coitadismo

Coitadismo – Um Obstáculo Para o Seu Crescimento

Por: José Roberto Marques | Blog | 01 de junho de 2018

O coitadismo é um problema enfrentado por muitas pessoas que se veem como vítimas de tudo o que lhes acontece e, assim, têm pouca motivação ou nenhuma energia para dar um sentido diferente às suas vidas. Elas sentem pena de si mesmas, acreditam que o mundo está contra elas e se tornam cada vez mais presas nessas ideias limitantes, que as mantêm na inércia. Abandonar essa mentalidade é essencial para quebrar as barreiras causadas por crenças sabotadoras, conhecer o seu potencial e descobrir que é capaz de assumir o controle, agir e transformar seus sonhos em realidade.

As Causas do Coitadismo

Apesar de ser um grande obstáculo para o crescimento, adotar uma postura de coitado em relação à vida se mostra como uma opção bastante tentadora para muitos indivíduos. As principais razões para isso são:

  • Ao se fazer de vítima, uma pessoa tem diversas desculpas para não sair da sua zona de conforto;
  • É uma oportunidade de conseguir atenção dos outros através do sentimento de pena e de chantagens emocionais;
  • Livrar-se do fardo de assumir a responsabilidade sobre o que lhe acontece, culpando outras pessoas ou mesmo as circunstâncias da vida;
  • Não ter que correr nenhum tipo de risco, nem de rejeição e nem de falhar, já que não haverá nenhum tipo de tentativa.

O preço a ser pago por cada um destes comportamentos do coitadismo é alto demais, porque se trata da própria felicidade. Por mais desafiador que seja sair da zona de conforto, assumir a responsabilidade a respeito do que lhe acontece e correr riscos, essas ações são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional e, claro, para ser feliz.

7 Dicas Poderosas Para Abandonar a Mentalidade do Coitadismo

Caso tenha se identificado com o perfil de coitadista, evite se culpar e se tornar ainda mais vítima de tudo isso. Escolha utilizar a sua experiência como aprendizado para vencer esse obstáculo e se tornar mais forte. Sempre é tempo de rever comportamentos e ideias, expandir os horizontes e descobrir o potencial que possui. Confira, a seguir, dicas poderosas que irão te ajudar a mudar isso e adotar um mindset vencedor!

1 – Seja Gentil Com Você

Um processo de transformação de comportamento e pensamento costuma ser delicado porque envolve muitas questões e crenças pessoais. Por isso, para que consiga atingir o seu objetivo de vencer o coitadismo, seja gentil com você. Cuide-se com o mesmo carinho com que cuidaria de um amigo que está passando por uma fase de mudança. Se falhar em algum momento, evite reclamar e se lamentar. Lembre-se sempre que uma falha não é o mesmo do que voltar à estaca zero, por isso, se cair, levante-se e continue a sua caminhada, pois é assim que chegará ao seu destino.

Você é feliz?

2 – Reconheça as Suas Responsabilidades

Chega o momento de começar a abrir mão do papel de vítima e assumir as suas responsabilidades por aquilo que lhe causa sofrimento. Quando uma situação envolvendo o seu cônjuge lhe causa ciúme, por exemplo, a responsabilidade não é dele, mas sim sua. Outra pessoa não pode ser responsabilizada por algo que está acontecendo dentro de ti. Ao adquirir essa consciência, poderá analisar a situação de forma racional e descobrir o caminho para resolver cada questão em seu interior. A ideia não é se culpar, mas sim se responsabilizar, pois enquanto a primeira gera acomodação a segunda estimula a ação e o autodesenvolvimento emocional.

3 – Acostume-se a Sair da Zona de Conforto

O coitadismo leva um indivíduo a sentir verdadeiro pânico de sair da sua zona de conforto. Por isso, ele evita ao máximo se envolver em situações que contam com algum tipo de risco, porque prefere se manter seguro. E não me refiro a riscos físicos, mas sim de falhar, algo que faz parte do processo de crescimento humano e é essencial para o desenvolvimento. Para vencer esse medo, é importante começar a se acostumar a viver fora desse ambiente confortável, através de atividades que lhe sejam desconhecidas. Aos poucos, irá conseguir se sentir confiante para enfrentar qualquer desafio que surgir.

4 – Aprenda Com os Erros do Passado

Como disse anteriormente, as falhas são parte importante do desenvolvimento e são elas que nos levam ao aprendizado. Para vencer o coitadismo, olhe para as suas atitudes do passado e utilize-as como uma ferramenta para evolução. Então, poderá aprender com cada erro e passá-lo a limpo no presente, através de atitudes, pensamentos e palavras. Vale lembrar que, assim como qualquer ser humano, estará sujeito a cometer falhas. Contudo, ao invés de se culpar, busque aprender uma lição positiva com cada uma delas.

5 – Viva o Momento Presente

Muitas das pessoas que se escondem atrás do coitadismo o fazem porque vivem no passado, culpando-se por situações que lhe aconteceram, ou no futuro, sentindo medo e ansiedade pelo que está por vir. Dessa forma, voltar a consciência para o momento presente se torna uma condição essencial para assumir o controle em relação ao que lhe acontece. Afinal, você não tem o poder de mudar o que já aconteceu ou o que ainda vai acontecer, mas pode transformar o dia de hoje.

6 – Desenvolva o Hábito de Ser Grato

Diversos estudos mostraram que as pessoas que aprendem a ser gratas pelo que têm em suas vidas são emocionalmente mais saudáveis ​​do que aquelas que mantêm o foco apenas no que lhes falta. A gratidão é muito mais do que apenas um sentimento, é uma mudança de perspectiva. Expressar gratidão a si mesmo, ao universo ou a um ser superior dá a um indivíduo a oportunidade de ver a vida a partir de uma perspectiva muito mais positiva e, assim, o torna consciente para possibilidades que antes ele não podia enxergar.

7 – Se Conheça e Altere a Sua Autoimagem

O autoconhecimento é a chave para qualquer transformação que uma pessoa deseje realizar em sua vida. No caso do coitadismo, ao se conhecer por inteiro, incluindo os seus pontos positivos e os de melhoria, sentimentos e pensamentos, será possível alterar a sua autoimagem. Nesse sentido, se antes se via como alguém que é frágil e incapaz de agir e realizar, após esse processo conseguirá descobrir toda a sua força e poder de ação e realização.

Espero que tenha gostado deste artigo e que ele te inspire a assumir a responsabilidade e o controle sobre a sua vida e possa evoluir. Não permita que ninguém faça você acreditar que não é capaz de transformar os seus sonhos em realidade, nem você mesmo. Acredite no seu potencial infinito, dê o seu melhor e permita-se ir além!

 

Copyright: 708003532 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bluedogroom

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: