Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, luz e harmonia.

O autocontrole é a habilidade de gerenciar as próprias emoções e é muito importante em diversas situações da vida. Quando uma pessoa sente raiva, medo ou experimenta qualquer outro sentimento, é através do autocontrole que ela consegue agir de forma comedida, evitando fazer coisas das quais pode vir a se arrepender depois.

O autocontrole é uma das coisas mais importantes na vida, sem ele, não conseguiríamos abrir mão de passar mais tempo na cama para irmos trabalhar e outros tipos de situações cotidianas. É essa habilidade que regula nosso comportamento e nos leva a fazer o que é certo, incluindo desde situações mais simples, como chegar pontualmente no trabalho, até outras um pouco mais desafiadoras, como gerenciar a raiva em um momento de estresse.

Você não precisa se culpar por não dominar a habilidade do autocontrole, desde que se esforce para melhorar, pelo seu próprio bem e daqueles que convivem contigo.

Quando um indivíduo sente que não tem controle sobre seus sentimentos e comportamentos, pode ser mais desafiador permanecer motivado e focado em seus objetivos. De posse dessas informações, você pode começar a fazer uma reflexão e uma autoanálise, a fim de identificar as situações mencionadas no seu dia a dia.

Caso chegue à conclusão de que realmente precisa melhorar em relação à habilidade de controlar seus próprios impulsos, saiba que isso é perfeitamente possível.

Eu preparei 4 dicas para desenvolver o autocontrole e viver com equilíbrio.

1 – Experimente meditar alguns minutos por dia

Se você é o tipo de pessoa que acha que a meditação é uma prática destinada para monges budistas, saiba que você pode meditar apenas para fins de equilíbrio emocional, sem qualquer conotação religiosa. Isso porque se trata de uma atividade voltada para manter a mente focada e, assim, se conhecer melhor e aprender a gerenciar os próprios sentimentos.

2 – Defina metas de longo prazo

Por falar em longo prazo, ter metas para alcançar pelos próximos anos é uma forma bastante interessante de exercitar e fortalecer o autocontrole. O fato de saber onde deseja chegar, seja na vida pessoal ou na carreira, permite que se mantenha motivado ao longo do caminho.

3 – Adote hábitos saudáveis

Dormir bem, alimentar-se de modo equilibrado, praticar atividades físicas regularmente e evitar a sobrecarga de atividades, estão entre as atividades mais relevantes para viver de forma tranquila e com pleno controle sobre seus sentimentos e emoções

4 – Identifique a motivação por trás das suas ações

Se você apenas agir, sem considerar a motivação por trás de cada atitude, corre mais riscos de perder o controle. Desse modo, lembre-se sempre de identificar o que o motiva em tudo o que fizer, esse simples exercício pode trazer resultados poderosos, te ajudando a gerenciar suas emoções e, consequentemente, os seus impulsos.