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7 Tipos de Atitudes Positivas e 7 Atitudes Negativas no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de outubro de 2018

Ficar atento aos tipos de atitudes que se tem no ambiente de trabalho é fundamental para quem deseja ser cogitado para uma promoção e ter suas opiniões consideradas. Muitos profissionais brilhantes perdem oportunidades porque têm atitudes negativas, enquanto outros colegas, que não são tão qualificados, conseguem crescer porque sabem como agir positivamente.

Neste sentido, ressalto que pensar sobre seus comportamentos no trabalho é essencial, pois suas atitudes são um fator poderoso para definir o que as pessoas pensam sobre você.

7 Tipos de Atitudes Positivas no Trabalho

Para quem tem dúvidas sobre a forma de se portar socialmente no ambiente de trabalho, listei sete atitudes positivas, que devem ser incorporadas e, três atitudes negativas, que precisam tanto ser evitadas como eliminadas. Continue lendo e veja como aumentar suas chances de sucesso profissional!

1 – Proatividade

Ser proativo significa se antecipar em situações que exigem soluções rápidas e nas quais não há tempo para consultar os superiores assumindo as responsabilidades. Para as empresas, os funcionários proativos são um verdadeiro tesouro que contribui para o bom desenvolvimento do trabalho. Estar à disposição para realizar tarefas que não são suas, mas nas quais você pode ajudar, também é ser proativo.

2 – Interesse em Encontrar Soluções

Os funcionários que estão sempre lendo e se informando sobre as novidades no setor atuante da empresa contribuem para o seu crescimento trazendo boas ideias. Ter uma atitude interessada em aumentar o seu conhecimento para ajudar a empresa é uma das principais atitudes positivas no trabalho.

3 – Ter Resiliência

Resiliência é a capacidade de se adaptar a novas situações, mesmo as mais adversas, extraindo delas os melhores resultados. Indivíduos que são resilientes no trabalho tendem a conseguir superar obstáculos e transformar situações que seriam desesperadoras em oportunidades. Ser maleável e manter o equilíbrio emocional são excelentes atitudes para se cultivar diariamente no trabalho.

4 – Trabalho em Equipe

Esta é uma competência essencial para todo profissional, possibilita compartilhar seus conhecimentos, desenvolver novas competências, aprender a ouvir e respeitar o outro e, consequentemente, ao ter uma postura mais participativa, gerar de seus colegas mais colaboração também.

5 – Bom Relacionamento Interpessoal

Está relacionado com o modo com que as pessoas se relacionam como um colega e interagem com o outro. Para que exista harmonia no seu local de trabalho, essa atitude é primordial para todos.

6 – Respeito

Talvez seja essa a atitude mais necessária para que se haja harmonia no seu local de trabalho, ter respeito é considerar o outro, aceitá-lo da forma que é e pensar em seu colega não ultrapassando os limites impostos nessa relação.

7 – Comprometimento

Quando você assume um compromisso com uma pessoa, ela espera que você o cumpra. Comprometer-se a fazer alguma coisa, é algo que requer foco e dedicação, pois é uma atitude que deve ser desenvolvida e cumprida dentro do combinado.

 

7 Tipos de Atitudes Negativas no Trabalho

Vamos conhecer agora os comportamentos que você deve evitar na convivência diária em sua empresa com seus colegas, superiores e clientes:

1 – Defender Verdades Absolutas

Num ambiente em que o trabalho coletivo é o que dá resultados, as pessoas não podem ficar na defensiva, acreditando que somente suas opiniões são válidas. Quando estiver debatendo com o restante da equipe, o indivíduo não pode ficar preso a sua ideia, sem ouvir os argumentos dos demais. Essa atitude também é má vista quando levada para momentos sociais, como conversas depois do almoço e que envolvem temas como religião, futebol, política, entre outros temas polêmicos.

2 – Reclamação

Ninguém gosta de conviver com pessoas que estão o tempo todo reclamando. Além disso, saiba que ficar mal-humorado por ter que realizar essa ou aquela tarefa pode prejudicar a forma como o seu chefe te vê. Como citei acima nas atitudes positivas no trabalho, é importante ser proativo, pois o contrário é visto como “preguiça” e falta de profissionalismo.

Deixe a frase “eu não recebo para isso” do lado de fora das paredes da empresa. Seja otimista e dê o seu melhor, pois nenhuma empresa gosta de profissionais que não vestem a camisa e só reclamam de tudo!

3 – Fofoca

Ser fofoqueiro é um fator limitante para o crescimento dentro da empresa, pois, dentre as atitudes negativas no trabalho, essa é uma das que os líderes avaliam como pior. Falar sobre a vida alheia, além de ser perda de tempo produtivo, é uma forma de demonstrar que não se pode confiar em você. Mesmo que você não fofoque com o chefe, saiba que ele, em algum momento, saberá desse seu comportamento.

4 – Inflexível

Não ter flexibilidade na comunicação e vontade de entender o que o outro está falando, é uma das principais atitudes negativas dentro do trabalho. Você precisa falar a linguagem do seu receptor. Não se fala com o dono da empresa da mesma forma que com o auxiliar de limpeza. Ambos tem entendimentos diferentes acerca de um mesmo problema. Ter empatia também “vai bem”. Se coloque no lugar do outro e tenta se comunicar de uma forma gentil.

5 – Não estabelecer metas

Cada pessoa tem uma meta individual: dinheiro, reconhecimento, promoção. Mas, se elas não encontram um objetivo em comum que faça a equipe caminhar junto, todo o trabalho se torna comprometido. Será uma equipe desalinhada. O trabalho flui e funciona se a equipe focar num mesmo objetivo.

6 – Desequilíbrio emocional

Cuide para que o equilíbrio emocional esteja em ordem. É prejudicial ao andamento do trabalho da equipe e você ainda pode correr o risco de terminar isolado pelos outros. Procure separar o pessoal do profissional para não se melindrar demais diante de críticas construtivas.

7 – Desvalorizar o trabalho do colega

Cuidado para não validar demais um colaborador e ignorar e desvalorizar o esforço e dedicação dos demais. Este é um erro muito comum dentro do ambiente de trabalho. Como líder de equipe você pode transparecer como arrogante.

 

Gostou de conhecer os tipos de atitudes que podem te ajudar e te atrapalhar no trabalho? Aproveite para alimentar bons comportamentos e compartilhe estas poderosas dicas em suas redes sociais!

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