Não há nada pior do que ajudar uma pessoa e, quando você precisar dela, não receber um auxílio em troca. Ou pior: nem sequer ouvir um singelo “obrigado”. A ingratidão é uma das características mais terríveis e condenadas na humanidade, pois revela um ato de desprezo e egoísmo.
Em geral, a pessoa ingrata age dessa forma porque se considera superior aos outros. Assim, se alguém tem uma atitude positiva em relação a ela, essa pessoa simplesmente considera que o outro não fez mais do que a sua obrigação.
Lidar com alguém assim, portanto, é algo muito difícil, mas não é impossível. Neste artigo, reunimos 6 dicas para que você consiga pôr um fim ao problema. Preparado para conhecê-las? Então, siga em frente e boa leitura!
Conteúdos
1. Tente colocar-se no lugar do outro
Muitas vezes, as pessoas são ingratas porque simplesmente não têm noção de tudo aquilo que você fez para ajudá-las. Assim, se o seu chefe não gostou do relatório que você entregou, talvez ele não saiba o quanto foi difícil para você redigi-lo. Nem sempre a ingratidão é maldade. Pode ser que ela seja apenas um desconhecimento dos seus esforços.
Além disso, é preciso levantar a possibilidade de que a pessoa simplesmente não está em um dia bom. Você pode ter feito algum agrado para a pessoa, e ela nem ter dado muita atenção ao seu gesto porque estava preocupada com a família, com a saúde com a situação financeira ou com qualquer outra questão mais séria. O estado mental da pessoa no momento pode levá-la a agir com ingratidão, mas essa pode não ter sido a intenção dela, e sim apenas um reflexo de um momento delicado.
2. Mantenha o equilíbrio emocional
Ao fazer algo de bom para outra pessoa, aprenda a não criar expectativas de ver alguma retribuição. Sim, parece injusto pensar assim, mas a vida fica mais fácil quando fazemos a nossa parte sem criar grandes expectativas em relação aos outros.
Além disso, se perceber a falta de gratidão da parte de outra pessoa, evite iniciar um conflito com gritarias e descontrole emocional. Como citamos no item acima, não necessariamente a pessoa agiu por maldade. Portanto, procure manter a calma e a educação, de modo que você não perca a razão que está do seu lado.
Se você lida, por exemplo, com alguém que não reconhece os seus esforços e que reclama continuamente das suas atitudes, respire fundo e jamais dê uma resposta enquanto estiver irritado. Depois, quando estiver de cabeça fria, exponha o seu ponto de vista de forma racional, mostrando todo o seu trabalho e o motivo pelo qual as críticas recebidas não fazem sentido.
3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos
Por falar em conversar com racionalidade, entenda que o diálogo é sempre a melhor maneira de resolver um conflito. Dessa forma, se você estiver chateado com uma pessoa por conta de sua falta de gratidão, encontre um momento e um espaço adequados para conversar de forma franca, sem emoções intensas.
Explique a situação, de preferência utilizando frases em primeira pessoa, como “Eu me senti mal quando percebi que você…”. Evite as frases acusatórias, como “Você fez isso e aquilo”. Dê o benefício da dúvida e permita que a pessoa se explique diante das suas insatisfações.
Lembre-se de que ninguém é obrigado a retribuir uma boa ação ou a pedir desculpas, ainda que sejam gestos nobres. Assim, talvez você consiga se reconciliar com a pessoa, ou talvez ela simplesmente não concorde com o seu ponto de vista. Se assim for, decida entre continuar discutindo a questão ou simplesmente deixá-la para lá e continuar a viver.
4. Estabeleça limites
Muitas vezes, uma consequência clássica da ingratidão é a pessoa que você ajudou “se acomodar” e esperar que você sempre faça isso por ela, sem que ela precise retribuir. Se esse for o caso, defina limites e explique que a ajuda que foi concedida uma vez não se tornará rotina.
Por exemplo, se você lavou a louça da casa onde reside com amigos, explique que aquilo foi um gesto altruísta, mas que, em nome da justiça, seria interessante que todos o fizessem em revezamento, de modo que ninguém fique sobrecarregado. Impor limites pode ser um pouco difícil, como se você parecesse inflexível. Todavia, não tenha esse medo. É melhor lutar por justiça do que acumular funções e ajudar pessoas ingratas que nada fazem para retribuir.
5. Corte relações com quem se recusa a melhorar
Se você foi compreensivo, colocou-se no lugar do outro, tentou esclarecer as coisas por meio do diálogo e impôs limites, mas, mesmo assim, a outra pessoa se recusa a ser mais grata em relação a você, talvez seja uma boa ideia refletir se ainda vale a pena manter esse indivíduo em sua vida.
Se você sempre ajuda um amigo em dificuldades, por exemplo, mas ele nunca faz o mesmo por você, será que essa amizade é justa? Será que vale a pena manter essa pessoa em seu círculo de contatos? Muitas vezes, achamos que algumas pessoas são essenciais para as nossas vidas, mas, na verdade, percebemos que ficamos melhores sem elas.
É claro que, em se tratando de um familiar ou de um colega de trabalho, as coisas ficam mais difíceis, pois, até certo ponto, somos “obrigados” a lidar com essas pessoas. Contudo, podemos limitar esse contato ao estritamente necessário. Não se sinta culpado em eliminar da sua vida pessoas que se recusam a ser gratas com você, mesmo que você já tenha lhes dado inúmeras chances de melhorar. É seu direito.
6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão
Por fim, entenda que cobrar dos outros aquilo que você não é capaz de dar seria algo hipócrita. Portanto, se você se incomoda com a ingratidão dos outros, seja você mesmo o primeiro a expressar gratidão sempre que alguém faz algo de bom em sua direção.
Dê o exemplo e promova uma cultura de gratidão em sua família, em seu círculo de amizades e nos seus locais de trabalho. Um bom exemplo pode ser a melhor maneira de “educar” as pessoas que convivem com você e estimulá-las a refletirem sobre as suas atitudes.
Assim, reconheça os esforços das pessoas, agradeça-as por tudo de bom que fazem e elogie-as por suas características e atitudes positivas. Essa atitude de gentileza e coleguismo poderá ser um incentivo para que mais pessoas ajam dessa maneira.
Lidar com pessoas ingratas é sempre um desafio. Resumidamente, o importante é que você tente compreender o lugar do outro, mantenha o equilíbrio emocional, dê o exemplo e tente resolver a questão por meio do diálogo. Se não conseguir uma mudança de atitude da outra pessoa, talvez o melhor a fazer seja mesmo afastar-se dela o quanto for possível.
E você, querida pessoa, como lida com a ingratidão? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Eu costumo ter muitos ingratos nas minhas relações. Sempre ajudando quando estão na pior. Principalmente no período da Pandemia. Quantos me procuraram em Depressão e pânico, eu cedendo tempo,nouvifo e tratamentos. Sou Terapeuta da Medicina Chinesa. Obtive sucesso nos Tratamentos, e, ingratidão de 2, deles. sóAo final , libertos da Depressão, do Pânico e da Cura física. Porém, as leituras do texto, hoje, me mostraram como são, Psicoemocionalmente. Jamais pensaria que se sentem superiores. O Ego, realmente, é destruidor.