A gratidão é um sentimento poderoso que é capaz de transformar a maneira com a qual uma pessoa enxerga a sua própria vida. Ao aprender a ser grato por tudo o que possui e conquistou, é possível se sentir ainda mais motivado e confiante para buscar o que deseja.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você é grato? Tem o hábito de agradecer pelas coisas boas que acontecem e também pelos aprendizados contidos nos momentos de dificuldade? Bem, são reflexões importantes a se fazer! Abra as portas para a gratidão entrar na sua vida e exercite-a diariamente. Permita que ela faça morada no seu coração e lhe mostre como é importante focar nos aspectos positivos dos acontecimentos também.

Então, para inspirá-lo a desenvolver o seu potencial infinito, selecionamos algumas frases de gratidão que o ajudarão a enxergar a sua vida de uma nova forma e, claro, com muito mais conexão e positividade. Continue a leitura e confira!

40 frases sobre gratidão

1 – “A gratidão dá sentido para o que passou, traz paz para o agora e cria uma visão sobre o amanhã.” – Melody Beattie

O sentimento de gratidão é capaz de transformar a forma com a qual você enxerga a sua vida em relação ao passado, presente e futuro.

2 – “Estou feliz porque sou grato e escolho isso todos os dias. É essa gratidão que me permite ser feliz.” – Will Arnett

PSC

Está em suas mãos decidir se você vai focar nas coisas boas ou ruins. Escolha ver o lado positivo e seja feliz!

3 – “A gratidão não é apenas a maior de todas as virtudes, ela é a mãe de todas as outras.” – Marcus Tulius Cícero

Somente são capazes de sentir gratidão aqueles que têm outras virtudes em seus corações, como o amor, a generosidade e a empatia, por exemplo.

4 – “A gratidão é o principal sinal de nobreza da alma.” – Esopo

É preciso ter a alma nobre para reconhecer o bem que outras pessoas fazem para nós e agradecê-las por isso.

5 – “Os cientistas sociais descobriram que a maneira mais rápida de se sentir feliz é praticando a gratidão.” – Chip Conley

Quando você deixa de focar no que não tem para valorizar o que tem, descobre que tem inúmeras razões para ser feliz todos os dias.

6 – “Devemos ser gratos a todos aqueles que nos fazem felizes; eles são os jardineiros responsáveis por fazerem a nossa alma florescer.” – Marcel Proust

Pense nas pessoas que já o ajudaram ou que o fizeram mais feliz! Já agradeceu a elas? Sempre é tempo de expressar a sua gratidão e oferecer flores para aqueles que encheram o seu jardim de alegria.

7 – “Não comprometa o que você tem hoje por desejar o que não tem; lembre-se de que o que você tem agora já esteve entre as coisas que você desejava.” – Epicuro

Grande parte do que você tem hoje já esteve na sua lista de desejos no passado. Conscientizar-se a respeito disso fará com que você se sinta mais confiante em relação ao seu poder de realização. Continue, você é capaz!

8 – “Temos duas opções: reclamar porque as rosas têm espinhos ou nos alegrarmos porque os espinhos têm rosas.” – Alphonse Karr

Amplie a sua visão a respeito das coisas, e você verá que é capaz de adotar um mindset positivo, que permitirá a você encontrar o lado bom de tudo (ou da maioria das coisas, pelo menos!).

9 – “O verdadeiro perdão acontece quando você é capaz de dizer: Sou grato por essa experiência.” – Oprah Winfrey.

Ressignificar a dor de uma decepção e transformá-la em aprendizado é o caminho para o amadurecimento. Assim, além de adquirir experiência, você estará se libertando de um sentimento nocivo e substituindo-o pelo perdão.

10 – “Seja grato pelo que você já tem enquanto luta para conquistar os seus objetivos. Se você não for grato pelo que já possui, o que o faz pensar que seria feliz com mais?” – Roy T. Bennett.

Valorizar tudo o que já conquistou e alegrar-se com isso é fundamental para conseguir manter-se no caminho para ir além e atingir o seu estado desejado.

11 – “Reconhecer o bem que você já tem na sua vida é a base para alcançar a abundância.” – Eckhart Tolle

Quando se é grato por tudo o que possui, a felicidade se torna um estado permanente e deixa de estar sempre condicionada a um futuro que parece nunca chegar.

12 – “Temos que encontrar tempo para parar e agradecer a todas as pessoas que fazem a diferença nas nossas vidas.” – John F. Kennedy

Não permita que a correria do dia a dia o impeça de parar para agradecer a todos aqueles que contribuíram e contribuem para a sua felicidade. Demonstre a sua gratidão diariamente.

