Nos dias de hoje, aprender como não criar expectativas parece uma verdadeira utopia, não é mesmo? Em um tempo em que as coisas acontecem de forma muito rápida e em que nós nos cobramos o tempo todo, projetar o futuro e desejar que coisas boas aconteçam se torna ainda mais comum, mas também pode gerar mais e mais ansiedade.

Em meio a tudo isso, também é preciso aprender a lidar com a frustração, que é o que acontece quando aquilo que desejamos não se realiza como esperávamos. Você está pronto para isso? Neste artigo, reunimos algumas orientações para lidar com a criação de expectativas de forma equilibrada. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura a seguir!

O que são expectativas e por que elas existem?

Expectativas são esperanças que depositamos na construção de um futuro mais feliz. Assim, podemos falar nas expectativas de um emprego, de um relacionamento, de uma viagem, e por aí vai. Ter expectativas, portanto, é importante para encontrar motivação para o dia a dia. Isso só se torna negativo quando essas expectativas são excessivas e desproporcionais à realidade, quando é mais fácil ocorrer a frustração.

De certo modo, criar expectativas é algo positivo, pois toda ação gera um resultado, e desejar que ele seja positivo é essencial para nos mantermos confiantes e firmes. O problema é quando essas esperanças nos sobrecarregam de autocobranças ou quando acabamos cobrando demais das pessoas ao nosso redor.

Como não criar expectativas demais e ter equilíbrio?

Questione-se: você é uma pessoa que tem muitas expectativas em relação a tudo ou é alguém que não gosta de esperar nada nem de si mesmo e nem dos outros, e simplesmente deixar acontecer? Faça essa reflexão, pois qualquer resposta polarizada pode evidenciar que você ou tem expectativas demais ou de menos, o que não é bom. É preciso equilíbrio! Nesse sentido, confira as dicas a seguir!

1. Tenha expectativas, mas saiba dosá-las

Muitas pessoas preferem se blindar emocionalmente e simplesmente não esperar nada. Assim, fazem o que têm que fazer e deixam acontecer. Também não gostam de se responsabilizar pelas expectativas dos outros e, por isso, tanto no trabalho como na vida pessoal, acabam não se comprometendo muito.

PSC

Isso pode ajudá-las a não se frustrar, mas também acaba criando relações superficiais, em que as pessoas não sentem segurança em confiar no outro, pois nada podem esperar dessa pessoa. Portanto, não seja tão frio a ponto de não criar expectativa nenhuma. Tenha esperanças e motivação para dias melhores!

2. Não fuja da realidade

Por outro lado, quando você coloca expectativas demais em uma situação ou pessoa, assume também o risco de ser muito feliz ou de se magoar. É o jogo da vida, em que ganhamos e perdemos com a mesma intensidade, e tudo faz parte das nossas escolhas.

Dessa forma, é importante almejar uma vida melhor e mais feliz. No entanto, tenha sempre em mente que a felicidade e a perfeição não são a mesma coisa. Ser feliz é relativo, mas a verdade é que ninguém deixará de ter problemas. Portanto, saiba que, mesmo alcançando as suas metas pessoais e profissionais, ainda assim haverá descontentamentos. Ser feliz não é um estado mágico de perfeição, é apenas um estado de bem-estar, mesmo sabendo que os problemas fazem parte da vida.

3. Não procure a perfeição nas outras pessoas

Quando nos relacionamos afetivamente com alguém, por exemplo, logicamente queremos dar e receber um amor recíproco. Por isso, quando o outro não corresponde a essa expectativa natural, as relações acabam entrando em conflito e, muitas vezes, terminando.

É claro que você não deve ficar ao lado de alguém que não o ama. No entanto, procurar o amor é diferente de idealizar alguém que atenda a 100% das suas expectativas. As relações são imperfeitas porque são feitas por seres humanos, que também são imperfeitos. Assim como você não atende a todas as expectativas dos outros, deve compreender que eles também não atenderão a todas as suas expectativas.

4. Administre a ansiedade também na vida profissional

No trabalho, também é natural ter expectativas de crescimento na carreira, afinal, todo colaborador, de forma geral, deseja ser reconhecido, ter oportunidades de mostrar o que sabe, crescer e ter sucesso financeiro e profissional. Quando, depois de um tempo na empresa, essas expectativas não se concretizam, o funcionário acaba frustrado e, na maioria das vezes, opta por buscar oportunidades de alcançar os seus objetivos em outro lugar.

Mesmo que a organização não tenha prometido nada, é a sua expectativa de crescimento que faz com que tenha uma chama interior que o impeça de ficar parado e sempre esteja em busca de evolução. Quando simplesmente a pessoa aceita aquela situação, também está aceitando que a sua carreira estacione ali onde a empresa o colocou. Com isso, corre o risco de estagnação na carreira, se não fizer nada diferente. Portanto, você pode criar expectativas e mudar de emprego, mas não deve se precipitar!

5. Não se compare com os outros

Quando criamos expectativas, precisamos manter o senso de realidade da nossa própria vida. Por isso, não devemos enxergá-la sob a ótica dos outros ou tomar a vida alheia como base comparativa.

Se você passar o dia vendo as fotos de viagens internacionais dos seus amigos no Instagram, por exemplo, vai criar expectativas absurdas e chegar à falsa conclusão de que a vida deles é prefeita e que a sua está uma porcaria. Nada disso é verdade, pois as pessoas só publicam os seus melhores momentos, o que não significa que eles também não tenham problemas. Viva a sua vida com naturalidade, sem comparações, OK?

Conclusão

Por fim, avalie hoje qual é o seu nível de expectativa em relação à sua vida, aos seus relacionamentos e ao seu trabalho. Isso é importante para entender qual é o seu estado de motivação atual e para saber quando equilibrar as suas expectativas e não deixar que elas nem sejam demais e nem de menos. Lembre-se disso e boa sorte!

E você, ser de luz, como tem administrado as suas expectativas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!