Possuir relações saudáveis é um diferencial na vida de qualquer um. O ser humano depende de suas relações para sobreviver e se desenvolver. Todos nós buscamos apoio, conforto, ajuda, carinho ou reconhecimento e admiração em parentes, amigos e companheiros. No fundo, todo ser humano quer ser aceito e amado em sua essência. Por isso é que manter bons relacionamentos é fundamental para uma vida saudável.

Existem muitas formas diferentes de viver bem e de se relacionar com outras pessoas. Porém, você já reparou que algumas pessoas parecem ser naturalmente mais cativantes do que outras?  Já percebeu como algumas pessoas são capazes de manter relacionamentos positivos e conquistar todos a sua volta de uma forma genuína e espontânea?

O segredo dessas pessoas é que elas possuem três características (ou pelo menos uma delas) fundamentais para todo tipo de relacionamento: 1) Simpatia; 2) Carisma; 3) Empatia. A simpatia, o carisma e a empatia são a base para estabelecer conexões poderosas em todos os ambientes que frequentamos.

Desde o porteiro do prédio que encontramos ao sair de casa, ou um pedinte na rua, as crianças e cachorros que cruzam nossos caminhos, até nossos colegas de trabalho, chefe ou clientes, todos são impactados pela simpatia que demonstramos a eles.

Não importa o nível de intimidade ou proximidade, as pessoas sempre tendem a nos devolver aquilo que nós projetamos a elas. Se você sair de casa mal-humorado e com a cara fechada, é muito provável que as pessoas que cruzarem seu caminho também terão certa antipatia por você. 

Quando sorrimos e nos importamos com as pessoas, quando cumprimentamos aqueles passam por nós, essas pessoas também tendem a devolver a mesma simpatia, carisma e empatia que nós entregamos a elas.

Existem, sim, pessoas que cativam e transmitem mais confiança que outras. Mas seria um erro acreditar que essas características são dons naturais ou genéticos. O verdadeiro segredo é que essas pessoas praticam a simpatia, o carisma e a empatia com todas as pessoas que encontram, sem exceção. 

PSC

É por isso que é fácil perceber quando alguém falso tenta bajular o chefe no trabalho. Ou quando aquele colega que mal fala com você vem te elogiar quando precisa de um favor. Não adianta tentar fingir simpatia ou ser simpático só nos momentos que lhe convém. 

É preciso escolher, aprender e praticar essas capacidades ao longo de toda a sua vida, o tempo inteiro, em todas as suas relações. 

Para entender melhor esse assunto, vamos investigar um pouquinho cada uma dessas características isoladamente.

1) Pessoas simpáticas

As pessoas simpáticas são aquelas que cumprimentam com afeto todos aqueles que encontram. São pessoas que sorriem e se mostram atenciosas, independente do contexto em que estejam.

A simpatia é uma característica que traz consigo o interesse genuíno no jeito de ser do outro. Esse interesse é o que verdadeiramente constrói relacionamentos e conexões poderosas.

O sentimento de simpatia nasce quando percebemos que os interesses e valores das outras pessoas podem ser compatíveis e complementares aos nossos próprios interesses e valores. O surgimento desse laço pode acontecer com outros seres humanos e também quando nos identificamos com uma causa, uma religião, uma ideia, uma forma de viver, entre outras.

É fácil reconhecer uma pessoa simpática através do seu bom humor, da sua gentileza e cordialidade espontânea. São pessoas que se esforçam para manter um bem-estar na relação e no convívio, seja no ambiente de trabalho, na rua ou dentro da sua própria família.

Ser simpático é de uma forma de levar a vida com leveza e suavidade. É uma forma de trabalhar o seu controle emocional e de manifestar o seu cuidado com o próximo.

Todo ser humano bem-humorado e simpático transmite sentimentos positivos por onde passa. Esses sentimentos vão sendo recebidos e devolvidos. É verdade que nem todos retribuem a simpatia que recebem, mas isso não é um problema que preocupa uma pessoa simpática. Pois os simpáticos reconhecem que cada ser humano é diferente e isso não os impede de manter o bom humor e a cordialidade.

2) Pessoas carismáticas

 Ser verdadeiramente carismático significa oferecer algo a mais que a simpatia. Uma pessoa carismática também é simpática, mas além de sorrisos e bom humor, ela promove ativamente sentimentos positivos em outras pessoas.

