expressar-sentimentos-dicas

Saiba Como Expressar Sentimentos e a Importância Disso

Por: José Roberto Marques | Blog | 20 de agosto de 2019

Existem pessoas que têm problemas para expressar sentimentos, com isso, acabam guardando-os apenas para si. É claro que ninguém precisa sair por aí dizendo tudo o que está sentindo a todo o momento, porém, em situações chave essa demonstração serve para fortalecer conexões e, até mesmo, solucionar problemas. Afinal, quando você demonstra amor, carinho e respeito, por exemplo, constrói e solidifica laços afetivos.

Além de demonstrar os sentimentos considerados positivos, em um relacionamento é importante também falar sobre coisas que causam decepção, tristeza, insatisfação, angústia, desconfiança, porque é assim que torna-se possível preencher lacunas e resolver as questões. Por isso, se você tem problemas para expressar o que sente, te convido a continuar acompanhando para saber como fazer isso de modo assertivo.

Quer descobrir quem você realmente é na essência?
Acesse meu vídeo “A Roda da Vida”, um presente maravilhoso!

Por Que Expressar Sentimentos é Importante?

Imagino que, alguma vez na vida, você já tenha demonstrado que gosta de alguém, seja através de palavras ou gestos. Para te ajudar, irei citar alguns exemplos comuns, como: dar um abraço, dizer que sentiu saudade, falar para alguém que se sente feliz com sua conquista, contar que gosta muito da companhia de uma pessoa e assim por diante. Salvo os casos em que existir algum problema entre você e o outro, é comum perceber uma reação positiva da outra parte, afinal de contas, é muito bom se sentir amado.

Quando você expressa para uma pessoa, que já faz parte do seu círculo de convivência, que gosta dela, fortalece o laço entre vocês e aumenta as chances de retribuição. Isso vale para amigos, cônjuge ou namorado (a), pais, irmãos, familiares e, até mesmo, colegas de trabalho. E é sempre bom ter esse tipo de laço, pois ele gera o sentimento de pertencer, que é uma necessidade humana, e torna a vida mais significativa.

Da mesma maneira, quando ocorrem problemas nesses mesmos relacionamentos, é essencial falar a respeito, para que a outra parte entenda o seu ponto e vista e, juntos, possam chegar a uma solução. Simplesmente guardar para si é ruim porque é como se estivesse abrindo mão de demonstrar o que sente, seja para que a outra pessoa receba esse sentimento ou para chegarem a um consenso sobre uma questão a ser resolvida.

7 Passos Para Expressar Sentimentos e Fortalecer Relações

Quando você expressa o que sente, está fazendo bem tanto para os relacionamentos que tem com outras pessoas quanto para o seu relacionamento interno, consigo mesmo. Se estiver triste ou estressado, por exemplo, se abrir com alguém permitirá que se sinta melhor, como se estivesse compartilhando o peso dessas emoções. A seguir, você verá sete passos para expressar seus sentimentos de modo positivo e obter todos os benefícios que citei até aqui, confira.

1 – Identifique o Que Está Sentindo

Antes de expressar qualquer coisa, é essencial que consiga identificar o que está sentindo e o que fez gerar aquela emoção. Está triste, feliz, com raiva, ansioso, decepcionado, animado? Qual o motivo que te levou a se sentir dessa maneira? Fazer esses questionamentos a si mesmo é importante para que se conheça melhor e também para que possa expressar tudo isso de modo coerente, sem ignorar ou exagerar na reação.

2 – Responsabilize-se Pelos Seus Sentimentos

Sempre que for dizer a alguém que se chateou com alguma situação, evite terceirizar a responsabilidade do que está sentindo. Desse modo, em vez de dizer “você faz com que eu me sinta inseguro”, prefira: “eu me sinto inseguro quando…”. Essa diferença, que parece sutil, mostra que tem consciência de que os seus sentimentos lhe pertencem, além disso, tira o tom de acusação da fala, permitindo que a conversa flua de forma tranquila.

3 – Adote o Hábito de Escrever Sobre o Que Sente

Escrever sobre o que sente é um hábito muito interessante se deseja se conhecer melhor e entender como expressa suas emoções. A chamada escrita terapêutica é considerada uma ferramenta bastante positiva de autoconhecimento, além de ajudar no desenvolvimento da inteligência emocional. Lembre-se que ninguém precisa ler o que você irá escrever, portanto, não há motivos para que sinta vergonha. Experimente e veja o quanto isso pode te ajudar a entender e expressar suas emoções com mais assertividade.

4 – Aposte Sempre no Diálogo

O diálogo é sempre a melhor maneira de dizer para alguém que algo lhe chateou. Afinal, sentar e conversar é muito mais eficaz do que se calar ou iniciar uma discussão. Quando as coisas são ditas com tranquilidade, aumenta-se as chances de que a outra parte entenda o seu ponto e expresse o dela, para que possam contrapor os dois lados e chegarem a um consenso.

5 – Lembre-se Que Gestos Também Contam

Quando se trata de demonstrar carinho, amor, cuidado, atenção, os gestos são também muito eficazes. Dar um abraço, cozinhar o prato preferido de uma pessoa querida, zelar, cuidar, são exemplos de ações que podem ser realizadas carregadas de sentimentos. Lembre-se disso, tanto para expressar o que sente quanto para receber esses gestos das outras pessoas, muita gente não tem o hábito de falar sobre o que está sentindo e prefere demonstrar através das atitudes.

Quer descobrir quem você realmente é na essência?
Acesse meu vídeo “A Roda da Vida”, um presente maravilhoso!

6 – Preze Sempre Pela Verdade

Expressar sentimentos é algo que deve ser sempre feito baseado na verdade, porque sem ela eles perdem totalmente a razão de existirem. Afinal, não faz sentido fingir que está feliz ou apaixonado por alguém se isso não condiz com o que carrega dentro de si. Apenas tenha cuidado para evitar que a sinceridade se torne uma desculpa para agir com grosseria ou dizer coisas desnecessárias que possam magoar outra pessoa.

7 – Identifique o Momento Ideal de Expressar o Que Sente

Por último, um aspecto de grande importância quando se trata de expressar sentimentos: o momento certo. Afinal de contas, não dá para sair por aí dizendo o que está sentindo sem considerar alguns pontos, como: se a outra pessoa está em um bom momento para ouvir, se tem certeza sobre o que sente ou se está sob o efeito de fortes emoções. Sabe aquele velho conselho que diz que se deve evitar tomar decisões quando estiver muito feliz ou muito triste? Então, isso também vale para demonstrar os seus sentimentos.

Em muitos casos, expressar os seus sentimentos pode mudar totalmente o rumo de uma história. E, como se trata da sua história, nada melhor do que você determinar os caminhos pelos quais ela irá seguir, não é mesmo? Pense nisso!

Copyright: 748829398 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wayhome

Deixe seu Comentário: