Qual é a sua prioridade atualmente? Tem focado na carreira, no lado pessoal ou no relacionamento? Para onde você tem direcionado os seus esforços? Está satisfeito com a atenção que tem dado ao alcance de seus objetivos?

Começo fazendo esses questionamentos, porque é muito importante termos prioridades na vida, uma vez que são elas que guiam nosso foco e nossos esforços para conquistarmos o que desejamos. E, como não podemos ter tudo, ao mesmo tempo, as prioridades nos ajudam a abrandar a ansiedade e equilibrar as nossas muitas vontades.

Mas aí entra a grande questão: como definir prioridades? Como saber o que é mais ou menos importante para nós? Como saber a hora certa de focar em algo? Veja minhas dicas abaixo e aprenda a priorizar com sabedoria.

Aprendendo a definir prioridades

Antes de definir suas prioridades, é extremamente importante entender quem você é, e o que deseja realizar e conquistar em sua vida. Essas respostas devem ser apenas suas e motivadas por seus sonhos e desejos mais íntimos. Por isso, evite se deixar influenciar pela família e pelos amigos, apenas siga seu coração e acredite que todo seu esforço vai valer a pena.

O próximo passo é delimitar seus projetos e organizar suas prioridades de acordo com a importância que você dá a cada uma.

PSC

Por exemplo:

  • Começar um MBA em Coaching ainda esse ano – Prioridade Alta, Média ou Baixa?
  • Ser promovido no trabalho – Prioridade X.
  • Economizar para uma viagem de férias em determinado destino – Prioridade Y.
  • Casar-se e ter filhos no final do ano – Prioridade V.
  • Cuidar melhor da alimentação e fazer atividades físicas – Prioridade Z.

Após fazer isso, é preciso encontrar um equilíbrio, ou seja, alinhar as prioridades pessoais e profissionais, de maneira que uma não atrapalhe a realização da outra. Se, por exemplo, você deseja se casar e fazer um curso de aperfeiçoamento fora do país, tudo no mesmo ano, é importante que as datas não coincidam, que seu parceiro concorde, a empresa te libere e que tenha condições financeiras para custear essas duas metas.

Quando o assunto é definir prioridades, outro ponto central e essencial diz respeito ao foco. Essa habilidade é de suma importância, pois é o que permitirá a você seguir seu caminho e se manter focado, determinado e motivado a persistir, firme e forte, até a completa realização de suas conquistas.

Por isso mesmo, busque desenvolver essa competência comportamental o quanto antes, seja persistente e dedique-se com afinco à conquista dos seus sonhos e objetivos, pessoais e profissionais. Com certeza, seus resultados serão gratificantes e extraordinários.

7 Dicas para aprender a definir prioridades

Agora que já entendeu a importância de definir prioridades, confira dicas que irão te ajudar a levar essa teoria para a prática. Assim, terá dias muito mais produtivos e a certeza de estar se dedicando ao que é realmente importante em sua vida. Vamos lá?

1 – Se conheça e saiba o que deseja para sua vida

Antes de tomar qualquer outra atitude é preciso que se conheça e saiba exatamente o que deseja para sua vida. Quais são as coisas que considera mais importantes? O que não é relevante para você? Ao se fazer esses questionamentos conseguirá identificar com mais clareza o que é ou não prioridade dentro do que acredita e deseja para si. Lembrando que se trata de um processo contínuo ao qual deve se dedicar para sempre.

2 – Registre as metas que deseja alcançar

Quando falamos em prioridades, incluímos tanto os seus grandes objetivos de vida quanto tarefas do dia a dia. Afinal, tudo isso está conectado, as tarefas costumam ser pequenas etapas para a realização de grandes metas. Registre os objetivos que considera mais importantes, pode ser em um aplicativo, uma agenda ou mesmo em um mural. Poder visualizar esses tópicos com frequência te ajudará a se manter no caminho certo.

3 – Trace um plano para alcançar o que deseja

Não basta saber o que quer, é preciso saber o que irá fazer para alcançar esses objetivos. Sendo assim, trace um plano para cada meta, incluindo o que irá fazer, como irá fazer e do que irá abrir mão para tal. A organização é a chave para a realização, tenha isso sempre em mente e veja como a vida se torna muito mais produtiva.

4 – Saiba dizer não

Fazer escolhas faz parte da vida e, para se decidir, você precisará aprender a dizer não para aquilo que não fizer sentido para você. Para algumas pessoas isso parece simples, já para outras se mostra como algo altamente desafiador. A verdade é que se trata de uma questão de desenvolvimento da autoconfiança, quanto mais seguro se sentir de suas decisões, mais firmeza terá para comunicá-las.

Dizer não é fundamental para se manter no caminho das suas prioridades e evitar que coisas irrelevantes te desviem dele. Portanto, saiba o que deseja e comunique isso com confiança sempre que for necessário, as pessoas que realmente valem a pena saberão respeitar sua decisão.

5 – Reveja seu planejamento regularmente

Por melhor que seja um planejamento, ele precisará ser revisto periodicamente. Mesmo que tenha convicção das suas prioridades, é natural que certas mudanças sejam necessárias. Além do mais, é totalmente natural que essas prioridades se transformem ao longo do tempo. Através dessas revisões conseguirá identificar os pontos que precisam ser alterados e se manter no caminho certo, dentro do que acredita.

6 – Realize tarefas mais simples primeiro

Em se tratando de tarefas do dia a dia, é válido ordená-las de modo que as mais simples sejam realizadas em primeiro lugar. Assim, em pouco tempo conseguirá concluir todas e poderá se dedicar a aquelas que requerem um pouco mais de dedicação. Se fizer o contrário e deixar as atividades mais fáceis para depois, correrá o risco de passar o dia todo preso nas mais complexas e acabar não tendo mais tempo.

7 – Separe sua lista de tarefas em duas partes

Caso sinta que o seu dia está sendo tomado por imprevistos com frequência, comece a separar a sua lista de tarefas em duas partes. Na primeira parte, liste todas aquelas que precisa realizar e que não podem ser adiadas, essa se torna a lista fechada. Na segunda parte coloque os imprevistos que forem surgindo. O objetivo disso é dar mais atenção à lista principal e encaixar os itens da outra ao longo do dia, sem prejudicar as suas prioridades.

Viu só como algumas atitudes simples são capazes de transformar a sua rotina e a forma como a organiza? Lembre-se sempre que, quando tudo é importante, nada é importante. Portanto, aprenda a priorizar para ter uma rotina mais produtiva e a certeza de estar se dedicando ao que considera verdadeiramente importante.

Este conteúdo foi útil para você? Passe-o adiante, compartilhando com outras pessoas através das suas redes sociais!