fadiga-como-evitar

Sinais Que Indicam Que Você Está à Beira da Fadiga

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de maio de 2018

O corpo humano é extraordinário e extremamente sábio, pois quando percebe que há algo de errado envia sinais para chamar a atenção e, assim, o problema ser solucionado. No caso da fadiga, trata-se de uma condição que reúne tanto sintomas físicos quanto emocionais, que expressam um alto grau de esgotamento. A sensação de exaustão é como um recado enviado pelo cérebro para mostrar que é necessário reduzir o ritmo. Estar atento a esse e outros sinais é fundamental para identificar o problema no início e, assim, minimizar os seus danos.

O Que é e Quais São as Causas da Fadiga?

Apesar de ser utilizada como um sinônimo de cansaço, a fadiga vai além disso, pois não é resolvida com um momento de descanso ou uma boa noite de sono. Pode ser descrita como uma grande falta de energia e motivação, algo que se sente tanto física quanto mentalmente. Com isso, atividades que antes eram realizadas com tranquilidade, começam a se tornar um grande fardo e há uma queda significativa na produtividade.

Uma pessoa que está fadigada irá permanecer assim até que identifique as causas do problema e realize o tratamento adequado, o que também costuma incluir mudanças no estilo de vida. Essas causas podem abranger tanto doenças preexistentes, como anemia, diabetes, problemas na tireoide, doenças cardíacas e pulmonares, quanto realmente a sobrecarga de trabalho e obrigações no dia a dia.

É muito importante buscar ajuda médica logo que a sensação de cansaço natural após um dia de trabalho começar a se tornar mais intensa e duradoura. Quanto antes a causa da fadiga for identificada, mais eficaz e rápido será o tratamento. Lembre-se que a sua saúde é o seu bem mais precioso e prezar por ela é um ato fundamental de autocuidado.

Os Principais Sintomas da Fadiga

O conhecimento é a melhor maneira de identificar problemas logo no início e, assim, realizar o tratamento adequado. Por isso, veja quais são os principais sintomas da fadiga e observe se está apresentando algum deles em seu comportamento.

Se Sentir Cansado o Tempo Todo: um sintoma bastante típico da fadiga é se sentir cansado o tempo todo, mesmo depois de uma noite de sono. É uma sensação que combina o esgotamento do corpo e da mente.

Falta de Motivação: se antes levantava da cama com entusiasmo para começar um novo dia e ir para o trabalho, quando se está fatigado esse ânimo desaparece por completo. O mesmo vale para outros tipos de atividades, como sair com os amigos ou praticar um esporte, por exemplo.

Indiferença em Relação ao Que Considerava Importante: as coisas que antes eram consideradas como prioridade parecem ter deixado de ser importantes. Para alguém que está experimentando uma grande sensação de exaustão, tudo parece perder o sentido.

Redução da Produtividade: com a falta de energia e a dificuldade de concentração causados pela fadiga, a produtividade do indivíduo pode sofrer uma grande queda.

Problemas Para Dormir: apesar da grande sensação de cansaço, a mente não consegue se desligar e fica o tempo todo pensando no trabalho e em outras obrigações. Com isso, surge a insônia, que agrava ainda mais a fadiga.

Dicas Para Evitar a Fadiga e Ter uma Rotina Saudável

Como disse anteriormente, a qualquer sinal de fadiga é fundamental procurar um médico para que o tratamento adequado seja realizado. Entretanto, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar o problema, claro, quando não houver relação com outros tipos de doenças preexistentes. Coloque as dicas a seguir em prática e tenha uma rotina saudável sem prejudicar o seu desempenho no trabalho e nas atividades cotidianas.

1 – Organize a Sua Rotina

O primeiro passo para evitar a fadiga é organizar a sua rotina. Manter uma agenda ou utilizar um aplicativo para planejar os seus dias é uma ótima maneira de conseguir realizar tudo o que precisa sem exageros. Trata-se de uma medida que parece simples, mas que pode trazer inúmeros benefícios, o que inclui, principalmente, a realização uma gestão do tempo mais eficaz. Com isso, torna-se possível realizar metas, cuidar mais de si, passar mais tempo com a família, enfim, ser feliz.

2 – Priorize Suas Tarefas

Além de planejar as tarefas que irá realizar em cada dia, é necessário, também, saber priorizá-las. Dessa maneira, conseguirá manter o foco nas coisas que são realmente importantes e abrir mão daquilo que não agrega e serve apenas para te sobrecarregar. Para isso, procure se conhecer melhor e entender quais são as coisas que fazem verdadeiramente sentido para você. É através das respostas que encontrar dentro de si que sentirá mais segurança para tomar boas decisões.

3 – Tenha uma Alimentação Saudável

Os alimentos são o combustível que o corpo precisa para se manter em funcionamento. Por isso, fazer boas escolhas é essencial para ter saúde e qualidade de vida. Nesse sentido, procure se planejar também em relação às suas refeições, para que não corra o risco de ficar muito tempo sem comer ou acabe recorrendo a opções pouco saudáveis. Consultar um nutricionista é uma ótima maneira de obter orientação e planejar detalhes da sua alimentação.

4 – Pratique Exercícios Físicos

A prática de atividades físicas traz diversos benefícios para a saúde e também ajuda a prevenir a fadiga. Enquanto o seu corpo se movimenta, o cérebro libera substâncias que promovem sensações de bem-estar e alegria, o que irá te proporcionar mais energia e motivação. Escolha uma modalidade que goste e que se encaixe na sua rotina e pratique-a regularmente. Vale lembrar que é importante consultar o seu médico antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício.

5 – Tenha Boas Noites de Sono

Por fim, uma medida fundamental para evitar a fadiga é se atentar para a qualidade do sono. O ideal é manter uma rotina de horários para dormir e acordar, e também criar um ambiente propício para o relaxamento, com uma cama confortável, temperatura agradável e cortinas que bloqueiem a luz. Valorize esse momento, pois ele é extremamente necessário para que se recupere do dia que passou e renove as energias para o dia que virá.

Esteja sempre atento aos sinais que o seu corpo envia, principalmente se forem sintomas ligados à fadiga. Lembre-se sempre que a sua saúde é o seu bem mais precioso, através dela você obtém energia para se desenvolver, ser feliz e realizar os seus objetivos.

 

Copyright: 1032355576 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

Deixe seu Comentário: