projeto-de-vida

Projeto de Vida – O que é e qual a sua importância?

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de janeiro de 2021

Você tem um projeto de vida? Já pensou em quais serão os seus próximos passos? Independentemente da sua idade, é importante ter um planejamento para não deixar que o templo simplesmente passe. Com um plano bem estruturado, é possível chegar ainda mais longe conquistando metas mais audaciosas. Continue lendo para saber o que é um projeto de vida e qual a sua importância para o seu futuro.

Afinal, o que é um projeto de vida?

O projeto de vida funciona como uma bússola que indica a direção correta a seguir. Pessoas que fazem planos se tornam naturalmente mais motivadas. É uma forma de ter mais esperança e buscar por coisas melhores para a sua vida. Esse projeto é algo individual, cada pessoa tem seus próprios sonhos e objetivos. Compreender que o seu projeto deve ser apenas seu é essencial para evitar se ver vivendo a vida de outrem.

Uma pessoa pode ter como seu projeto de vida alcançar um cargo elevado na empresa em que trabalha ou abrir seu próprio negócio. Vale dizer que, para alguns, esse projeto não se relaciona com questões profissionais. Ter uma família ou viajar para a Austrália, por exemplo, podem ser projetos de vida. O mais importante é encontrar um objetivo que seja relevante para você e para a sua felicidade.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Por que é importante ter um projeto de vida?

Quem vive sem ter um projeto de vida está vivendo ser viver efetivamente. Ter uma meta para ser alcançada move as pessoas a saírem de suas camas diariamente. O fato de não ter uma aspiração faz com que o indivíduo leve a sua vida no automático. Quando as pessoas sabem onde querem chegar, vivem com mais intensidade e propósito.

Como têm um objetivo, aqueles que possuem projetos de vida, tendem a ter mais facilidade de comunicação e de organização dos seus objetivos. É bem mais simples manter o foco e o engajamento quando se tem diante de si uma meta a ser realizada. Se não existe algo predefinido, é natural que os indivíduos se sintam perdidos e não consigam delinear as etapas a serem seguidas.

Quando não se tem um projeto, você corre o risco de se deixar levar pelos acontecimentos. Não é uma boa prática deixar que a vida simplesmente aconteça, pelo fato de que os resultados obtidos podem não ser os melhores para a sua felicidade. Viver algo que você mesmo planejou é uma forma de se realizar plenamente.

Projeto de vida: plano estratégico

É essencial deixar claro que, quando falamos sobre projeto de vida, estamos falando em mais do que simplesmente ter um objetivo ou um sonho. Para que o projeto tenha chances reais de se concretizar, é fundamental traçar rotas, ou seja, desenhar uma estratégia. Para seguir adiante firme e forte rumo a um objetivo é essencial saber quais serão as etapas a serem vencidas.

Você é feliz?

Quando estabelecer o projeto de vida?

Para quem está se perguntando se existe um momento chave na vida para pensar em um projeto, devemos esclarecer que não. Obviamente que quanto mais cedo se pensar a respeito do projeto para sua vida, mais tempo haverá para concretizá-lo. No entanto, isso não quer dizer que, após um determinado tempo de vida, não se possa dar início à busca por um sonho.

Nunca é tarde para descobrir um objetivo e planejar os passos seguintes da sua vida no sentido de concretizá-lo. Algumas pessoas já sabiam quais seriam seus objetivos desde crianças. Outras pessoas, por sua vez, têm seus projetos guiados pelas experiências vividas ao longo dos anos. O que realmente importa é encontrar um projeto que realmente mova o seu engajamento.

Criando seu projeto de vida

O projeto de vida pode ter como foco a sua vida pessoal ou profissional, contudo, é interessante que englobe todos os aspectos base. O indivíduo que está desenvolvendo seu planejamento deve considerar a vida pessoal, profissional, financeira e espiritual. Lembre-se de que somente o equilíbrio dessas bases leva a uma vida tranquila e feliz.

Vida profissional

O trabalho ocupa um tempo significativo de nossas vidas, então, é essencial encontrar uma atividade profissional que te deixe feliz. Ter um projeto para a carreira é importante para se sentir mais motivado a prosseguir.

Parte do seu projeto deve ser o de não passar parte da sua vida em uma atividade de que não gosta e sim em algo que te faça sentir entusiasmado e com o desejo de aprender sempre mais.

Vida pessoal

Ser realizado na vida profissional é maravilhoso, no entanto, isso não deve relegar à vida pessoal a um segundo plano. Equilíbrio é fundamental para se ter uma vida plena e feliz. Reflita sobre qual o papel da família na sua felicidade e quais são suas aspirações no âmbito pessoal. Você quer ter filhos? Quer viajar uma vez por ano? Quer ter tempo para um hobby?

Vida financeira

Você já avaliou se o seu estilo de vida é compatível com a sua renda? Muitas pessoas levam uma vida que não condiz com os recursos financeiros que possuem. Se você deseja viver com abundância, deve compreender que precisará fazer por onde para conquistar esse patamar financeiro.

Para este tópico em especial aconselhamos que você faça uma análise de como está vivendo em relação a sua renda. Se identificar um desequilíbrio, corte gastos e/ou dedique-se a ganhar mais para sustentar o tipo de vida que deseja levar.

Vida espiritual

A espiritualidade é uma das bases para ter um projeto de vida estruturado. Não adianta ter a vida pessoal, profissional e financeira dos sonhos se existe algum desequilíbrio nesse campo. Cabe ao indivíduo encontrar a sua própria forma de realizar esse âmbito de sua vida.

Estar bem resolvido com a sua espiritualidade não significa necessariamente ter uma religião, mas sim estar bem consigo mesmo. Aceitar quem você é e a vida que tem é essencial para alcançar o equilíbrio rumo à plenitude. Inclua em seu projeto de vida dedicar-se ao autoconhecimento.

Que tal começar agora mesmo o desenvolvimento de seu projeto de vida? Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a inspiração adiante!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: