falta-atencao-relacionamento

Cuidado Com a Falta de Atenção no Relacionamento! O Amor Precisa Ser Cultivado

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de junho de 2019

A falta de atenção no relacionamento é um dos maiores motivos que gera o afastamento de um casal. Geralmente, é motivada pelo comodismo e pela ideia de que o jogo está ganho porque já se está em um namoro ou casamento com a pessoa amada. E a verdade é que o sentimento precisa ser alimentado diariamente, através da convivência e das atitudes de um com o outro. Continue acompanhando e saiba como evitar que isso aconteça contigo através de atitudes simples do dia a dia.

Como a Falta de Atenção no Relacionamento Acontece?

Duas pessoas se conhecem, se apaixonam e decidem iniciar um relacionamento. No começo, ambos se preocupam em saber como o outro está, conversam, falam sobre o que sentem. Porém, conforme o tempo passa, permitem que a rotina se instale e deixam de dedicar atenção à relação. Então, a forte conexão que tinham vai se tornado cada vez mais frágil, porque os problemas e as obrigações vão ocupando cada vez mais espaço.

A falta de atenção é prejudicial porque leva o indivíduo a deixar de se preocupar com algo que precisa de cuidados, pois, assim como um objetivo, um sentimento precisa de dedicação para se manter vivo. Amar não é como comprar um produto, em que você chega, escolhe, paga e tem aquele item para sempre. Afinal, tudo que envolve o ser humano é mais complexo, e um relacionamento precisa ser cuidado através do diálogo, do carinho, da paciência e do respeito.

Sinais de Que o Seu Relacionamento Está Sofrendo Com a Falta de Atenção

A falta de atenção é prejudicial porque afasta as pessoas e, também, faz com que elas demorem para se darem conta disso. Quando se trata de um relacionamento, muitos casais passam anos vivendo dessa maneira, sem perceberem que as coisas não estão indo bem e que é preciso fazer algo para mudar isso. Então, quando percebem, já estão afastados demais e acabam se vendo sem outra saída que não seja a separação.

Se deseja evitar que isso aconteça no seu relacionamento, mantenha-se atento a si mesmo, ao outro e à conexão que possuem. Os sinais a seguir irão te ajudar a identificar caso algum ponto entre vocês esteja precisando de um ajuste, confira!

  • Vocês não têm momentos a sós há um bom tempo;
  • Não conseguem se lembrar quando conversaram sobre a relação;
  • As brigas têm se tornado cada vez mais frequentes;
  • Na lista de prioridades de vocês, o relacionamento está sempre nos últimos lugares;
  • Os gestos de carinho são uma raridade.

7 Dicas Para Evitar a Falta de Atenção no Relacionamento e Manter a Conexão Com a Pessoa Amada

Caso tenha identificado um ou mais sinais da falta de atenção ao refletir sobre o seu relacionamento, saiba que, através do amor, é possível contorná-los e restaurar a conexão entre você e a pessoa amada. E, mesmo se não tiver encontrado nenhum indício, saiba que prevenir também é importante. Confira as dicas a seguir e saiba como manter fortes os laços no seu namoro ou casamento.

1 – Voltem ao Início e Pensem nos Motivos Que os Uniram

O ser humano precisa de uma motivação para se dedicar a algo e, no caso de um relacionamento, é preciso ter sempre em mente a razão pela qual se uniram. Para isso, é importante que puxem na memória o que sentiam no início e o que motivou vocês a ficarem juntos. Resgatar isso irá ajudar a reacender o sentimento e fortalecer a conexão.

2 – Cultivem o Hábito de Conversar Sobre a Relação

Por mais que tenham pontos em comum, devemos sempre nos lembrar que cada indivíduo é único. E a principal ferramenta para vencer as diferenças é o diálogo, afinal, a outra pessoa não tem como saber que algo lhe incomoda se não disser isso a ela. Portanto, adote o hábito de conversar com o seu par, falar sobre o que está sentindo e incentivá-lo a fazer o mesmo.

3 – Façam Mais Coisas Juntos

Fazer algo especial com a pessoa amada é sempre muito bom, principalmente se ultimamente têm se dedicado juntos apenas à obrigações, como fazer compras ou cuidar dos filhos, por exemplo. Dessa maneira, procurem realizar alguma atividade juntos, como praticar um esporte, ir a um restaurante que gostem, fazer uma viagem. Esses momentos a dois fazem muito bem para a relação.

4 – Libertem-se de Influências Externas

Muitos relacionamentos são prejudicados por influências externas, pessoas que, por diversos motivos, tentam atrapalhar a união do casal. Contudo, é importante lembrar que alguém só irá afastar vocês se derem espaço para isso. Assim, o melhor a fazer é se libertar dos palpites, ouvindo apenas aqueles que realmente torcem por vocês, mas sempre considerando o que sentem em primeiro lugar.

5 – Perdoem Falhas do Passado

Todo mundo comete erros e o perdão é importante para virar a página e prosseguir. No caso de uma relação, é essencial que conversem sobre problemas que tenham vivido, resolvam cada questão e as deixem no passado, para que seja possível manter o foco no presente. Relembrar dos erros cometidos pelo outro a cada briga não é nada saudável e pode ser bastante prejudicial para a relação.

6 – Definam Limites Saudáveis

Cada pessoas tem os seus limites e conhecer os seus e os do seu par é necessário para que se respeitem e definam as “regras” da relação. Apenas é importante tomar cuidado para que esses limites não ultrapassem o equilíbrio, pois proibir a outra pessoa de fazer algo que ela goste apenas por um capricho seu está longe de ser saudável.

7 – Coloquem o Relacionamento Como uma Prioridade

Cada indivíduo precisa cuidar de vários aspectos da sua vida, que geralmente incluem: autocuidado, trabalho, relacionamento, família, amizade, entre outros. É claro que cada um tem sua importância, contudo, é necessário se manter atento para evitar que a relação fique sempre por último e acabe sendo esquecida.

Você já parou para pensar que tudo aquilo ao qual se dedica verdadeiramente se desenvolve? Com um relacionamento acontece da mesma maneira. Dedique-se a estar com a pessoa amada, falar a ela o que sente, ouvi-la. Assim, ficarão cada vez mais próximos e felizes juntos.

Copyright: Google – medium.com

Deixe seu Comentário: