A Pirâmide de Maslow é uma teoria que foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970). Conhecida também como Teoria das Necessidades Humanas, foca em fazer a separação hierárquica de tais demandas. A compreensão do comportamento do consumidor é imprescindível para marcas que desejam se consolidar no mercado.

Embora existam outras teorias dedicadas à investigação das necessidades humanas, a Pirâmide de Maslow mantém sua hegemonia. Continue a leitura para entender o que é esse conceito, como funciona e como fazer a sua aplicação.

Afinal, o que é Pirâmide de Maslow?

O objetivo da Pirâmide de Maslow é dividir hierarquicamente as necessidades humanas. A base da pirâmide corresponde às necessidades mais urgentes, ou seja, as fisiológicas, como comida, água, sono e abrigo. Acima da base está o grupo de necessidades de segurança, incluindo a do próprio corpo e da família.

Em seguida, vem a camada social que corresponde a amor, amizade, comunidade e família. Logo acima vem a estima com o reconhecimento, autoestima e status. O topo dessa pirâmide contempla as realizações pessoais. O que essa pirâmide nos diz é que o ser humano somente buscará a sua realização pessoal após ter suprido as demais necessidades.

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Quem foi Abraham Maslow?

O psicólogo norte-americano Abraham Maslow nasceu em 1908 e faleceu em 1970. Dedicado à área humanista, Maslow ganhou destaque pelo desenvolvimento da Teoria das Necessidades Humanas (Pirâmide de Maslow).

PSC

A teoria da Pirâmide de Maslow foi desenvolvida para aplicações no campo da psicologia. No entanto, ganhou grande relevância em áreas como marketing e recursos humanos. Por ser focada em compreender as motivações humanas, é uma teoria que permite decifrar como motivar colaboradores e impactar consumidores.

Aplicação da Pirâmide de Maslow

Já percebeu como diariamente você é impactado por diferentes tipos de comunicação de marcas de variados produtos e serviços? Cada categoria de produtos/serviços tem uma forma mais efetiva de ser apresentada ao seu potencial público consumidor. Uma marca de itens da base da pirâmide fará um tipo de comunicação. Outra que trabalhe com produtos ligados a realizações pessoais (topo da pirâmide) terá outro discurso e abordagem.

Quando comparamos a comunicação de vendas de um apartamento e um curso de inglês fica evidente a diferença. Porém, na prática, o conceito da Pirâmide de Maslow pode ir além. Por exemplo, imagine um restaurante que deseja determinar a melhor forma de se posicionar no mercado. Primeiramente, entendemos que o restaurante oferece um serviço relacionado a uma necessidade fisiológica, se alimentar.

No entanto, o estabelecimento também pode se enquadrar na categoria de necessidades sociais. A partir do entendimento de quem é o consumidor-alvo desse restaurante, fica mais fácil compreender onde posicioná-lo na Pirâmide de Maslow. Um restaurante self-service situado em uma região empresarial é destinado a profissionais com tempo contado para o almoço. Por sua vez, um restaurante francês com cardápio refinado pode ser um ponto de encontros sociais.

Enquadramento na Pirâmide de Maslow

Continuando com o exemplo do restaurante, é possível identificar claramente diferenças entre as formas de vender o serviço. O restaurante self-service irá focar na venda da sua praticidade e pratos balanceados nutricionalmente. No caso do restaurante francês, o refinamento do cardápio e o ambiente serão as qualidades destacadas.

Percebe a importância de determinar em que nível da Pirâmide de Maslow a sua empresa está? Essa definição ajuda a entender quais são as necessidades dos consumidores e como solucioná-las. Mais do que melhorar a comunicação, é possível melhorar a oferta dos produtos e serviços.

Pirâmide de Maslow e a motivação dos colaboradores

Outra aplicação recorrente da Pirâmide de Maslow é no setor de recursos humanos das empresas. Manter os colaboradores motivados é essencial para um bom clima organizacional e maior produtividade. No entanto, compreender o que os motiva pode ser tão complexo quanto decifrar os desejos do público consumidor. O conceito de Maslow pode ser de grande ajuda nesse caso.

A melhor forma de motivar e engajar os colaboradores da sua empresa é por meio do entendimento e atendimento de suas necessidades. Essa observação de necessidades deve levar em conta a hierarquia proposta pela pirâmide. Para que seus funcionários tenham um bom rendimento, é essencial que tenham onde comer e dormir. Tendo essas necessidades resolvidas, o foco deve ser direcionado para os demais grupos.

As pessoas não se motivam a trabalhar se conseguem resolver apenas as necessidades fisiológicas. Empresas que oferecem planos de saúde como benefício têm mais chances de reter bons colaboradores. Esse benefício está diretamente relacionado com o atendimento das necessidades de segurança. Companhias que desejam ir além no tocante a benefícios podem focar em oferecer condições de trabalho mais confortáveis.

Ações práticas

É interessante mencionar que as empresas que desejam engajar seus colaboradores podem focar em diferentes camadas da Pirâmide de Maslow. Não precisa, necessariamente, seguir a ordem proposta por essa pirâmide. Contudo, é válido atender as principais necessidades dos seus funcionários e buscar criar um ambiente pautado pelo respeito e segurança.

Entre as ações práticas que podem ser realizadas para atender as necessidades da Pirâmide de Maslow estão organizar eventos, oferecer auxílio-academia, programas de bonificação por desempenho, entre outras.

O ideal é se certificar de que as necessidades básicas dos indivíduos, como alimentos e moradia, estejam garantidas. Planos de saúde e odontológicos também podem ser entendidos como básicos. Os demais benefícios podem se referir a outras esferas dessa pirâmide.

Ouça os colaboradores

Uma forma interessante de definir os benefícios que serão ofertados é ouvir o que os seus colaboradores desejam. Se a sua empresa pretende instituir um novo benefício, pode questionar aos próprios colaboradores sobre qual opção escolher. Lembre-se de que o mais importante é atender as necessidades reais dos funcionários. Nem sempre é possível compreender efetivamente quais são as necessidades alheias.

Conclusão

A Pirâmide de Maslow é um método que ajuda a guiar a compreensão das necessidades alheias. A hierarquia definida pela pirâmide permite entender quais pontos destacar para se aproximar do público. Trata-se de uma metodologia muito utilizada até os dias atuais por sua eficiência.

A Pirâmide de Maslow pode te ajudar em campanhas de marketing e recursos humanos, além de servir como um guia para analisar sua própria vida. Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!