13 – “É impossível sentir-se grato e desanimado ao mesmo tempo.” – Naomi Williams

A gratidão nos enche de alegria e energia. Quando nos sentimos gratos, não há espaço para o desânimo nos nossos corações.

14 – “A gratidão abre os nossos olhos para o potencial infinito do universo, enquanto a insatisfação fecha os nossos olhos para ele.” – Stephen Richards

Quando se é grato, é possível enxergar o imenso potencial que o universo oferece para se conquistar tudo o que deseja.

15 – “As pessoas têm duas opções nas suas vidas: esperar que um dia especial aconteça ou celebrar cada dia, tornando-o especial.” – Rasheed Ogunlaru

Em vez de esperar que as bênçãos aconteçam, busque enxergá-las nas pequenas coisas. Assim, todos os seus dias serão maravilhosos.

16 – “A gratidão é a mais saudável de todas as emoções humanas. Quanto mais você expressar gratidão pelo que tem, mais motivos terá para agradecer.” – Zig Ziglar

Quanto mais grato você for, mais abrirá os seus olhos para enxergar as bênçãos que acontecem na sua vida.

17 – “Sentir gratidão e não expressá-la é como embrulhar um presente e não entregá-lo a ninguém.” – William Arthur Ward

A gratidão é um sentimento que precisa ser expresso, seja por atitudes, seja por palavras, a fim de que faça sentido e cumpra o seu papel.

18 – “Seja grato por tudo o que você tem e dê o seu melhor para conquistar o que ainda não tem.” – Autor Desconhecido

Ser grato pelo que se tem é diferente de ser acomodado. Reconhecer o que já conquistou é o principal passo para ter motivação para ir além e buscar o que deseja.

19 – “Não é a felicidade que nos traz gratidão. É a gratidão que nos traz felicidade.” – Autor Desconhecido

Você não deve esperar se sentir feliz para ser grato, pois é o sentimento de gratidão que fará com que a felicidade se instaure na sua vida definitivamente.

20 – “Através dos olhos da gratidão, tudo é um milagre.” – Mary Davis

Aqueles que são gratos conseguem perceber os milagres que acontecem nas suas vidas, e o primeiro deles é justamente ter a oportunidade de estar vivo.

21 – “Podemos sempre escolher ser gratos, não importa o que aconteça.” – Dieter F. Uchtdorf

Tudo na vida, por mais delicado e desafiador que seja, pode ter o seu lado positivo. Comece a se atentar para isso e veja o quanto a sua percepção sobre as coisas poderá se transformar.

22 – “A raiz da alegria é a gratidão.” – David Steindl-Rast

Nós nos sentimos alegres quando estamos gratos por algo bom que aconteceu. Então, para que a alegria vire rotina, aprenda a ter gratidão por tudo.

23 – “Eu reclamava por não ter sapatos até que eu conheci um homem que não tinha os pés.” – Confúcio

A forma como você enxerga as situações é crucial para a sua felicidade. Adote uma visão positiva e saiba agradecer sempre, mesmo naquelas situações em que aparentemente não há nada de bom.

24 – “Sempre há flores para aqueles que querem vê-las.” – Henri Matisse

Por mais triste que algo possa parecer, sempre haverá uma razão para ser grato. Encontre a sua e seja agradecido!

25 – “Tenha gratidão pelas coisas que você está descartando. Ao ser grato, estará encerrando a relação com esse objeto. Assim, será muito mais fácil se desapegar.” – Marie Kondo

Se quiser se desapegar de algo, aprenda a ser grato pelo quanto aquilo lhe fez feliz e foi útil em sua vida. Assim, conseguirá deixá-lo ir sem sofrimento. Isso vale para objetos, pessoas e sentimentos.

26 – “A mente grata é aquela que atrai para si as melhores coisas.” – Platão

A sua mente vai focar naquilo para que você der maior destaque na sua vida. Nesse sentido, quanto mais gratidão tiver, maior será a sua percepção para as coisas boas.

27 – “Quando comecei a contar as minhas bênçãos, toda a minha vida se transformou.” – Willie Nelson

O simples ato de pensar em tudo de bom que já aconteceu para você fará com que toda a sua vida seja transformada para melhor.

28 – “A maior homenagem aos falecidos não é tristeza, mas a gratidão por ter desfrutado da presença deles.” – Thornton Wilder

Quando uma pessoa querida se vai, em vez de sofrer por não a ter mais por perto, alegre-se por ter tido a oportunidade de conhecê-la.

