Você já parou pra pensar a respeito de quais são as coisas que nos movem adiante? Nos move rumo às nossas aspirações, sonhos e desejos?

São as nossas emoções as verdadeiras capazes de nos orientar naquilo que identificamos como vida. Elas são o nosso carro chefe e servem para nos guiar em relação a tudo que nos ocorre, dia após dia.

No filme Divertidamente, sucesso de público e crítica da Disney e Pixar, conhecemos a personagem Rilley, uma garotinha de apenas 11 anos de idade e que assim como todas as pessoas do mundo, sobretudo uma criança em desenvolvimento, passa por uma série de mudanças e transformações, afinal de contas, mudar faz parte de nossas vidas. 

Mediante a tantas transformações, o filme se desenvolve nos apresentando duas perspectivas bastante distintas. A primeira delas são as ações, circunstâncias e acontecimentos que ocorrem na vida de Rilley, já a outra diz respeito às motivações que levaram a garotinha a agir, suas emoções.

Desse modo o filme nos apresenta 5 pequenos personagens que “comandam” o cérebro de Rilley, são 5 emoções sendo elas: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojo. 

As interações que ocorrem, entre as emoções, e as suas consequências, representadas pelas ações de Rilley são um verdadeiro deleite e além de nos ensinar importantes lições a respeito da importância de cada um dos sentimentos que temos para a nossa vida.

1. Ter medo é bom

PSC

Como eu disse acima, cada sentimento e emoção são essenciais para a nossa vida, sendo assim começaremos a falar sobre o medo. Pode parecer estranho, em um primeiro momento, mas o medo é fundamental no decorrer de nossa vida.

Pois ele nos livra de inúmeros problemas e enrascadas. Ele é um alerta e nos orienta a fim de evitar que entremos em situações de perigo. Pense que se não tivéssemos o medo presente no nosso cotidiano poderíamos, até mesmo, tomar atitudes que colocariam em risco a nossa integridade física, moral, e muitas outras coisas como:

  • Atravessar uma rua sem olhar para os lados
  • Tomar decisões de modo imediato, sem pensar nas consequências
  • Tomar atitudes sem avaliar os riscos

Outra emoção que contribui no sentido de nos proteger e o nojo, entendendo que devemos evitar as coisas que não aparentam ser boas, como uma comida que, aos nossos olhos, está claramente estragada. A ideia geral a respeito disso é que devemos ter bastante cautela e agir de forma equilibrada para não perdermos o controle.

2. É normal ficar triste às vezes

Não somos felizes o tempo todo, isso é um fato. A vida é feita com altos e baixos, inclusive, durante o filme, a personagem que representa a emoção da Alegria tenta a todo momento fazer com que a Tristeza cesse, deixa de estar presente, tentando se sobrepor a ela.

Mas o que percebemos é que essa condição de felicidade incondicional não existe e a tristeza tem um sentido muito importante pois ela nos permite entender melhor as nossas falhas, erros e inquietações, além de nos fazer compreender que somos seres humanos, sujeitos a problemas e que não precisamos estar felizes o tempo todo.

Podemos tirar um tempo para nos angustiar, nos permitir ficarmos triste às vezes. Isso alivia o peso de nossos ombros e dá muito mais valor aos momentos de verdadeira felicidade.

3. Sentido de justiça

A raiva funciona como um verdadeiro árbitro daquilo que ocorre ao nosso redor. Julgando as injustiças que podem nos acometer. Mas cuidado, estou lhe falando sobre o aspecto positivo de essa e outras emoções mas não é por essa razão que não existem pontos negativos.

A raiva pode sim ser bastante prejudicial nos levando a cometer ações inconsequentes, além de, em casos excessivos, gerar problemas graves de estresse e alterações fisiológicas e emocionais.

A resposta para isso se encontra no equilíbrio. Ele é quem irá te orientar a fim de tirar o que há de melhor da raiva, pois ,a partir dela, podemos obter resultados positivos como energia, motivação e força de vontade.

4. Sorrir é ótimo, mas cuidado

É evidente que é maravilhoso estar bem consigo mesmo, pular, sorrir, divertir-se. Entretanto, precisamos compreender que a vida nem sempre será de momentos assim.

Entender isso é importante pois nos alivia daquele rótulo de que a vida só é plena quando vivemos 100% dela de forma alegre. Isso não é verdade.

Haverão momentos de tristeza que são fundamentais para nos moldar como seres humanos. Aceite esse fato e desfrute de cada uma das emoções, lembrando que a harmonia entre elas é o nosso principal objetivo.

5. Todos as emoções têm a sua importância

Fica bem claro, com tudo que falei, que todas as emoções possuem o seu grau de importância, seja a alegria, a tristeza, a raiva, o medo ou o nojo, cada uma delas cumpre o seu papel a fim de gerenciar os nossos sentimentos e nos moldar como seres verdadeiramente fantásticos.

Portanto, tenha a certeza que se estiver alegre, sorria, se estiver triste, chore, se estiver com medo, não se envergonhe, se estiver raiva, compreenda os motivos, se estiver com nojo, analise com cautela. 

Se permita viver, entendendo que, para alcançar a plenitude não é preciso reprimir os seus sentimentos, mas sim caminhar passo a passo em busca de um equilíbrio, que te permita aproveitar ao máximo o seu dia a dia respeitando cada uma de suas emoções. 

 

Créditos da imagem: Disney•Pixar’s “Inside Out” takes moviegoers inside the mind of 11-year-old Riley, introducing five emotions: Fear, Sadness, Joy, Disgust and Anger. In theaters June 19, 2015. ©2013 Disney•Pixar. All Rights Reserved.