Querida pessoa, se hoje só fossem concedidas a você as coisas pelas quais agradeceu, o que você teria? É preciso que manifestemos gratidão por tudo aquilo que há de bom nas nossas vidas — a nós mesmos, ao outro, a Deus, ao universo, enfim àquilo que fizer sentido às suas crenças.

Ser grato melhora as nossas relações interpessoais e até mesmo a nossa saúde mental. Neste artigo, vamos compreender melhor o significado da gratidão, os benefícios desse processo na vida, as características da pessoa grata e algumas dicas para que sejamos cada vez mais gratos. Preparado? Então, continue a leitura e confira tudo sobre o assunto!

O que é a gratidão?

gratidão é uma sensação de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um “presente” ou ação bem in­tencionada de uma pessoa para conosco. Essa ação a que se é grato pode ser um benefício de ordem material ou mesmo uma atitude positiva espontânea. Em outras palavras, a gratidão deriva da percepção de que alguém se beneficiou devido às ações de outra pessoa. Há um reconhecimento do recebimento de um presente, uma apreciação e uma identificação do seu valor.

Para o indivíduo que sabe a importância de ser grato, é importante sempre focar na con­quista, no aprendizado ou no conhecimento que aquele gesto gratuito possibilitou. Assim, para esse indivíduo, cujo sentimento de gratidão é tão evidente, esta frase faz todo sentido: “Se você olha com gratidão para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente”.

Quais são os benefícios da gratidão?

A gratidão deve ser um exercício diário. Devemos agradecer àqueles que nos fazem algum favor sempre que isso ocorrer. Contudo, também devemos agradecer a Deus e ao universo por tudo aquilo que já temos, mas que, no correr do dia a dia, pode passar batido.

Se você tem saúde, uma casa, um emprego, oportunidades de estudos, família, alguns amigos e alimento na sua mesa, saiba que muita gente já gostaria de estar no seu lugar. Por isso, quando agradecemos diariamente por todas essas coisas, desenvolvemos no cérebro um padrão mental mais positivo, que nos permite focar mais no que já conquistamos e menos no que nos falta, o que contribui com a nossa felicidade. Confira os principais benefícios desse processo:

  • Agradecer pelas suas dádivas é uma forma da pessoa reforçar as suas conquistas e valorizar a sua própria história;
  • Pessoas que se sentem gratas sofrem menos de estresse e são mais felizes;
  • A gratidão possibilita maior vitalidade, um sono repa­rador e a recuperação de doenças de forma mais rápida;
  • Indivíduos que são gratos a outras pessoas são mais abertos a receber gestos de gratidão, criando relações mais estreitas e verdadeiras;
  • Essa poderosa virtude, por estar ligada a inúmeras emoções positi­vas, traz também muitos benefícios físicos.

Quais são as características da pessoa grata?

PSC

O indivíduo grato é uma pessoa que valoriza muito tudo aquilo que os outros fizeram e fazem em seu benefício, sempre pensando no seu bem-estar. Sabe reconhecer um gesto que merece a sua gratidão e o demonstra sem hesitar. Costuma agradecer pessoalmente toda boa ação direcionada a ele, pois acredita que essa é uma forma de honrar e respeitar a sua história e a intenção positiva da outra pessoa. Também faz isso por meio de preces, orações e meditação. Assim, torna-se alguém mais feliz e otimista!

Por isso, questione-se sobre os seus hábitos diários:

  • Quando você se sente grato? A quem você manifesta esse sentimento?
  • Como você recebe uma atitude de gratidão?
  • Como se sente quando faz algo em benefício de outra pessoa, e ela não demonstra nenhum tipo de agradecimento?
  • Como esse sentimento afeta a sua vida?
  • O que faz você se sentir grato a outra pessoa?
  • Como você se sente quando é grato a uma pessoa, e ela não quer receber o seu ato de gratidão?

Há algum tipo de utilização negativa para essa virtude?

A pessoa grata se reconhece como alguém que agradece a todos que fizeram algo para ajudá-lo em algum momento da sua vida. Isso a faz sentir-se mais feliz, segura e amparada. Do mesmo modo que gosta de reiterar a sua gratidão aos outros, acredita que as pessoas a quem direciona as suas boas ações também devem cultivar o ato de agradecer. O problema é que nem sempre isso acontece.

Uma pessoa não deve usar as suas boas atitudes para posterior­mente cobrar das pessoas algum tipo de gratidão. Mas, quando isso não acontece espontaneamente, pode, às vezes, se questionar se a sua postura ou ato foram os mais adequados. Outro aspecto em que pode subutilizar esse sentimento é o reconhecimento da pessoa “erra­da” e não da que realmente fez algo em seu benefício.

Como explorar a gratidão positivamente?

Conhecendo bem o conceito de gratidão e os seus benefícios, confira algumas dicas para uma vida mais grata, feliz e otimista!

  • Faça uma lista das coisas boas que conquistou na sua vida, leia-a com atenção, relembre os momentos, sinta novamente cada emoção e agradeça por tudo;
  • Reserve um tempo, antes de dormir, para agradecer pelas suas conquistas diárias;
  • Agradeça pela superação de obstáculos e pela proteção das pessoas a quem ama;
  • Busque demonstrar a sua gratidão a todas as pessoas que, de alguma forma, ajudarem você no dia a dia — por meio de palavras ou gestos concretos de retribuição;
  • Agradeça a Deus, ao universo ou a quem quer que seja dirigida a sua;
  • Cultive o ato de agradecer também por aquilo que não lhe aconteceu (doenças, acidentes, perdas, dores, decepções).

Como podemos perceber, a gratidão é verdadeiramente um sentimento poderoso, que nos faz valorizar a vida e as pessoas que nos querem bem e alimentar uma corrente de boas ações. É também uma forma de agradecer ao universo pelas dádivas, acontecimentos positivos e livramentos. Enfim, ser grato é maravilhoso. Por isso, exercite a sua gratidão todos os dias da sua existência!

E você, ser de luz, como avalia a sua gratidão? Em quais aspectos pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!