A gratidão é, sem dúvida, um dos sentimentos mais puros e nobres que existem. Pessoas gratas são muito mais felizes, uma vez que sabem valorizar tudo o que possuem. Segundo o dicionário, a palavra gratidão significa qualidade de quem é grato, reconhecimento, sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, ato de reconhecer alguém por uma ação ou benefício alcançado.

Ela é, portanto, a capacidade de agradecer e reconhecer um gesto de bondade, uma atitude de carinho, uma ajuda, um elogio, uma assistência, um presente, uma gentileza ou simplesmente tudo de bom que a vida oferece diariamente.

Para que possamos entender a sua importância para uma vida transformadora, resolvi escrever este artigo, pois assim tenho certeza que você vai começar a agradecer sempre ao Universo, por tudo aquilo que tem recebido em sua existência.

Quer descobrir, agora, qual grau da sua Felicidade?
Clique aqui e faça nosso TESTE gratuitamente!

A Importância da Gratidão – Você se considera uma pessoa grata?

Em sua opinião, você sabe agradecer e dar o devido valor a tudo que possui? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você tem deixado que a gratidão faça parte da sua vida? Você já agradeceu por alguma coisa no dia de hoje?

Ter gratidão é fundamental para que nos tornemos pessoas melhores, felizes e completas. Além disso, a gratidão nos estimula a ter uma visão mais de otimismo em relação a vida. Por isso, ser grato pelo dom da vida, pela saúde, pela família, pela provisão, pelo trabalho, pelos amigos e até pelos obstáculos enfrentados deve ser uma atitude diária.

PSC

Esse é um costume que deve se tornar uma verdadeira filosofia de vida para todas as pessoas. Com a ajuda do Coaching, é possível mudar a forma como você vê o mundo, trata as pessoas, age, pensa e sente. Esta é uma poderosa metodologia que ajuda a compreender a importância de agradecer e retribuir o milagre de estar vivo e de recompensar o universo por todas as coisas boas que acontecem.

Como ser grato

Neste momento, convido você a parar por alguns instantes e agradecer por todas as bênçãos que você tem recebido: agradeça por estar vivo, por ter saúde e disposição para viver, por respirar e trabalhar, pela força que corre em suas veias, pela pessoa maravilhosa que você é e por seus talentos e qualidades. Tudo isso é responsável por formar quem você é hoje.

Agradeça por tudo de bom que você já conquistou, pelas pessoas extraordinárias que de alguma forma contribuíram para o seu crescimento, pelos erros, acertos e fracassos, pelas dificuldades e alegrias. Afinal, tudo isso foi importante para você estar aqui hoje.

Agradeça por sua família, seus amigos, sua casa, seu emprego, seus sonhos e projetos de vida. Agradeça pelo simples fato de poder agradecer. A vida em si já é um presente, e poder ser grato por tudo isso é, sem dúvida, uma grande dádiva que todos nós recebemos.

Você conhece o “Potinho da Gratidão”?

Ainda falando sobre como praticar a gratidão em seu dia a dia, por acaso você já ouviu falar no “Potinho da Gratidão”? Trata-se de uma maneira bem simples de você relembrar os motivos que devem fazer com que você seja grato pela vida que tem.

Nada mais é do que escrever em um papelzinho cada um dos bons acontecimentos que lhe deram motivo para celebrar e agradecer. Ao longo de um ano você vai escrevendo e guardando em um recipiente, um pote, por exemplo, todos os acontecimentos. No dia 31 de dezembro, você abre o pote e lê tudo de bom que lhe aconteceu durante os 12 meses que se passaram e passa a entender que tem mais motivos para praticar a gratidão do que para reclamar da vida que tem.

Esta é uma prática que vai lhe fazer refletir diariamente sobre os seus motivos para ser grato, uma vez que você deve inserir no pote, todos os dias, algo que tenha sido positivo. E não importa se foi um simples passeio com os amigos, um aumento na empresa em que trabalha, ou que você tenha ganhado na Mega Sena da Virada. O importante é registrar, para que ao final de todos os 365 dias do seu ano, você tenha motivos para sorrir e dormir feliz.

Quer descobrir, agora, qual grau da sua Felicidade?
Clique aqui e faça nosso TESTE gratuitamente!

Gratidão às adversidades

Por mais que pareça difícil compreender, é preciso que também sejamos gratos a cada uma das adversidades que surgiram em nosso caminho. Se você refletir por alguns instantes vai perceber que tenho razão, pois as dificuldades em nossa vida, são tão essenciais quanto tudo aquilo que dá certo e nos faz sorrir de imediato.

Acontece que as adversidades têm a capacidade de nos fazer sentirmo-nos mais fortes diante da vida, isso porque quando somos colocados à prova, somos, automaticamente, obrigados a encontrar em nós mesmos recursos capazes de nos ajudar a superar cada uma das dificuldades que surgem em nossa jornada evolutiva. Assim, são estes recursos que vão nos ajudar a superar cada novo desafio que a vida nos impuser no futuro.

Diante disso, não tem como não sermos gratos também pelas experiências desafiadoras que a vida nos traz, uma vez que ela nos fortalecem, pois elas nos derrubam, mas fazem com que nós levantemos ainda mais fortes e acreditemos que somos capazes de enfrentar a vida com mais disposição e motivação no dia a dia.

Para finalizar, compartilho com você um super vídeo em que eu falo um pouco para você sobre o poder que a gratidão pode ter em sua vida. Confira:

Após estas dicas e este vídeo, tenho plena convicção de que vai começar a praticar a gratidão em sua vida e vai torná-la ainda mais positiva deste momento em diante.

Agora me conta aqui, você gostou deste artigo? Identificou-se com este tema? Deixe a sua opinião nos comentários e se tiver algum assunto que queira que eu trate aqui em meu blog ou em meu canal no Youtube, é só me dizer, que eu terei imenso prazer em compartilhar com você!