29 – “Quando comer brotos de bambu, lembre-se dos homens que os plantaram.” – Provérbio Chinês

Sempre que estiver desfrutando de algo que precisou do trabalho de outras pessoas, seja grato a elas. Isso vale para alimentos, objetos, sentimentos, produtos, serviços, informações, e por aí vai.

30 – “Deus lhe deu um presente de 86.400 segundos hoje. Você já usou um deles para dizer obrigado?” – William Arthur Ward

Independentemente da religião de cada pessoa, todos nós estamos desfrutando de mais um dia de vida. Agradeça por essa dádiva, seja a Deus ou ao universo. O importante é ser grato e reconhecer o quanto esse presente é maravilhoso, pois, como diz outra frase inspiradora: “Quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem.” Lembre-se disso sempre!

31 – “A gratidão não custa nada e tem um valor imenso” – Augusto Branco

Quanto mais você for grato, mais coisas positivas voltarão para você mesmo. Seja grato!

32 – “Sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria” – Napoleon Hill

Ser grato até pelos obstáculos e dificuldades da vida torna o homem um indivíduo com autoconhecimento, mais sensível e conhecedor de si mesmo.  

33 – “A gratidão é o único tesouro dos humildes” – William Shakespeare

O homem pode ser poderoso e rico, mas, sem gratidão, pode se tornar o mais rico dos soberbos.

34 – “As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo” – Epicuro

Pessoas gratas são mais felizes e olham para frente sempre, sem medo.

35 – “O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão” – John Miller

Demonstrar gratidão faz bem para a alma e muda o seu estado de ser, de agir, de agradecer.

36 – Expresse gratidão com palavras e atitudes. A sua vida mudará muito, de modo positivo” – Masaharu Taniguchi

Quando você expressa e tem atitudes de gratidão pelo outro, a reciprocidade tende a ser também de grande gratidão. O ambiente todo fica positivo, tudo prospera.

37 – “A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela, você sempre pode confiar” – Augusto Branco

Estar ao lado de pessoas confiantes, de índole e caráter bons, é formidável! Na vida, precisamos de pessoas assim.

38 – “Só há felicidade se não exigirmos nada do amanhã e aceitarmos do hoje, com gratidão, o que nos trouxer. A hora mágica chega sempre” – Hermann Hesse

Saber esperar, ter esperança em dias melhores e ser feliz e grato pelo que chegar é fundamental.

39 – “A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas também está acompanhada pelo resto delas.” – Marco Túlio Cícero

Todas as pessoas agradecidas são possuidoras de um grande coração e de grandes virtudes associadas. Quem não é capaz de agradecer não terá capacidade de criar empatia com o outro.

40 – “O prazer que se experimenta ao encontrar um homem grato é tão grande que vale a pena se arriscar a não ser um ingrato.” – Sêneca

Assista ao nosso vídeo e confira como a gratidão pode contribuir para o aumento da felicidade.

A gratidão como fonte de felicidade

O poder da gratidão é imensurável. Faz com que a sua vida seja mais plena e mais suficiente. Muitas vezes, gastamos quase todo o nosso tempo e esforços atrás do que queremos e não aproveitamos o momento presente. Nós nos esquecemos da importância de “SER FELIZ”. 

Você observa o quanto as pessoas estão, no dia a dia, correndo atrás de um desejo ou outro, fazer isso ou aquilo… e quando tudo acontece, quando os seus desejos são realizados, elas se preparam para os próximos acontecimentos, os próximos desejos, e se esquecem de apreciar tudo o que alcançaram até agora. Ao fazer isso, elas também se esquecem de aproveitar o que já têm, se esquecem de ser felizes. 

Quando você é grato pelo que tem, o universo conspira para você ter ainda mais. Esse é um dos princípios da “Lei da Atração”. Se você for negativo e não acreditar no que terá e ser grato, pode acontecer de nunca ter o suficiente. 

Aprender a celebrar suas realizações, o seu momento presente e a vida como um todo, com gratidão, possivelmente fará com que você tenha mais bem-estar e felicidade. E esse processo não para, ele é cíclico. Quanto mais grato você é, mais felicidade você tem e mais gratidão nascerá. 

Você vai perceber que tem mais do que o suficiente. Sonhe! Não há problema em sonhar, desejar, crescer, aprender e evoluir. Contudo, seja sempre grato com as suas realizações. 

Ser grato também pelo que NÃO está acontecendo

Você já pensou em ser grato por NÃO ter tudo o que deseja? O poder da gratidão também está aí….

