Você conhece uma única pessoa que nunca tenha passado por uma situação delicada na vida? Saiba que todos já enfrentaram ou estão enfrentando desafios neste momento, porque as provações da vida fazem parte da realidade de todo ser humano. Quando se está passando por algum tipo de adversidade, é natural fazer questionamentos do tipo “por que comigo?” ou “isso apenas acontece comigo”. Entretanto, por mais que as circunstâncias se mostrem de maneiras diferentes para cada um, todos têm batalhas a enfrentar.

Se acomodar sob o argumento de que os seus problemas são maiores do que os das outras pessoas é um gesto imaturo que em nada irá te ajudar a se reerguer. É importante que saiba olhar para os acontecimentos com maturidade, assumindo as suas responsabilidades e, assim, recusando o papel de vítima. Ao agir dessa forma estará assumindo o controle e tornando-se autor da sua própria história.

10 Dicas Para Superar as Provações da Vida Com Maturidade e Serenidade

Por mais que às vezes sinta que não irá suportar as provações da vida, acredite, você possui uma força interior extraordinária que irá te ajudar a superar tudo o que está vivendo. Um dia, irá olhar para trás e ver o quanto cada uma dessas experiências te fortaleceu e fez com que se desse conta do poder que tem de se levantar após uma queda e recomeçar a sua jornada.

Confira, a seguir, as dez dicas que preparei para te ajudar nesse processo de descoberta e de desenvolvimento da sua autoconfiança. Coloque-as em prática e veja que nenhum problema será capaz de te desanimar ou de fazer com que desista dos seus objetivos.

1 – Aceite o Que Está Acontecendo

Negar os acontecimentos e fingir que nada está acontecendo como forma de se proteger não irá te ajudar a encontrar uma solução. Portanto, aceite a realidade e encare-a de frente, porque assim poderá assumir o controle, de fato, e fazer algo para mudar. Entendo que isso é bastante desafiador, mas é uma medida fundamental para que possa superar o obstáculo que está em seu caminho.

2 – Acredite em Si Mesmo

Tudo aquilo que você pensa a respeito de si, se torna a sua realidade, nesse sentido, procure eliminar os pensamentos limitantes, que fazem com que duvide da sua força, e substitua-os por ideias positivas, de alguém que acredita no poder que possui. Repita para si mesmo que, por mais que esteja sofrendo, irá se reerguer e dar a volta por cima.

3 – Tenha Cuidado Com as Palavras Que Diz

PSC

Assim como os seus pensamentos são poderosos, as suas palavras também têm poder. Dessa maneira, é interessante que comece a ter maior cuidado com as coisas que diz a respeito de si. Evite repetir afirmações negativas, que se refiram às provações como impossíveis de serem resolvidas. Prefira dizer que, mesmo que os desafios sejam grandes, irá dar o seu melhor para vencê-los.

4 – Pratique a Autocompaixão

A forma com a qual você se relaciona consigo mesmo é outro ponto de grande importância quando se trata de vencer as provações da vida. Ao invés de se culpar, se julgar e se sentir um fracasso, comece a se tratar com o mesmo carinho e consideração com os quais trataria um amigo querido. Assim, essa conexão irá te ajudar a se fortalecer cada vez mais.

5 – Assuma a Responsabilidade Pela Sua Vida

Viver sob a desculpa de que você é uma pessoa injustiçada e inferior, além de um gesto de imaturidade, é uma postura que irá fazer com que se sinta cada vez pior. Portanto, recuse o papel de vítima e prefira se responsabilizar, identificando sempre o seu papel em cada situação. Assim, irá substituir a inércia pela ação e poderá, de fato, mudar as coisas.

6 – Solicite Ajuda Quando Necessário

Você não precisa suportar todos os problemas sozinho para demonstrar a sua força, principalmente porque ser forte também envolve reconhecer os próprios limites. Dessa forma, sempre que perceber que o fardo está mais pesado do que pode carregar, divida-o com um amigo ou familiar. Tenho a certeza de que aqueles que te amam se alegrarão de contribuir de alguma maneira com o seu bem-estar.

7 – Valorize o Aprendizado

Quando algo sair diferente do esperado e você perder ao invés de ganhar, mantenha-se atento para que não perca, também, a lição. Toda situação, por pior que pareça, tem algo de positivo a nos ensinar, mas, para aprender, é necessário que reflita a respeito do ocorrido e consiga extrair as lições que cada experiência lhe trouxer.

8 – Desenvolva um Plano Para Solucionar o Problema

Para que um problema possa ser solucionado é necessário desenvolver um plano para que as suas ações sejam direcionadas ao seu objetivo. Por mais que esteja sofrendo, adotar uma postura ativa é essencial para que resolva a questão de maneira prática e, ainda, se torne consciente em relação à sua força e se motive a dar sempre o seu melhor.

9 – Adote uma Atitude de Gratidão

E se eu te disser que uma simples mudança em sua atitude pode ajudá-lo a superar todos os tipos de provações? Sim, isso existe e não se trata de um passe de mágica, mas sim de gratidão. Olhar para si e para a sua vida de maneira grata irá permitir que tire o foco do lado ruim das coisas para manter o foco no lado bom. Comece fazendo uma lista com todos os motivos que tem para agradecer e, aos poucos, irá perceber tudo isso com naturalidade.

10 – Evite Comparar as Suas Provações Com as de Outras Pessoas

Por fim, evite comparar os seus problemas com o de outras pessoas, pois, como disse no início, cada indivíduo tem obstáculos diferentes a superar, assim como formas diferentes de resolvê-los. Nesse sentido, procure manter o foco na sua vida, para que possa chegar à soluções realmente eficazes e, assim, transformar essa provação pela qual está passando em uma lembrança e em uma grande fonte de aprendizado.

Espero que este artigo tenha te inspirado a enxergar as provações da vida com mais serenidade e maturidade, para que deixe de ser uma mera vítima e se torne o autor de uma história de aprendizado, superação e muita felicidade.

 

Copyright: 1177060336 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ruslanguzov