Considerada um dos sete pecados capitais, a preguiça é um estado de prostração, em que o indivíduo não sente vontade de fazer nada, deixando de lado suas obrigações. Em determinados momentos, é natural permitir que a preguiça tome conta, como em um domingo chuvoso, por exemplo, contudo, é preciso tomar cuidado para evitar que se torne um hábito e acabe por comprometer a sua produtividade e desenvolvimento.

Se deseja se livrar da preguiça e se tornar uma pessoa mais ativa, tanto em relação às obrigações do dia a dia quanto dos cuidados consigo mesmo e sua saúde, continue a leitura e confira dicas poderosas.

Livre-se da preguiça pra que assim você possa se desenvolver e evoluir continuamente

Entenda a importância de se livrar da preguiça

A preguiça gera desânimo e, se nada for feito, pode se transformar em um ciclo vicioso. Você deixa de fazer uma tarefa agora, ela se acumula a outras, então, ao olhar para tudo o que tem a resolver e se sente ainda mais desanimado. Se, por outro lado, fizer o esforço de vencer essa preguiça e colocar todas as suas obrigações em ordem, irá experimentar uma grande satisfação, o que te dará motivação para se manter produtivo.

Ter o objetivo de se livrar da preguiça é importante porque, por mais que pareça prazeroso deixar uma tarefa de lado para simplesmente não fazer nada, o preço a ser pago depois é bastante alto. Com o tempo, o seu senso de utilidade vai se enfraquecendo, você passa a se sentir incapaz de realizar qualquer atividade que necessite de um pouco mais de esforço e isso compromete diretamente o seu bem-estar e sua saúde.

Escolha vencer a preguiça, mas não porque as redes sociais estão cheias de pessoas ativas compartilhando seus feitos, faça isso por você, para se sentir bem e se desenvolver. Assim, a sua motivação será sustentável e não irá se abalar por comparações ou comentários vindo de terceiros. Escolha ser útil, produtivo, eficiente em tudo o que fizer e será recompensado de diversas formas ao longo de sua vida.

10 Dicas para se livrar da preguiça e ser mais feliz

PSC

Uma rotina produtiva é sinônimo de felicidade, energia, vitalidade. Veja, a seguir, dez dicas poderosas para mandar a preguiça embora de uma vez por todas!

1 – Defina metas e objetivos diários

Ter um norte para mirar e seguir é essencial para vencer a preguiça, pois saberá exatamente quando estará no início, meio e fim das obrigações. Utilize uma agenda ou aplicativo para listar as metas e objetivos e vá riscando ao longo do dia o que for sendo concluído. A organização é muito importante para se tornar uma pessoa produtiva.

2 – Liberte-se do perfeccionismo

Se é do tipo que fica esperando as condições perfeitas para concluir uma tarefa, será preciso ressignificar isso dentro de si. Tenha como lema que feito é melhor do que perfeito, mas não para que faça as coisas de qualquer jeito e sim para que dê o seu melhor dentro das possibilidades, sem se cobrar perfeição.

3 – Mantenha um diálogo interno positivo

Em vez de dizer a si mesmo que é uma pessoa preguiçosa e que não dará conta das coisas que precisa fazer, prefira mudar o tom do seu diálogo interno. Escolha adotar uma comunicação positiva consigo mesmo, dizendo que irá se dedicar e fazer o possível para realizar cada tarefa.

4 – Use seus pontos fortes a seu favor

Se conhecer é muito importante por muitos motivos, em se tratando de vencer a preguiça, te ajudará a usar os seus pontos fortes a seu favor. Ao se tornar consciente em relação à sua facilidade com certos tipos de tarefa, poderá organizá-las de modo estratégico, a fim de concluí-las com mais agilidade.

5 – Reconheça seus avanços ao longo do dia

Conforme for avançando na lista de tarefas, reconheça isso. Em vez de se lamentar por tudo o que ainda precisa fazer, se alegre pelo que já concluiu. Lembra-se da analogia do copo meio cheio ou meio vazio? Tudo é uma questão de perspectiva, escolha aquela que te motive a continuar.

6 – Peça ajuda quando sentir a necessidade

Existem momentos em que pedir ajuda é necessário e isso não tem nada a ver com ser preguiçoso. Caso perceba que não está dando conta ou mesmo que está sobrecarregado, fale com seus familiares ou colegas de trabalho (dependendo do tipo de situação) e solicite apoio.

7 – Elimine as distrações do ambiente

A preguiça é a porta de entrada para a procrastinação, dessa maneira, é preciso que se previna e elimine do ambiente tudo aquilo que pode te distrair. Silencie as notificações do celular, feche a porta caso tenha outras pessoas em casa, enfim, faça o que for necessário para se concentrar totalmente na atividade que for realizar.

8 – Visualize as tarefas concluídas

Chegar ao fim do dia e concluir tudo o que se propôs fazer dá uma sensação incrível de dever cumprido. Para se motivar pela manhã, faça um exercício de visualização, se imaginando dali a algumas horas, experimentando exatamente esse sentimento.

9 – Use a criatividade para deixar o processo divertido

Existem obrigações que se mostram um tanto quanto tediosas e cansativas, mas que precisam ser feitas. Para se manter motivado para executá-las, use a sua criatividade. Quando for fazer tarefas domésticas ou se exercitar, por exemplo, coloque uma música animada, detalhes assim tornam o processo mais agradável e ajudam a deixar a preguiça de lado.

10 – Se dê uma recompensa ao final do dia

O cérebro humano tem um mecanismo de recompensa muito poderoso. É por isso que nos sentimos mais animados para realizar certas tarefas do que outras, porque estamos sempre em busca de prazer. Uma forma de se manter motivado para as tarefas do dia a dia é se dar uma recompensa ao final do dia, como um banho relaxante, saborear o seu café preferido, assistir a um capítulo de uma série. Assim, irá se dedicar sabendo que, em seguida, será recompensado.

Coloque essas dicas em prática e dê um basta na preguiça. Você será recompensado com uma vida muito mais significativa e um poderoso senso de utilidade, que te dará energia para realizar tudo o que quiser.

Gostou? Passe essa ideia adiante, compartilhando em suas redes sociais!