamente difundida nas formações de Coaching do IBC, facilitando ainda mais o processo de elaboração de um planejamento estratégico.
A 5W2H consiste basicamente num plano de ação que pode ser utilizado por empresas e indivíduos. A ferramenta é útil para que sejam determinadas, de maneira detalhada, as formas como ocorrerá o alcance dos objetivos. Assim, o objetivo a ser alcançado deverá ser incluído numa planilha, juntamente com as seguintes informações:
Exemplo do departamento de marketing de uma empresa:
Campanha Publicitária | |
What | Filme publicitário de 30″ |
Why | Divulgação do novo shampoo XPTO |
Where | Todo o território brasileiro |
Who | Agência de publicidade “CriaMais” |
When | Janeiro de 2020 |
How | 1 inserção diária na TV Globo, na faixa das 17h às 18h |
How much | Investimento de R$ 9.000.000,00 em 30 dias de campanha |
Veja que se trata de uma ferramenta que lhe ajuda a ter mais clareza sobre cada uma das etapas de um planejamento estratégico, facilitando assim a sua elaboração, bem como a sua execução, do começo ao fim.
Antes de finalizar este artigo, assista ao vídeo abaixo para compreender melhor a importância do coaching no planejamento estratégico para que seus objetivos pessoais e profissionais sejam mais rapidamente alcançados:
Se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário abaixo e compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a estas informações.
Espero, verdadeiramente, que este artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a importância de um planejamento e que ele lhe motive a elaborar o seu e a colocá-lo em prática ao longo deste ano que se inicia.
E se gostou deste conteúdo, convido você a compartilhá-lo em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham acesso a estas informações.
Copyright: 464680475 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jcomp
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.