Sentir-se cansado após um dia de muito trabalho é natural, afinal o ser humano tem suas limitações e precisa descansar para recuperar as suas energias. Contudo, sentir um cansaço extremo, uma sensação de fadiga que parece nunca ir embora, é algo que precisa ser visto com atenção, pois pode ser sinal de um problema um pouco mais sério e que precisa ser tratado. Zelar pela sua saúde e bem-estar é essencial para que possa desfrutar do seu direito de ser feliz.

Principais Sintomas do Cansaço Extremo

Também chamado de fadiga, o cansaço extremo se caracteriza principalmente pelo fato de que é uma sensação quase que permanente. O indivíduo que está apresentando um problema desse tipo de sente cansado logo após acordar, mesmo que tenha dormido por várias horas seguidas. É uma exaustão inexplicável que, muitas vezes, ocorre mesmo em dias ociosos, em que nenhum tipo de esforço grande, físico ou mental, foi realizado.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Podemos comparar a sensação do cansaço extremo com a de uma gripe forte, em que o corpo parece mais pesado do que o normal e o indivíduo sente apenas vontade de ficar na cama, sem fazer nada. Não há ânimo nem mesmo para fazer coisas que normalmente gosta e, em muitos casos, o apetite também diminui. Tudo isso acaba comprometendo a concentração e, consequentemente, a produtividade.

Os principais sintomas do cansaço extremo são:

  • Dor e fraqueza nos músculos;
  • Desmotivação e desânimo;
  • Sonolência durante todo o dia;
  • Falhas de memória;
  • Problemas para dormir;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Inchaço nos linfonodos do pescoço e axilas.

 

10 Possíveis Causas do Cansaço Extremo

PSC

Ao perceber que está sentindo um cansaço extremo e prolongado, é fundamental que procure um médico. Quanto antes o problema for diagnosticado e tratado, mais rapidamente voltará a se sentir disposto. De qualquer forma, a título de curiosidade e conhecimento, veja dez possíveis causas da fadiga.

1 – Excesso de Trabalho

A primeira possível causa é a mais óbvia de todas e está relacionada ao excesso de trabalho. E se você pensa que apenas indivíduos que trabalham fazendo esforços físicos correm o risco de passar por isso, saiba que sobrecarregar a mente também pode gerar uma sensação de cansaço extremo. Por isso, é importante sempre se policiar para evitar trabalhar demais e se lembrar de que relaxar é necessário.

2 – Anemia

A anemia é uma condição sanguínea em que o indivíduo passa a ter uma quantidade inferior de glóbulos vermelhos. Pode ser decorrente de uma grande perda de sangue, de uma alimentação pobre em nutrientes, uma diminuição na produção das mesmas ou de outros tipos de problemas. Como causa o enfraquecimento do corpo, o cansaço surge como uma consequência.

3 – Depressão e Ansiedade

A depressão costuma gerar nas pessoas uma grande sensação de desânimo, fazendo com que elas tenham pouco ou nenhum interesse pelas atividades que costumavam realizar. Além disso, compromete o apetite e o sono, que são dois fatores diretamente ligados à energia e à disposição. Os mesmo ocorre com os casos mais graves de ansiedade, em que o indivíduo pode sofrer com insônia e se sentir sonolento durante o dia.

4 – Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que causa o enfraquecimento muscular e, consequentemente, dores por todo o corpo. Por conta do desconforto, leva uma pessoa a se sentir constantemente cansada, principalmente por não conseguir descansar durante o sono. Todos esses fatores comprometem a disposição, o humor e o bem-estar, gerando a sensação de fadiga.

5 – Alergias

As alergias em geral, incluindo principalmente as respiratórias e as alimentares, também são capazes de gerar uma sensação de cansaço extremo. É importante lembrar que nem todas alergias são percebidas logo na infância, e existem muitos casos de problemas que se desenvolvem na fase adulta. Portanto, é importante estar sempre atento aos sinais para fazer os exames necessários e descobrir se é esse o seu caso.

6 – Doenças Cardíacas

Se sentir exausto após realizar uma atividade que costumava ser fácil, como subir escadas, por exemplo, pode ser um sinal de problema cardíaco. Se a sua fadiga estiver relacionada ao coração, existem medicamentos e outros tipos de cuidados e tratamentos que podem ajudar a corrigir o problema, reduzir o cansaço e restaurar a sua energia.

7 – Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é um processo inflamatório que, na maioria dos casos, ocorre nas mãos e nos pés e que também pode causar a fadiga excessiva. Como se trata de uma doença crônica, o dano nas articulações pode se tornar irreversível, o tratamento precoce é a melhor maneira para controlar o problema.

8 – Distúrbios do Sono

Problemas como apneia do sono e insônia podem comprometer gravemente a qualidade do descanso que todo ser humano precisa para repor as suas energias após mais um dia de trabalho. Por essa razão, é fundamental que esteja sempre atento a esse momento tão importante do seu dia. Afinal, dormir bem é indispensável para ter ânimo e disposição no dia seguinte.

9 – Diabetes

Os principais sintomas do diabetes incluem aumento da sede e da fome, vontade frequente de urinar, perda de peso acelerada e o cansaço extremo. Por isso, ao perceber algum desses sintomas, é necessário que procure um médico o quanto antes para que o quadro possa ser avaliado e os exames necessários sejam realizados. Mesmo se tratando de uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, é possível conviver com ela de maneira saudável e, principalmente, com ânimo e disposição.

10 – Problemas Hormonais

Por fim, estão os problemas hormonais, representados principalmente pelo hipotireoidismo, que é capaz de gerar uma sensação de fadiga extrema. Trata-se de uma pequena glândula e que fica localizada na base do pescoço, é dela a responsabilidade de definir a taxa metabólica do corpo, ou seja, o modo com o qual ele gasta a energia. Quando ela se torna lenta ou pouco ativa, o indivíduo se sente extremamente cansado. Esse problema geralmente é resolvido com medicação e costuma apresentar resultados positivos logo no início do tratamento.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que o cansaço extremo pode significar. Lembre-se de estar sempre atento aos sinais enviados pelo seu corpo e, a qualquer sinal de alteração, procure sempre um médico, pois quanto antes o problema for identificado, mais facilmente poderá ser solucionado. A sua saúde é o seu maior bem, por isso cuide dela com carinho.

 

Copyright: 1038665962 – https://www.shutterstock.com/pt/g/paisit