Ao longo de nossa trajetória, nós nos conectamos com outras pessoas e isso faz com que avancemos bastante em nosso processo evolutivo. Isso porque precisamos contar com o apoio e a colaboração do outro, para nos tornarmos indivíduos cada vez melhores e também para alcançarmos nossos sonhos, metas e objetivos.

No entanto, por mais que sejam importantes, nem sempre é fácil nos relacionarmos, já que cada um tem suas particularidades e jeito de ser. Cada indivíduo enxerga o mundo ao seu redor de uma forma, desenvolvendo pontos de vista próprios sobre os mais diversos assuntos que envolvem a sua existência.

Neste sentido, para que não caiamos em conflitos e respeitemos cada vez mais as pessoas que nos rodeiam, é preciso recorrer às nossas principais habilidades sociais. Se você deseja saber mais sobre o que estamos falando, continue a leitura e confira!

Habilidade social, o que é?

Basicamente, habilidades sociais são os recursos aos quais recorremos quando precisamos nos conectar e interagir com o outro. Trata-se de uma poderosa ferramenta social, que contribui para expressarmos nossos pontos de vista e opiniões. Isso faz com que qualquer mal-estar seja evitado e o respeito entre todos seja preservado.

Tais habilidades são vistas como competências, sendo elas fundamentais para o desenvolvimento de relações saudáveis, principalmente nos dias atuais. Elas podem ser aprimoradas, tanto de acordo com o tempo, quanto com as interações e conexões que vamos desenvolvendo. Lembrando que não há apenas uma forma de ser socialmente habilidoso ou habilidosa.

Existem alguns fatores que nos ajudam a identificar o nível de habilidade social de uma pessoa. Entre eles está a capacidade de ter empatia pelo outro, de fazer bons amigos e colegas de trabalho, ter uma performance profissional de excelência, ser assertivo, ter autocontrole diante das adversidades e desafios, e por aí vai.

PSC

Podemos perceber, que as habilidades sociais são ótimas ferramentas para o nosso dia a dia, já que elas nos ajudam a lidar da melhor maneira possível com as pessoas que nos rodeiam.

Tipos de habilidades sociais

Conforme dissemos, não existe apenas uma forma de ser habilidoso ou habilidosa socialmente. Existem tipos de habilidade sociais e nós vamos apresentá-las a você nos parágrafos a seguir:

Habilidades comunicativas

As pessoas que têm boas habilidades comunicativas se destacam por saberem conversar e desenvolver diálogos produtivos nos ambientes em que estão inseridas. Isso quer dizer que elas respondem bem às perguntas que lhes são direcionadas e também têm a capacidade de fazer elogios e comentários da forma mais apropriada possível.

Habilidades de civilidade

Nesta habilidade estamos falando de uma pessoa educada, que sabe fazer uma boa apresentação de si. Além disso, é um indivíduo que se coloca bem, que se despede e agradece sempre que necessário.

Habilidades assertivas

As pessoas assertivas geralmente agem de forma bastante equilibrada. Ou seja, ao receberem críticas ou lidarem com erros, elas mantêm o controle emocional e conduzem bem suas ações, para reverter as situações positivamente.

Habilidades empáticas

Esta é uma habilidade que confere ao indivíduo a capacidade de se colocar no lugar do outro. São pessoas que levam em consideração os sentimentos e as emoções daqueles que lhes rodeiam, respeitando, em essência, suas necessidades.

Habilidades de sentimentos positivos

Estas habilidades estão diretamente relacionadas aos vínculos interpessoais que um indivíduo desenvolve. Entre eles estão suas amizades, relações familiares, de trabalho e também a sua capacidade de ser solidário.

Habilidades de trabalho

As habilidades de trabalho nos ajudam a ter uma boa desenvoltura em nosso ambiente profissional. Quando as temos bem desenvolvidas conseguimos falar bem em público, tomar decisões assertivas, propor soluções inovadoras e criativas para problemas e desafios e, principalmente, trabalhar em equipe da melhor maneira possível.

Desenvolver todas estas habilidades é um verdadeiro desafio. No entanto, precisamos ter conhecimento sobre cada um delas, pois isso vai nos ajudar a ter um bom desempenho nos ambientes pelos quais circularmos em nosso dia a dia.

Dicas para desenvolver as habilidades sociais

Se você gostou de conhecer sobre as habilidades sociais e quer aprimorá-las ainda mais, confira nossas dicas abaixo:

Seja claro

As habilidades sociais começam a se apresentar na vida de uma pessoa através da clareza com que ela se expressa. Por isso, quando for transmitir uma mensagem, procure ser o mais claro possível e se expressar bem. Isso fará com que aqueles que estão ao seu redor lhe entendam e colaborem com você.

Suspenda o julgamento

A suspensão do julgamento é uma das melhores formas de nos relacionarmos com as pessoas e de nos adaptarmos aos mais diversos ambientes em que nos inserirmos. Por isso, evite julgar o outro e, ao invés disso, procure respeitar o seu jeito de ser.

Fazendo isso você verá o quanto suas relações e a sua vida, de forma geral, vão melhorar significativamente.

Desenvolva a sua inteligência emocional

Ter inteligência emocional é saber lidar com as emoções e sentimentos, que surgem, principalmente, nos momentos de maior dificuldade. Quando aprendemos a administrar tudo isso, reagimos com mais calma e forma mais estratégica aos desafios, que tentam nos abalar.

Seja otimista

Por mais que o contexto atual não esteja tão favorável, é importante que cultivemos, diariamente, o pensamento positivo e a fé de que tudo vai melhorar. Isso porque, ao adotarmos essa postura, conseguimos superar os desafios com uma facilidade maior e também ajudar o outro a superar suas adversidades com otimismo.

São dicas simples, mas que vão te ajudar a dar o pontapé inicial, em direção às melhores habilidades sociais. Invista em cada uma delas e depois deixe um comentário, falando sobre os resultados que está alcançando.

[php_everywhere instance=”1″]