qualidade-do-sono

Qualidade do Sono – Como Anda a Sua?

Por: José Roberto Marques | Blog | 24 de abril de 2018

Dormir é uma das necessidades básicas dos seres humanos, assim como respirar e se alimentar. Além de ser um momento de descanso para o corpo, também é uma forma de a mente relaxar após processar informações durante várias horas seguidas. Se atentar à qualidade do sono é essencial para ter energia para viver cada dia, manter o bom humor e o bem-estar, realizar objetivos e ser produtivo. Ouvir os sinais enviados pelo seu corpo é fundamental para oferecer a ele o descanso que precisa para se reenergizar.

A Importância de Valorizar a Qualidade do Sono

Diferente das máquinas, os seres humanos precisam de pausas para o descanso e, para a maioria das pessoas, a principal delas acontece no período da noite, que é a hora de dormir. Mais do que apenas fazer com que você se sinta melhor e tenha mais disposição no dia seguinte, o sono é fundamental para que o corpo trabalhe diversos pontos que são indispensáveis para a sua saúde e bem-estar.

Enquanto você dorme, vários hormônios são produzidos, como é o caso do cortisol, responsável pela regulagem dos níveis de estresse, e da leptina, que gera a sensação de saciedade e ajuda a evitar a obesidade. O sono de qualidade também auxilia na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e depressão, além de impulsionar a memória e a energia para realizar esforços físicos e mentais no dia seguinte.

Dicas Para Melhorar a Qualidade do Sono e Ter Mais Disposição

Depois de saber mais a respeito da importância de prezar pela qualidade do sono, chega a hora de conferir dicas que vão te ajudar a ter noites mais tranquilas e reparadoras. Adotar esses hábitos em seu dia a dia irá te proporcionar mais energia e força para desfrutar da sua vida de forma plena e feliz.

1 – Tenha uma Rotina de Sono

Determinar horários para dormir e acordar é uma medida fundamental para que o corpo se acostume e consiga relaxar durante o período necessário. Para quem tem uma rotina fixa de trabalho, essa dica é mais simples de ser seguida, mas, se esse não é o seu caso, basta que defina horários para dormir e acordar e comece a segui-los diariamente. Tente não alterar demais essa rotina aos finais de semana e dias de folga. Assim, logo irá se habituar e conseguirá manter esse costume com facilidade.

2 – Atente-se aos Alimentos Que Consome Antes de Dormir

Alguns alimentos e bebidas possuem ação estimulante e, por isso, devem ser evitados nas horas que antecedem o sono, como é o caso do café, dos doces e do álcool, por exemplo. Esse último, por mais que, em um primeiro momento, possa gerar uma vontade de dormir, compromete a qualidade do sono. Por isso, evite ingeri-los pelo menos três horas antes de dormir e nesse horário dê preferência para chás, sucos e refeições mais leves, como sopas e saladas.

3 – Crie um Ambiente Propício ao Sono

O ambiente tem uma grande influência em relação à qualidade do seu sono. Um local barulhento e com muita luz pode atrapalhar o seu descanso e retardar o processo de relaxamento do corpo e da mente. Alguns estudos apontam que ter uma televisão no quarto não é uma boa ideia, porque a luz emitida pelo aparelho faz com que o cérebro se mantenha ligado por mais tempo, assim como o conteúdo que se assiste estimula a atenção. O mesmo vale para o uso do celular antes de dormir. O ideal é se desligar completamente as fontes luminosidade para que o sono chegue.

4 – Limite os Cochilos

Pessoas que têm horários mais flexíveis costumam tirar cochilos durante o dia. Quando em excesso, esse costume pode comprometer a qualidade do sono principal, que é o da noite. Por isso, se houver a necessidade de cochilar, programe-se para que essa soneca dure, no máximo, trinta minutos. Parece pouco, mas será o suficiente para recarregar as energias rapidamente para continuar o dia com disposição e sem comprometer o descanso da noite. Inclusive é até indicado que se cochile após o almoço, para fazer a chamada sesta, mas sempre cuidando para que esse descanso não se exceda.

5 – Inclua Atividades Físicas em Sua Rotina

Praticar atividades físicas diariamente, além de promover benefícios para a saúde física e mental, ajuda a regular o sono. Segundo especialistas, cerca de 30 minutos de exercícios por dia são o suficiente para ter noites de sono de mais qualidade. Escolha uma atividade que goste e que se encaixe no seu dia a dia e faça dela parte da sua rotina. Se não puder ir até uma academia de ginástica, faça uma caminhada, pratique corrida, ande de bicicleta, exercite-se em casa, o importante é se movimentar. Vale lembrar que a ioga e a meditação também são exemplos de práticas que ajudam a melhorar o sono.

6 – Elimine as Preocupações

Ficar pensando em tudo o que terá que fazer no dia seguinte apenas servirá para gerar ansiedade e retardar a chegada do sono. Entendo que, muitas vezes, pode ser um grande desafio deixar de pensar em algo importante, mas, aos poucos, conseguirá aprender a viver o momento presente e permitir que a sua mente relaxe para dormir. Uma forma interessante e bastante simples de eliminar as preocupações é anotando-as em um caderno ou bloco de notas do celular, assim, saberá que, caso se esqueça de alguma informação, poderá ter acesso a ela rapidamente.

7 – Procure Ajuda Profissional

Caso tenha tentado de tudo para vencer a insônia ou o excesso de sono sem sucesso, é importante que procure ajuda profissional. Um bom médico poderá identificar o que está causando esse desequilíbrio em seu organismo e indicar o tratamento adequado para solucionar o problema. Zelar pela qualidade do seu sono faz parte dos cuidados que se deve ter com a saúde, pois é algo que impacta diretamente no seu bem-estar físico e emocional.

Prezar pela qualidade do seu sono é investir na sua longevidade e na sua saúde. Por isso, coloque essas dicas em prática e se permita relaxar para acordar com energia e disposição na manhã seguinte para mais um dia de conquistas e aprendizado. Lembre-se sempre que dormir bem é essencial para que os seus dias sejam extraordinários!

 

Copyright: 524513014 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stock-asso

Deixe seu Comentário: