Antigamente, os casais podiam manter contato apenas pessoalmente ou por carta, o que dificultava quando um dos envolvidos morava em outra cidade ou ia fazer uma longa viagem, por exemplo. Atualmente, isso mudou e a tecnologia permitiu que pessoas se comuniquem através de ligações, mensagens de texto e chamadas de vídeo. Contudo, o que é usado como ferramenta de conexão para muitos casais, para outros pode ser o causador do fim do relacionamento e de discussões que comprometem a união. Continue acompanhando e saiba como o celular pode causar tudo isso.

Como o celular pode causar o fim do relacionamento?

Através de um celular é possível ter acesso a uma infinidade de aplicativos com funções diferentes, como gerenciar finanças, verificar o caminho para chegar a determinado destino, compartilhar fotos, se comunicar com amigos, conhecer pessoas novas, se divertir com jogos e assim por diante. Muitos costumam dizer que sua vida está em seu smartphone, porque realizam grande parte de suas tarefas do dia a dia através dele.

Por conta desse grande leque de funcionalidades, existem pessoas que passam horas olhando para a tela do aparelho, se esquecendo de que a vida está acontecendo fora dela. Assim, acabam deixando de lado os relacionamentos, que precisam de atenção e presença para se manterem vivos. Esse é o primeiro motivo pelo qual o celular pode causar o fim de uma relação amorosa.

Outro motivo diz respeito à confiança entre o casal. Ao acessar o celular de um indivíduo é possível obter diversas informações a respeito dele, como: seus compromissos, suas despesas financeiras, com quem ele conversa, que fotografias mantém armazenadas no aparelho, dados que são bastante pessoais. É por essa razão que muitos colocam senha, para evitar que o smartphone seja acessado por qualquer pessoa.

Dentro desse contexto, existe uma polêmica em relação aos casais: será que um deve ter a senha do celular do outro? Se está esperando uma resposta pronta, saiba que não há, pois cada casal deve definir suas próprias regras. Para isso, é preciso considerar dois pontos: o primeiro é que cada um deve ter sua individualidade, isso é saudável e importante, já o segundo é que não devem existir mistérios entre duas pessoas que decidiram compartilhar a vida.

Quando um dos envolvidos não consegue equilibrar sua individualidade com o compromisso selado com seu par, o celular pode se tornar uma grande armadilha. Assim, uma ferramenta que deveria ser usada para aproximar o casal e facilitar a comunicação, se torna um meio de fazer coisas que desrespeitem o outro. Para se ter um relacionamento saudável, não é preciso que um saiba exatamente tudo o que o outro faz, basta que ambos pautem suas atitudes no respeito e lembrem-se sempre do compromisso que possuem.

5 Dicas para evitar o fim do relacionamento por causa do celular

PSC

Se você não deseja que o celular seja motivo de discórdia no seu relacionamento amoroso, atente-se aos pontos a seguir. Refletir sobre cada um deles e falar a respeito com o seu par irá ajudar vocês a manterem o equilíbrio e evitarem uma série de desentendimentos.

1 – Converse abertamente sobre o uso de celular

O diálogo é sempre o melhor caminho para resolver questões em um relacionamento. Em se tratando do celular, é importante que conversem para entender o que cada um pensa a respeito do assunto. Se um se incomoda com um aspecto X e outro com Y, é através da conversa que chegarão a um acordo e encontrarão o melhor caminho para evitar que o aparelho seja motivo de desentendimentos. Lembre-se que ambos precisarão ceder e que isso faz parte de qualquer relação.

2 – Invista em tempo de qualidade com a pessoa amada

Se não for bem usado, o celular pode se tornar um ladrão de tempo, porque impede que as pessoas vivam o momento presente. Dessa maneira, é necessário que invista em tempo de qualidade com a pessoa amada, estando verdadeiramente presente nos momentos a dois. As mensagens, as redes sociais, os jogos, tudo poderá ser visto depois, já os instantes ao lado de quem ama são únicos.

3 – Jamais espie o celular do outro sem que ele saiba

Se tem alguma desconfiança sobre o comportamento do outro ao celular, chame-o para uma conversa e fale sobre o assunto. Espiar o aparelho dele escondido não irá resolver nada, pelo contrário, pois trata-se de uma invasão de privacidade, um gesto que poderá causar um grande desentendimento entre vocês. Tenha sempre em mente que a confiança é a base de uma relação e, para construí-la, é preciso muito diálogo, comprometimento e respeito.

4 – Evite fazer coisas que não gostaria que o outro fizesse contigo

Imagino que não gostaria de saber que seu par está acessando aplicativos de relacionamento e trocando mensagens íntimas com outras pessoas. Então, por que fazer com ele algo que não gostaria que fizesse contigo? Use sempre isso como medida para tomar decisões e lembre-se que estar nessa relação foi uma escolha sua e que deve honrá-la enquanto fizer sentido. Se um dia deixar de fazer, deverá chamar o outro para uma conversa franca e colocar um ponto final.

5 – Passe mais tempo desconectado

Por fim, além do relacionamento amoroso, pense também na sua vida como um todo. Será que o tempo que passa ao celular está comprometendo outras áreas? Experimente passar mais tempo desconectado, vivendo na essência as experiências, seja no trabalho, entre amigos, em atividades de lazer. Tome cuidado para evitar que um aparelho criado para trazer praticidade se torne um problema para você.

No fim das contas, não dá para acusar o smartphone de atrapalhar relacionamentos, a produtividade ou a felicidade de alguém. Cabe a cada indivíduo pensar de maneira consciente sobre sua relação com o aparelho e prezar sempre pelo equilíbrio. Assim, torna-se possível desfrutar de todas as facilidades que ele oferece sem nenhum tipo de prejuízo.

O celular permite que você se conecte com o mundo todo, contudo, se não for usado de maneira equilibrada, pode causar a desconexão com a pessoa que está ao seu lado. Aprenda a usar o aparelho com sabedoria e faça dele uma ferramenta para facilitar a sua vida e não atrapalhá-la. Pense nisso!

 

Copyright: 281108126 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem