Todos os seres humanos possuem pontos fortes e outros que precisam ser desenvolvidos e aperfeiçoados, identificá-los é fundamental para evoluir. E isso só se torna possível através da tomada de consciência, pois é por meio dela que um indivíduo irá desligar o piloto automático e realmente perceber o que acontece em seu interior. Sentir raiva, medo e alegria é algo comum a todos, contudo, uma pessoa autoconsciente conseguirá gerenciar essas emoções dentro de si com mais eficácia e utilizá-las de forma muito mais construtiva.

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

O Que é a Tomada de Consciência?

Como disse no início, todos os seres humanos experimentam uma série de sentimentos e emoções ao longo de toda a sua vida. Entretanto, aqueles que vivem no modo automático irão reagir a cada um desses estímulos emocionais sem refletir e entender a razão para tal. Os resultados disso são conflitos, tanto externos quanto internos, arrependimento, culpa e comportamentos que, muitas vezes, não correspondem à verdadeira personalidade do indivíduo.

A tomada de consciência envolve, principalmente, o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional. É como se, através desse processo, uma pessoa colocasse luz sobre o seu eu interior e, assim, pudesse se descobrir por inteiro. É através da identificação dos próprios sonhos, medos, paixões e crenças que se torna possível ir de encontro à sua real essência e, então, passar a viver de acordo com ela, para que se sinta feliz consigo mesmo e possa ir além.

5 Razões Que Comprovam a Importância da Tomada de Consciência

Existem muitas maneiras de se tornar uma pessoa melhor e a principal delas é se tornar consciente em relação à sua essência, se conhecer verdadeiramente. Confira, a seguir, cinco razões que comprovam o quanto a tomada de consciência é poderosa e transformadora.

1 – Reconhecimento dos Seus Pontos Fortes e de Melhoria

Todos, sem exceção, possuem qualidades que os destacam e pontos que precisam ser aperfeiçoados. A autoconsciência é poderosa porque permite que eles sejam identificados e utilizados de modo a contemplar as características de destaque e se envolver em ações que auxiliem no desenvolvimento das demais.

2 – Fortalecimento da Autoconfiança

PSC

Você confia em alguém que não conhece bem? Provavelmente não, porque é necessário conhecer algo em primeiro lugar para só depois se sentir seguro para depositar sua confiança. No relacionamento de uma pessoa consigo mesma acontece da mesma forma, pois ela apenas se sentirá confiante em relação à sua própria capacidade depois de se conhecer e descobrir que é capaz.

3 – Melhora nos Relacionamentos

Uma pessoa que sabe gerenciar as próprias emoções com eficácia também consegue expressá-la de maneira muito mais positiva, o que é ótimo para manter bons relacionamentos com terceiros. Quando não há confusões internas, é possível se comportar com mais serenidade e sabedoria, entendendo melhor o comportamento do outro.

4 – Menos Culpa e Mais Aprendizado

Quando um indivíduo se conhece, ele passa a se sentir melhor consigo mesmo e aprende a lidar de maneira mais construtiva com os seus recursos internos. Assim, deixa de se sentir culpado ao cometer erros e passa a utilizar esse tipo de experiência para aprender algo novo e se desenvolver.

5 – Viver de Acordo Com Seu Propósito

Se conhecer é mais do que apenas reconhecer os seus papéis sociais e envolve, também, identificar qual é o seu propósito, ou seja, o que te move e faz com que se sinta motivado para ir além. Descobrir qual é o legado que deseja construir é fantástico e funciona como um estímulo para que viva com mais paixão e alegria.

Dicas Para Iniciar um Processo de Tomada de Consciência e Se Conhecer Melhor

Depois de entender melhor o que é a tomada de consciência e quais são os seus benefícios, saiba como iniciar esse processo de busca existencial e viver de forma muito mais plena e feliz.

1 – Dedique Mais Tempo Para Si

Mesmo que tenha uma rotina agitada, é fundamental que se organize para ter mais tempo para si e consiga processar as informações que absorve durante todo o dia. Para isso, é necessário que se permita ficar em silêncio por alguns momentos, deixando de lado a necessidade de estar sempre assistindo ou ouvindo alguma coisa na TV ou no celular, por exemplo.

2 – Questione-se

Sempre que se sentir de alguma maneira diferente, pare e se questione para identificar as razões para tal. Essa medida irá te ajudar a entender melhor como as suas emoções se manifestam em seu interior e, então, conseguirá lidar de forma muito mais positiva com cada uma delas. Transforme isso em um hábito e verá que diversas questões internas que considerava complexas irão se tornar muito mais simples.

3 – Peça Feedbacks

O olhar do outro sobre nós também pode dizer muito sobre quem somos, principalmente porque existem características que temos e que não conseguimos identificar sozinhos. Por isso, comece a pedir feedbacks para pessoas próximas em quem confie. Contudo, para que receba informações que realmente acrescentem, é necessário pedir sinceridade e se mostrar aberto a ouvir.

4 – Faça Coisas Novas

Continuar fazendo sempre as mesmas coisas irá te impedir de descobrir um mundo de possibilidades. Ao se permitir tentar algo novo terá a chance de se tornar consciente tanto a respeito do que gosta quanto do que não gosta. E isso vale tanto para sabores, quanto áreas de interesse profissional, hobbies, gêneros musicais, lugares, enfim, para tudo.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

5 – Reconheça Suas Falhas

Ser autoconsciente também envolve aceitar e abraçar a sua condição de ser humano que, como qualquer outro, está sujeito a falhar. Portanto, sempre que perceber que algo saiu diferente do esperado, analise a situação e entenda onde foi que errou. Se necessário, peça desculpas e dê o seu melhor para resolver, sem culpa, mas sim com responsabilidade e a tranquilidade de que isso é perfeitamente natural.

A tomada de consciência é fundamental para ter coerência entre o que se fala, pensa e sente. E esse é um processo que deve acontecer por toda a vida, para que se mantenha sempre consciente em relação à sua essência e possa evoluir cada vez mais. Ao iniciar essa jornada de busca existencial um mundo novo irá se abrir para você e tudo ao seu redor irá se transformar.

 

Copyright: 327351386 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stevanovic