Em uma sociedade cada vez mais competitiva, o conceito de altruísmo acaba se perdendo, pois pensar no que é melhor para o coletivo antes de considerar o melhor para si mesmo parece descabido. No entanto, quando as pessoas começam a adotar posturas mais altruístas em seu dia a dia, descobrem a satisfação de ter como retorno o agradecimento sincero de quem foi beneficiado por suas atitudes.

A construção de uma sociedade melhor tem como um dos seus principais pilares a ajuda ao próximo sem fazer distinções. Quanto mais pessoas praticam o altruísmo, mais se fortalece uma corrente solidária em que cada indivíduo cumpre um papel para garantir o bem-estar do todo. A seguir vou conceituar o que é altruísmo e a sua importância para quem pratica e para quem recebe.

Afinal, o que é altruísmo?

Ser altruísta é pensar no bem-estar dos demais e realizar ações concretas com esse objetivo, sem desejar ou exigir nada em troca. O conceito pode ser relacionado com o contexto religioso, uma vez que um dos primeiros registros de defesa do altruísmo consta na Bíblia Sagrada, através do exemplo do apóstolo João. No entanto, não é necessário seguir qualquer religião para poder praticar o altruísmo, é muito mais uma forma de entender a vida do que qualquer outra coisa.

Outro conceito que caminha lado a lado com o altruísmo é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas ações e seus sentimentos. Indivíduos altruístas são naturalmente empáticos e não agem com qualquer tipo de interesse de retorno por suas boas ações. Posso resumir com duas frases populares bem conhecidas, sendo a primeira “não faça aos outros o que não deseja que façam a você” e “faça o bem sem olhar a quem”.

Amplie seus horizontes

O ser humano tem a tendência de olhar para a vida sob um único ponto de vista, o seu. Quando essa visão egoísta é deixada se tem uma verdadeira expansão de horizontes que é benéfica não somente pela boa sensação de ser empático com os demais, mas também pela percepção de outras possibilidades para suas decisões e caminhos a seguir.

Mais uma vez usando frases populares, posso resumir a compreensão dessa ideia da seguinte maneira: “deixar de olhar apenas para o próprio umbigo”. O mundo é grande e repleto de pessoas diferentes de você que merecem um olhar carinhoso e com empatia. Agindo assim com as outras pessoas você transmite a mensagem de que deseja que ajam da mesma forma com você de volta.

Qual a importância do altruísmo?

PSC

As ações de pessoas altruístas contribuem para a construção de uma sociedade mais pacífica, socialmente justa e preparada para acolher as diferenças. Quanto mais se estimula as pessoas a pensarem com altruísmo, mais se está fazendo o melhor para o atendimento das necessidades do todo.

Em primeira instância, o altruísmo gera felicidade pessoal para o indivíduo altruísta, é extremamente recompensador receber a gratidão de quem foi ajudado por sua escolha de não ser egoísta. Em segunda instância, há a felicidade de quem foi ajudado e, dessa forma, impactado a tomar atitudes de benefício ao próximo também. Aos poucos se constrói uma verdadeira corrente de altruísmo.

Os relacionamentos interpessoais construídos em contextos altruístas são muito mais saudáveis e harmônicos, podendo se refletir em redução das taxas de violência e desigualdade social. O ser humano vive em uma sociedade e deve considerar isso para tomar decisões coerentes para o todo e não somente para si mesmo.

Conheça os 5 principais benefícios de altruísmo

A seguir apresentarei os principais benefícios que o altruísmo traz para a sociedade.

1 – Indivíduos mais felizes e satisfeitos

A configuração da sociedade atual cria uma série de insatisfações no íntimo das pessoas, algo que pode ser combatido através da adoção de uma postura mais altruísta. Como já mencionei, toda vez que uma pessoa toma uma atitude em benefício de terceiros, sente grande satisfação e alegria. Quanto mais se pratica o altruísmo, mais se preenche o vazio gerado por uma sociedade desfocada do bem-estar individual e coletivo.

2 – Multiplicação de pessoas socialmente engajadas

O exemplo de atitudes altruístas é extremamente poderoso para influenciar mais pessoas a se organizarem em busca de criar um maior bem-estar social. Se hoje você ajuda uma pessoa que está com alguma necessidade, amanhã pode ser que essa pessoa repita o exemplo com um terceiro e assim por diante. É dessa forma que surgem iniciativas e grupos de proteção e auxílio a minorias. Todo mundo pode contribuir para um mundo melhor através do altruísmo e solidariedade.

3 – Fortalecimento da harmonia

Pessoas altruístas pensam nos demais e, por isso, constroem relações pautadas pela harmonia e respeito. O altruísmo faz com que se pensemos a respeito do que vamos dizer aos outros, evitando falas contaminadas pela raiva e desdém. Viver em harmonia é fundamental para impulsionar a sociedade rumo a um futuro mais estável e com oportunidades de desenvolvimento de soluções melhores para os mais variados problemas.

4 – Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos baseados em sentimentos e atitudes saudáveis são essenciais para construir uma sociedade mais pacífica. A falta de empatia e de ações altruístas leva a uma sensação de irritação crescente entre as pessoas, no entanto, se existe diálogo e uma chance de entendimento é possível que tudo se resolva com mais tranquilidade.

Reduzir o número de desentendimentos pela simples incompreensão do outro corrobora para estabelecer um todo pautado pela harmonia. Uma forma simples de desenvolver a empatia e o altruísmo é se dedicar a conversar com as outras pessoas em busca de soluções para os problemas ao invés de iniciar discussões em que ninguém ganha.

5 – Maior expectativa de vida

Um estudo realizado no Japão identificou que boa parte das pessoas com mais de cem anos de idade vivem em comunidades pautadas pelo altruísmo. Além da boa sensação de ajudar ao próximo, o altruísmo oferece o desenvolvimento de sociedades mais acolhedoras que tornam a vida mais saudável e duradoura.

O altruísmo contribui para o aumento do bem-estar pessoal e coletivo ajudando a construir uma sociedade mais equilibrada!