A palavra ousadia é bastante recorrente no nosso vocabulário, porém, muitos não conhecem a amplitude de seu significado. A verdade é que se trata de um adjetivo que pode tanto ter uma conotação positiva quanto pejorativa, cabe a você escolher a forma com a qual irá ousar. Espero sinceramente que seja de modo construtivo, pois quando uma pessoa ousa ir além, ela se torna capaz de alcançar resultados fantásticos. Continue acompanhando para entender melhor o que é ousadia e como esse comportamento pode trazer benefícios para todas as áreas da sua vida.

Entenda o Que é Ousadia e Como Esse Comportamento Pode Te Levar Além

O significado da palavra ousadia vai muito além do modo de se vestir de uma pessoa e envolve, principalmente, o seu comportamento. Considerando apenas o lado positivo, podemos dizer que um indivíduo ousado é aquele que tem coragem para inovar e ir além. Nesse sentido, um empreendedor ousado, por exemplo, é aquele que foge do óbvio e encontra maneiras de oferecer aos seus clientes produtos e serviços completamente diferentes do comum e, claro, que atendam suas necessidades.
Veja o caso dos criadores do aplicativo de localização Waze, os israelenses Uri Levine e Amir Shinar, que tiveram a ousadia de acreditar que seu produto seria capaz de tornar obsoletos os aparelhos de GPS. Eles se planejaram, calcularam os riscos e ousaram. O resultado você já sabe, transformaram o software em um grande sucesso em todo o mundo e realmente atingiram o objetivo desejado. Em cinco anos de existência, a empresa já estava valendo mais de um bilhão de dólares.
O conceito de ousadia se aplica a qualquer área da vida, tanto nos negócios quanto na carreira, nos relacionamentos e objetivos pessoais. Ser ousado é, acima de tudo, acreditar que é capaz de fazer diferente, pensar fora da caixa e ir além. É claro que isso não é garantia de obter bons resultados, mas apenas o fato de tentar já irá te proporcionar lições extraordinárias que poderão ser aplicadas em uma próxima tentativa. Permita-se ousar e veja como conseguirá realizar coisas inimagináveis!

7 Atitudes Poderosas Para Agir Com Ousadia e Ir Além

Agora que entendeu melhor o conceito de ousadia, confira sete atitudes que precisa ter para colocá-la em prática. Como bem disse o gênio Albert Einstein, loucura é querer fazer sempre as mesmas coisas e obter resultados diferentes. Portanto, inove, saia do lugar e descubra o poder fantástico que possui.

1 – Reconheça Seu Potencial

A primeira atitude a ser tomada é reconhecer o seu potencial de ir além. Para isso, evite alimentar ideias limitantes do tipo “eu não sou capaz” ou “isso não é para mim”. Lembre-se que é capaz de qualquer coisa que desejar, pois, por mais desafiador que algo pareça, se você se dedicar e ousar tentar irá conseguir. Para iniciar esse processo, substitua as cobranças e a insegurança pelo reconhecimento da sua capacidade, enaltecendo tudo o que já realizou até chegar aqui.

2 – Evite Que o Medo Te Impeça de Agir

Muitos confundem o significado de coragem, pois acreditam que seja a total ausência de medo. Com isso, imaginam que seja algo completamente distante de ser desenvolvido. A verdade é que um indivíduo corajoso também tem medo, afinal, trata-se de uma emoção comum a todos os seres humanos, porém, age apesar dele. Desse modo, não espere que o medo desapareça, considere-o como um lembrete para que seja cuidadoso e siga em frente.

3 – Pense Através de Perspectivas Diferentes

Para ousar é preciso pensar de maneiras diferentes, considerando outras perspectivas. Citando mais uma vez o exemplo do Waze, os seus criadores poderiam ter desistido do projeto por pensarem que os aparelhos de GPS já estavam consolidados no mercado. Entretanto, eles preferiram acreditar que as pessoas iriam gostar de ter a oportunidade de utilizar um software gratuitamente no celular, sem a necessidade de comprar um dispositivo apenas para localização.

4 – Saia do Sua Zona de Conforto Com Frequência

PSC

A chamada zona de conforto se refere aos comportamentos com os quais estamos acostumados, como conversar sempre com as mesmas pessoas e fazer sempre as mesmas coisas. A verdade é que existem ações que realmente fazem parte do nosso cotidiano, contudo, quando um indivíduo faz tudo igual todos os dias, está abrindo mão de excelentes oportunidades de desenvolvimento. Portanto, permita-se fazer coisas novas com mais frequência, para que se habitue com o desconhecido e ele deixe de parecer algo assustador.

5 – Identifique os Riscos e Aqueles Que Pode Assumir

Ousar envolve assumir riscos e agir apesar deles, contudo, não precisa ser sinônimo de imprudência. É perfeitamente possível ser ousado sem se arriscar de modo irresponsável. Para isso, é fundamental que identifique os riscos envolvidos nas suas ações e siga em frente apenas quando puder lidar com as consequências. Lembre-se que a intenção é realmente inovar e fugir do óbvio para atingir um objetivo relevante, mas sempre de forma responsável e consciente.

6 – Tenha Amigos Que Agem Com Ousadia

Por mais personalidade que uma pessoa tenha, é fato que os amigos exercem uma grande influência sobre seu comportamento e escolhas. Então, já que isso irá acontecer, que seja da melhor maneira possível, certo? Nesse sentido, busque ter ao seu lado indivíduos que ajam com ousadia e inovação, pois observar os exemplos deles fará com que se sinta cada vez mais motivado para fazer o mesmo.

7 – Responsabilize-se Por Suas Ações

Por último, é sempre importante que seja responsável pelas suas ações, pois ter essa consciência irá te ajudar a fazer escolhas mais conscientes e considerar os riscos com cautela, mas sem permitir que o medo te paralise. Quando você se responsabiliza por suas atitudes e pelas consequências delas, deixa de ser um mero coadjuvante e refém das circunstâncias para se tornar o centro da sua história. Assim, poderá colher os louros quando suas ações derem certo e, também, aprenderá lições poderosas quando falhar.
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer disse que a ousadia é, depois da prudência, uma condição essencial para a nossa felicidade. Portanto, ouse acreditar que é capaz, ouse tentar, ouse fazer diferente e irá colher frutos fantásticos em forma de realização e satisfação.
 
Copyright: 1049224736 – https://www.shutterstock.com/pt/g/cookiestudio