Mais do que cumprimentos simpáticos, oferecem elogios. Mais do que sorrir, provocam o sorriso dos outros. O carismático é capaz de motivar pessoas que estão se sentindo para baixo e de dizer coisas verdadeiramente incríveis motivacionais nos momentos certos.

No momento em que uma pessoa carismática chega em algum lugar, ele sabe que todos ali estarão interessados no que ele tem a dizer. Isso não é nenhuma mágica, mas sim um modo de conduzir a vida. Somos naturalmente atraídos por pessoas que demonstram carisma.

Como consequência, uma pessoa carismática irá atrair mais pessoas dispostas a ajudá-lo sempre que precisar. Ele irá se destacar profissionalmente muito mais rápido. Sentirá muito menos estresse e ansiedade. E por fim também conquistará muito mais prosperidade financeira.

Os elementos mais importantes de uma pessoa carismática são a sua presença, o seu calor e a sua capacidade de conexão. 

Uma presença carismática sempre é impactante, atraindo a atenção das pessoas ao redor de uma forma positiva. Uma presença carismática não é intimidante nem hostil, mas sim receptiva e calorosa. 

O calor que emanam faz com que transmitam conforto e mostra como se preocupam verdadeiramente com as pessoas. Assim, conseguem estabelecer conexões genuínas e profundas.

3) Pessoas empáticas

O sentido mais tradicional de empatia é de uma ligação emocional entre dois ou mais indivíduos, onde um se coloca no lugar do outro. Mas o que significa se colocar no lugar de outra pessoa? Na minha opinião, a empatia é uma forma de conexão muito poderosa que nos permite verdadeiramente perceber e entender o mundo a partir da perspectiva de uma outra pessoa.

Os empáticos oferecem sorrisos, são bem humorados, promovem elogios e sabem motivar as pessoas ao seu redor. Mas além disso, eles distribuem algo mais precioso ainda: eles não entregam aquilo que eles acham que é melhor, mas sim aquilo que a pessoa realmente precisa.

Uma pessoa simpática e carismática pode elogiar uma comida que tenha gostado muito, mas uma pessoa empática irá elogiar o esforço, o trabalho e a dedicação que o cozinheiro usou para preparar aquele prato. Por isso são pessoas tão valiosas

Os empáticos não apenas se compadecem com a dor do outro. Eles procuram entender aquela dor a partir da perspectiva de quem sofre. Por isso a empatia é tão valiosa: ela devolve ao outro aquilo que é dele, oferecendo uma ajuda genuína e sem julgamentos.

A diferença entre simpatia e empatia é essa capacidade de compartilhar a perspectiva do outro, mesmo que ela não te agrade. Quando temos uma relação simpática com alguém, apenas percebemos na bagagem do outro aquilo que mais gostamos, como, por exemplo, a forma como o outro nos cumprimenta. 

A empatia é se colocar no lugar do outro e olhar com o olhar do outro. Sua profundidade está no fato de que não é preciso que gostemos do que estamos vendo, que o outro seja alguém íntimo ou que possua características que admiramos. A capacidade de ter empatia pelo outro é buscar, dentro de nós, o sentimento que o outro está vivenciando para que, assim, possamos nos conectar a ele.

Conclusão

Simpatia, carisma e empatia são características que devem ser praticadas e incorporadas em nossas vidas. Não basta simplesmente dizer “eu vou ser assim” e pronto. A intenção é boa, mas no menor descuido ou frustração, você pode acabar deslizando e agindo de outra forma, dando respostas sem pensar ou sem se importar com o próximo.

Mais do que uma decisão cognitiva, essas características são também decisões emocionais e espirituais. 

Demonstramos simpatia, carisma e empatia através de nossas palavras, de nossos atos e de nossos pensamentos. Comece a praticá-las em seus relacionamentos e você verá como tudo irá se transformar. Aquele colega de cara fechada pode começar a esboçar um sorriso quando te ver. Seus filhos irão te ouvir mais atentamente.

Com leveza, tudo na vida fica mais fácil e mais agradável. Mesmo os desafios mais difíceis irão se tornar suas vitórias mais gratificantes.