Seja grato por não saber de tudo

Seja grato por não ter tudo o que sempre almejou…

Seja grato pela oportunidade de aprender…

Seja grato pelo seu crescimento em momentos difíceis…

Seja grato pelas suas limitações…

Seja grato pela oportunidade de ser um ser humano melhor…

Seja grato por cada passo em direção ao acerto depois do erro…

Seja grato por cada dificuldade que o fez crescer como pessoa…

6 princípios do poder da gratidão

Quer conhecer um pouquinho de como praticar a gratidão no seu dia a dia. Confira essas dicas: 

  • Pense em alguém ou algo pelo qual você se sinta realmente grato

Observe o que você sente nesse momento, quando se sente agradecido. Esse sentimento de vibração abre o seu coração e uma sintonia de paz invade você? Esse é um dos sentimentos mais incríveis da gratidão. Você se sente mais pacífico. Fica em um estado de paz e satisfação no mais alto nível. 

  • Pratique uma atitude de gratidão

Tente ser positivo, reconhecer as coisas boas que estão acontecendo, verbalizar aquilo pelo que é grato e ter uma atitude positiva em relação à vida. Mude a sua maneira de pensar em gratidão apenas como uma maneira mental ou intelectual de encarar as coisas. Tenha gestos práticos de gratidão: abraçar, conversar, agradecer, retribuir, alegrar-se pelas coisas boas.

  • Sinta a gratidão na alma e não na cabeça 

A gratidão acontece primeiro no coração e é o resultado da nossa escolha de tomar essa ação interior e de fazer uma mudança de alma. Sentir-se agradecido é uma experiência interna de plenitude e expansão no coração, que surge espontaneamente do reconhecimento do amor e da bondade. 

Na forma mais plena, a gratidão não é uma prática. É uma expressão viva da nossa própria consciência. Quando entendemos a mecânica vibracional da gratidão, percebemos que é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de experimentar uma mudança instantânea da alma.

  • Seja grato mesmo quando as coisas não saírem do jeito esperado

Muitos de nós nos permitimos sentir gratidão quando estamos felizes com a maneira como as coisas estão indo, com a maneira como as pessoas estão nos tratando e com o que o universo está reverberando para nós. 

É fácil agradecer quando acontece algo maravilhoso nas nossas vidas, mas o que acontece quando as pessoas estão fazendo coisas que nos deixam tristes, aborrecidos? O que acontece quando nos deparamos com circunstâncias dolorosas ou desafiadoras? Ou mesmo quando nos sentimos injustiçados? Seja grato também nesses momentos, pois eles podem gerar reflexões e aprendizados valiosos e determinantes para o seu futuro.

  • Não crie uma “gratidão seletiva”

A nossa intenção de ter uma consciência de gratidão não significa absolutamente nada se não a estivermos vivendo, se o ato de se sentir grato for condicional. Ele não significa nada se, quando a menor coisa der errado, ficarmos zangados com o espírito. Isso não significa nada se, quando não temos algo como esperávamos, ficamos enraivecidos e de mal com o universo — como se ele estivesse contra nós. Não nos esqueçamos de que ele nos abençoa todos os dias.

  • Abra o seu coração para receber.

Você pode até estar passando por um momento desconfortável ou infeliz, mas seja capaz de permitir que a sua consciência perceba e sinta gratidão pelas lições que está aprendendo, pelos amigos que o apoiam, ou pelas bênçãos inesperadas que o seu desafio está lhe trazendo. 

Lembre-se sempre de que é possível ser grato mesmo nos momentos mais difíceis das nossas vidas. Nunca abandone a sua prática de gratidão apenas por estar temporariamente infeliz ou insatisfeito com algo. Você precisa encontrar a sua gratidão mesmo quando está sofrendo, triste ou com dor. Na verdade, é quando você mais precisa dela.

Ser feliz por ser grato e ser grato por ser feliz!

Ainda que seja de forma egoísta, todos sentem uma enorme sensação de felicidade ao ouvir alguém dizendo uma frase de agradecimento. Isso reforça a nossa autoestima porque nos deixa a sensação de que fomos capazes de oferecer algo de valor.

Assim, esperamos que as frases que selecionamos tenham feito sentido para você e o inspirem a fazer da gratidão parte da sua rotina diária. Esse sentimento extraordinário fará com que você adote uma nova e mais positiva visão a respeito da sua vida e se sinta ainda mais motivado a transformar a sua história. Permita que a gratidão o leve além!

E você, ser de luz, manifesta gratidão diariamente? Quais são os motivos pelos quais você pode agradecer? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!