Muitos acreditam que a felicidade depende de fatores externos, de ter sucesso, bens, ser amado. A verdade é que a felicidade é um sentimento e não um acontecimento, por isso, depende muito mais do indivíduo do que das circunstâncias que o rodeiam. É a atitude mental de uma pessoa que irá determinar se ela será ou não feliz.

As adversidades fazem parte da vida de todos, mesmo que se apresentem de formas diferentes para cada um, elas sempre estão lá. Não temos o poder de mudar a realidade apenas com a força do pensamento, mas podemos mudar a forma como processamos os acontecimentos e reagimos a ele, adquirindo novas perspectivas.

Para ser feliz é preciso ser positivo, para ser positivo não é necessário negar a realidade ou mentir para si mesmo e sim ajustar sua percepção para enxergar oportunidades mesmo em meio aos problemas.

5 Passos para mudar sua perspectiva e obter resultados extraordinários

Sim, a felicidade está em suas mãos, ou melhor, em sua mente. Você pode escolher a forma com a qual irá enxergar seu trabalho, sua família, os desafios que surgem em seu caminho. Mudar a perspectiva irá te proporcionar uma visão mais otimista sobre as coisas, o que, consequentemente, terá como resultado o sucesso e a realização.

1 – Ser feliz nos “meios” em vez de esperar os “fins”

Gandhi sabiamente disse que não existe um caminho para a felicidade, pois ela é o caminho. Nesse sentido, evite esperar para se sentir feliz quando isso ou aquilo acontecer, sinta prazer nos meios em vez de esperar os fins. Sinta satisfação ao trabalhar e contribuir com o propósito da organização em vez de esperar que uma promoção ou aumento cheguem.

2 – Considerar outras possibilidades

Como disse no início, não temos o poder de mudar a realidade, mas podemos mudar a nossa visão em relação a ela, o que faz uma grande diferença. Se algo saiu diferente do que esperava, considere outras possibilidades, se permita ousar, enxergar além. Mesmo que não tenha como controlar tudo, você pode mudar o que estiver ao seu alcance e, assim, obter resultados fantásticos!

3 – Acreditar que o melhor irá acontecer

PSC

A expectativa que temos em relação a um acontecimento futuro, atua em nosso cérebro como se aquilo estivesse realmente acontecendo, resultando em reações no sistema nervoso e em nosso corpo. Dessa maneira, se acreditar que o melhor irá acontecer, seu cérebro irá agir de acordo com a sua previsão, o que terá total influência nas consequências de suas ações.

4 – Buscar um significado para tudo o que fizer

Se considerar o seu trabalho apenas como uma obrigação que te proporciona um salário ao final do mês, provavelmente viverá esperando os finais de semana e o dia do pagamento para se sentir feliz. Em contrapartida, se buscar um significado para cada tarefa realizada, conseguirá obter satisfação todos os dias, sem depender de nenhum fator externo. Nem preciso dizer o quanto isso irá influenciar no seu desempenho.

5 – Espere o melhor de si e dos outros

Quanto melhores forem as suas expectativas em relação a si e aos outros, melhor será o desempenho que vocês terão. Isso ocorre porque temos a tendência de expressar o que esperamos das pessoas e de nós mesmos através da nossa forma de falar e agir. Assim, essas palavras e atitudes influenciam nosso comportamento e das outras pessoas. Por essa razão, procure sempre ter boas expectativas, porque a sua mentalidade tem o poder de criar a realidade.

O seu pensamento pode não ter o poder de mudar o mundo, mas a sua visão sobre o mundo é capaz de transformar a sua realidade. A partir do momento em que se tornar consciente disso, a felicidade terá presença constante em sua vida.