Autoconsciência

Veja 3 Dicas de Como Desenvolver a Autoconsciência Emocional

Por: Pollyana Ribeiro | Blog | 09 de agosto de 2017

Você diria que é uma pessoa que possui autoconsciência desenvolvida? Será que você realmente sabe quem é e quais são as suas emoções? Um indivíduo que possui autoconsciência emocional tem conhecimento a respeito do que sente e de que maneira esses sentimentos afetam positiva e negativamente o seu desempenho profissional e vida pessoal. Por isso, aprender a olhar para dentro de si é uma estratégia inteligente na construção de um caminho de sucesso.

Autoconsciência: Fundamento da Inteligência Emocional

A chamada autoconsciência emocional é o principal fundamento da Inteligência Emocional, pois somente um indivíduo que conhece as suas próprias emoções é capaz de compreender como pode mudar a sua forma de agir para ter melhores resultados. Grande parte das pessoas acha que sabe como são e como as outras as veem, mas, na realidade, não chegam nem perto. Ter a capacidade de ler a si mesmo faz toda a diferença em seu dia a dia e na forma de se relacionar com o outro e o mundo.

3 Dicas para Desenvolver sua Autoconsciência Emocional

Agora que você tem o conhecimento do que é autoconsciência emocional vai gostar de conferir as 3 dicas que listei para que desenvolva essa capacidade. Confira:

Análise o Seu Comportamento

Para saber de que maneira as suas emoções afetam a sua vida pessoal e profissional é importante conhecê-las muito bem. Você só saberá como se sente em cada situação a partir da análise do seu comportamento em cada uma delas. Preste mais atenção no que tira você do seu eixo de tranquilidade e o que te faz sentir de bem consigo mesmo.

Em seguida, analise friamente de que maneira as atitudes que você tomou em cada momento influenciaram nos resultados. Quais atitudes foram assertivas? Quais poderiam ter sido diferentes para ter uma resposta mais positiva? A partir dessa avaliação você poderá mudar atitudes e sentimentos que tem sido prejudiciais.

Controle as Emoções Impulsivas

Agir pelo impulso é sempre problemático, não pensar antes de tomar uma atitude pode fazer com que você faça algo de que irá se arrepender. Se você já percebeu que entra em situações difíceis porque não pensa direito antes de tomar decisões, estabeleça o controle das suas emoções. Não responda a algo no impulso, dê a si mesmo um tempo para pensar e avaliar cada questão com inteligência e sensatez. Você perceberá que, com o treinamento e autocontrole emocional, será muito mais fácil identificar qual o caminho certo e qual caminho não seguir.

Pratique a Empatia

Uma forma interessante de desenvolver autoconsciência emocional é aprender a se colocar no lugar do outro. Devemos estar atentos não somente às nossas próprias emoções, mas também aos sentimentos que movem as ações daqueles que nos cercam. Observar é uma maneira de aprender mais sobre inteligência emocional, além de fortalecer nossa capacidade de adaptação a diferentes cenários.

A autoconsciência emocional é uma ferramenta importante para quem deseja ter controle sobre as suas emoções e a forma como elas afetam o seu desempenho no dia a dia. Trata-se de uma característica importante que pode ser desenvolvida com foco e comprometimento. Por isso, inclua essas dicas em sua vida e observe os resultados.

Deixe seu Comentário: