cansaco-como-lidar

Disposição – Por que sentimos tanto cansaço e nos falta ânimo?

Por: Equipe JRM | Blog | 27 de janeiro de 2020

Como é bom acordar pela manhã com disposição para dar início a mais um dia, não é mesmo? Porém, para alcançar isso é preciso considerar alguns fatores sobre os quais falarei ao longo do artigo. Se você anda sentindo muito cansaço e lhe falta ânimo, continue a leitura para descobrir o que pode fazer para mudar isso.

O que leva uma pessoa a se sentir cansada e desanimada?

São muitos os fatores que podem levar uma pessoa a se sentir cansada ou desanimada, o que pode tanto estar ligado realmente ao excesso de atividades quanto a aspectos emocionais. Dentre os principais motivos podemos destacar:

Rotina cheia de obrigações: uma pessoa que trabalha demais, seja em casa ou em uma empresa, e não tem tempo para descansar e cuidar de si, pode se sentir cansada e chegar à exaustão.

Trabalhar com o que não gosta: ter o mínimo de afinidade com o trabalho que se realiza é fundamental. Uma pessoa que não gosta de forma nenhuma do que faz, tende a se cansar com muito mais facilidade do que aquela que trabalha com prazer.

A falta de um propósito: não ter uma motivação por trás das próprias ações pode levar um indivíduo a se sentir desanimado, simplesmente porque não há uma razão maior para que ele acorde cedo para trabalhar, se dedique e busque crescer.

Problemas de relacionamento: o fato de uma pessoa não possuir um bom relacionamento com os seus familiares ou colegas de trabalho pode levá-la a se sentir desanimada ao saber que não tem escolha e que precisa conviver com todos eles.

Questões ligadas à saúde: além dos motivos ligados ao comportamento, existem outras causas para o desânimo, como desequilíbrios hormonais, transtornos de ordem emocional, doenças que causam dores constantes, tudo isso influencia na forma como uma pessoa se sente.

10 Atitudes para vencer o desânimo e ter mais disposição no dia a dia

Em vez de acreditar que está fadado a passar a vida desanimado, escolha tomar uma atitude para viver com mais disposição e alegria. Afinal de contas, a forma com a qual você age faz toda a diferença. Veja a seguir dez ações que te ajudarão a adotar um comportamento muito mais positivo.

1 – Organizar os seus compromissos

A melhor maneira de não ser engolido pelos seus compromissos diários é mantendo sua agenda organizada. Assim, em vez de simplesmente cumprir uma tarefa atrás da outra, poderá se planejar para otimizar o seu tempo e utilizá-lo de maneira mais inteligente, priorizando o que é verdadeiramente importante.

2 – Adotar uma rotina para dormir

O sono de qualidade é fundamental para acordar com disposição. Uma medida necessária para dormir as horas que o seu corpo precisa para descansar diariamente é adotando uma rotina. Acostume-se a se deitar a se levantar sempre no mesmo horário, pelo menos de segunda a sexta.

Você é feliz?

3 – Cuidar da saúde

Uma pessoa que está doente dificilmente se sentirá disposta, porque seu comportamento é reflexo de como ela está se sentindo. Portanto, cuide da sua saúde com muita responsabilidade, fazendo exames periodicamente e procurando ajuda profissional sempre que notar que algo não está indo bem.

4 – Pedir ajuda ao sentir necessidade

Jamais tente suportar uma grande sobrecarga de tarefas calado, seja no trabalho ou em casa. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza e sim de maturidade, afinal, insistir nisso fará com que, em algum momento, seu corpo entre em pane. Se for no trabalho, converse com o seu chefe, já em casa, fale com os seus familiares e diga que precisa da colaboração deles.

5 – Repensar os seus relacionamentos

Se o motivo pelo qual está desanimado com a sua vida envolve seus relacionamentos, é importante que os repense. Será que realmente a culpa por isso é apenas do outro? Não há nada que possa fazer para que se relacionem de maneira positiva? Muitas vezes, a mudança que desejamos deve começar por nós, pense nisso.

6 – Manter o diálogo aberto nos relacionamentos

Por falar em relacionamentos, existe algo que pode fazer para zelar por eles, que é manter o diálogo aberto. Se você se cala quando um ente querido faz algo que lhe incomoda, está negando a ele a oportunidade de mudar de atitude e evoluir. Desabafar com um terceiro não irá ajudar em nada a resolver a questão. Fale diretamente com o maior interessado e incentive as pessoas que ama a agirem contigo da mesma maneira, vocês só têm a ganhar.

7 – Ter momentos de lazer

Ter momentos de lazer, para relaxar e se divertir, é essencial. Jamais utilize falta de dinheiro como desculpa, pois existem maneiras de fazer isso gratuitamente, seja passeando em um parque da sua cidade, convidando amigos para irem até a sua casa, são muitas as opções.

8 – Praticar atividades físicas

Talvez você fique um pouco confuso ao ver que estou sugerindo que pratique atividades físicas para combater o cansaço. Mas saiba que a verdade é que manter o corpo em movimento é uma excelente maneira de aumentar a disposição, acredite. Escolha uma modalidade que goste, que se encaixe na sua rotina e mexa-se!

9 – Alimentar-se bem

Os alimentos são o combustível para que o corpo humano funcione corretamente, é deles que vêm os nutrientes que precisamos. Dessa maneira, uma pessoa que não se alimenta adequadamente pode acabar se sentindo mais cansada do que o normal. Para evitar que isso aconteça contigo, evite pular refeições, dê preferência para ingredientes naturais e, se possível, consulte-se com um nutricionista.

10 – Ser grato pela sua vida

Você já experimentou se sentir grato pela sua vida? Mesmo que as coisas não estejam exatamente como gostaria, agradecer fará com que adquira uma visão muito mais positiva sobre as coisas, o que também irá influenciar na sua motivação. Adote o hábito de identificar todos os dias pelo menos três motivos que tem para ser grato, esse exercício simples irá te proporcionar grandes benefícios.

Sempre há algo a ser feito para sair de um estado de desânimo e voltar a ter disposição, seja procurar ajuda médica, organizar melhor sua rotina, adotar um estilo de vida mais saudável. Não espere o tempo passar, tome uma atitude hoje para ser feliz!

Copyright:  1397203685 – https://www.shutterstock.com/pt/g/AliiaArslanova

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: