tipos-de-amigos

Tipos de Amigos Que Você Precisa Ter em Sua Vida

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de abril de 2018

Dizem que os amigos são a família que nos foi permitido escolher e eu concordo plenamente com essa afirmação. Existem pessoas que são verdadeiros seres de luz em nossas vidas, nos ouvem quando precisamos desabafar; apoiam-nos; motivam-nos e, claro, são companhias maravilhosas para todos os momentos. Por isso, neste artigo falarei a respeito dos tipos de amigos que todos precisam ter, afinal, cada indivíduo é único e tem suas características mais marcantes. Nesse sentido, enquanto alguns são ótimos ouvintes, outros nos animam e nos colocam para cima quando precisamos e, por isso, cada um é especial por uma razão específica. E você, que tipo de amigo é? Reflita!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Tipos de Amigos Essenciais Para Ter uma Rede de Apoio Poderosa

Os seres humanos têm uma necessidade natural de pertencer, de fazer parte de um grupo. Por mais que ter confiança para resolver seus próprios problemas seja importante, ter uma rede de apoio irá permitir que se sinta mais confiante para vencer esses obstáculos e, também, poder fazer a diferença na vida de outras pessoas. Confira, a seguir, os 10 perfis de amigos que todos devem ter para se sentirem acolhidos e terem com quem compartilhar momentos, sejam eles bons ou ruins ou de alegria ou tristeza.

1 – Melhor Amigo Leal

Por mais amigos que se tenha, é natural que um seja considerado o mais especial, talvez por conhecê-lo há mais tempo ou por manter uma convivência mais próxima. Esse é aquele tipo de amigo-irmão, que frequenta a sua casa, conhece toda a sua família e se sente um pouco parte dela também. Alguém com quem você sabe que pode contar para tudo e a qualquer hora, que está sempre pronto para te ouvir, dar um conselho e te apoiar de forma incondicional e que é leal.

2 – Amigo Sincero

A sinceridade é uma característica que desejamos encontrar em todos. Contudo, existem aqueles que têm esse traço como destaque em sua personalidade e que nos falam verdades quando precisamos ouvir. Ter um amigo sincero é importante, principalmente para aqueles momentos em que insistimos em não enxergar algo que esteja nos prejudicando, com um relacionamento nocivo, por exemplo. Mas, claro, é fundamental que tenha total confiança nessa pessoa, para que saiba que realmente está falando pelo seu bem.

3 – Amigo Corajoso

Enquanto algumas pessoas são mais cuidadosas ao tomar decisões, outras são mais destemidas e costumam “se jogar” em prol da realização dos seus sonhos. Se você se identifica mais com o primeiro perfil e costuma ter medo de correr riscos, ter uma pessoa corajosa e desapegada por perto pode te inspirar a agir mais. A intenção não é a de que pare de pensar antes de agir e corra o risco de meter os pés pelas mãos, mas sim que encontre o equilíbrio entre refletir e ter motivação e coragem para aproveitar as oportunidades que surgem.

4 – Amigo Conselheiro

Ter uma pessoa mais experiente para te dar conselhos sobre a vida é extraordinário. É ter a oportunidade de aprender através das experiências dos outros. Essa espécie de mentor pode ou não ter mais idade do que você, afinal, a data de nascimento não é garantia de nada. Encontre um amigo, familiar ou colega de trabalho em quem confie e que admire e peça conselhos, ouça as histórias dele. Tenho a certeza de que irá aprender muito com essa amizade.

Você é feliz?

5 – Amigo Oposto

Normalmente, costumamos nos aproximar de pessoas com as quais temos afinidades. Entretanto, é interessante e enriquecedor também ter amigos que pensam diferente de você. Essa relação é positiva porque te levará a ampliar os seus horizontes, repensar as suas opiniões para mudá-las, se isso fizer sentido para você, ou se tornar ainda mais convicto em relação a elas. Além disso, te levará a aprender a aceitar e respeitar o diferente, algo que é tão importante no mundo atual.

6 – Amigo na Vizinhança

Atualmente, é grande o número de pessoas que não conhecem sequer um dos seus vizinhos, e isso acontece até mesmo em apartamentos que ficam lado a lado. Ter uma relação positiva com os vizinhos é importante porque se existe uma proximidade física de suas casas, isso pode estreitar as relações pessoais e ajudar a criar um senso de grupo e uma rede de proteção mútua.

Quando os vizinhos querem colaborar uns com os outros, se, por exemplo, você está fora de casa e se lembra de que se esqueceu de trancar a porta, pode enviar uma mensagem para que um deles te socorra e faça isso por você. Também pode pedir que alguém receba uma encomenda ou te ampare num momento de emergência. Do mesmo modo, você deve estar disponível a ajudar estes seus conhecidos do mesmo jeito. Fomente boas relações com seus vizinhos e se ajudem mais!

7 – Amigo do Trabalho

Para ter uma boa relação com os colegas de trabalho, não é necessário se tornar o melhor amigo de todos. Contudo, ter alguém mais próximo em quem possa confiar, certamente irá contribuir para que o seu dia a dia na empresa seja mais leve, produtivo e feliz. Esse amigo poderá te dar aquele apoio nos momentos de tensão, reconhecer seus êxitos, ajudar na realização em conjunto das tarefas ou mesmo transformar a hora do café em um momento agradável para bater papo e relaxar. Apenas tome cuidado para que essa amizade não seja prejudicial para nenhum lado e deixem para conversar nos momentos de pausa do trabalho.

8 – Amigo Positivo

As pessoas com as quais convivemos têm um grande impacto na nossa energia. Nesse sentido, quanto mais cercado por pessoas positivas estiver, melhor. Então, inclua na sua rede de apoio um amigo alto-astral, do tipo que, quando chega, ilumina o ambiente e faz que todos sorriam. Esse é o tipo de companhia ideal para todas as horas, pois são capazes de fazer dos momentos de alegria ainda mais especiais e levam cor aos dias cinzentos.

9 – Amigo Zen

Ainda falando sobre a energia, nós costumamos sentir as vibrações das pessoas com quem estamos conversando. Por isso, ter um amigo zen, que te passa calma, é extraordinário. Uma fala tranquila, que sempre tem uma palavra positiva para te dizer, certamente irá agregar muito para a sua vida e te inspirar a ter serenidade mesmo quando a vida se mostrar turbulenta.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

10 – Amigo Prestativo

Existem pessoas que sentem um grande prazer em ajudar e contribuir com a felicidade dos outros. Elas não hesitam em desviar o seu caminho para dar carona para alguém em dia de chuva e se preocupam com todos. Ter um amigo assim é um verdadeiro presente. Mas, tome cuidado para não abusar da boa vontade dele e retribua as gentilezas oferecidas com a sua amizade fiel e também sendo prestativo quando o amigo solícito precisar. Retribua sempre!

O que achou desses 10 tipos de amigos? Consegue identificar os seus em cada um deles? E você, em qual perfil acredita que se encaixa mais? Deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e marcar cada um dos seus amigos com um agradecimento pela linda amizade que possuem.

 

Copyright: http://blog.parperfeito.com.br/especiais/dia-do-amigo/

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: