saude-fisica-mental

Qual a relação entre saúde física e mental?

Por: Equipe JRM | Blog | 17 de abril de 2020

Muitas veem a saúde física e mental de formas distintas, como se fosse possível separar uma da outra, mas a verdade é que ambas estão intimamente ligadas. Inclusive, a OMS – Organização Mundial da Saúde, define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades. Para entender melhor essa relação entre corpo e mente, é só continuar a leitura.

Como saúde física e mental se relacionam?

A relação entre saúde física e mental é bastante íntima, afinal, ambas fazem parte do ser humano e não podem ser vistas de modo individual. A falta de saúde física pode levar a um risco aumentado de desenvolvimento de problemas de saúde mental. Da mesma maneira que problemas de saúde mental podem afetar negativamente a saúde física, levando a um risco aumentado de algumas condições.

Se uma pessoa está com algum tipo de dor, por exemplo, a tendência é que o incômodo afete seu humor e seu bem-estar, o que, a longo prazo, pode gerar uma série de problemas emocionais. Isso sem contar nos casos de somatização, que são bastante comuns e ocorrem quando uma questão emocional desencadeia um sintoma físico.

Pesquisas mostraram que as pessoas que têm o sofrimento como uma constante em suas vidas, em comparação com outras que sofrem em uma frequência menor, têm 32% a mais de chances de apresentarem algum tipo de câncer. Além disso, a esquizofrenia, uma doença ligada à mente, está associada a um aumento do risco de doenças cardíacas e respiratórias

É por tudo isso que não dá para cuidar apenas do corpo e se esquecer da mente ou o contrário. É preciso que todos se tornam conscientes a respeito dos cuidados a serem tomados para garantir sua saúde de forma ampla e, consequentemente, manter seu bem-estar e qualidade de vida. Estar saudável física e emocionalmente é bom para os relacionamentos, a carreira, a convivência em sociedade, para tudo.

8 Hábitos que fazem bem para a saúde física e mental

A forma mais eficaz de cuidar da saúde física e emocional é através da adoção de hábitos que fazem bem para o corpo e a mente. Vale lembrar que é exatamente a constância dessas ações que irá trazer bons resultados, por isso, é importante torná-las parte da rotina diária ao longo de toda a vida.

1 – Cuidar da alimentação

A alimentação é um aspecto essencial da vida saudável, afinal, é dela que vem os nutrientes que o corpo precisa para se manter em funcionamento. Embora a praticidade oferecida pela indústria pareça convidativa em meio à rotina agitada, a base de uma dieta saudável deve ser sempre formada por alimentos naturais. Não é proibido comer industrializados, apenas é preciso manter o equilíbrio e fazer boas escolhas.

2 – Beber bastante água

Além dos alimentos, o corpo precisa de água em grandes quantidades, por isso, não basta tomar apenas alguns copos por dia. Beber água dá energia, ajuda a aliviar dores e evita uma série de doenças, como a insuficiência renal. Para se manter hidratado, comece a manter uma garrafa em sua mesa de trabalho, isso também irá ajudar a saber se está ingerindo a quantidade necessária de água.

Você é feliz?

3 – Dormir bem

Tudo na natureza foi criado de modo perfeito, a noite é o momento em que o corpo e a mente devem repousar para recarregar as energias para a manhã seguinte. Se deseja se manter saudável, jamais subestime a importância do sono. Adote o hábito de se deitar e se levantar nos mesmos horários, atente-se ao conforto do colchão e travesseiro e durma bem.

4 – Praticar atividades físicas

Nos primórdios da humanidade, o homem precisava caçar a sua própria comida, construir sua própria casa, atividades que necessitavam de grande esforço físico. Com a chegada da modernidade, passamos a ter acesso facilitado a tudo, o que nos deixou sedentários, mas não anulou a necessidade do corpo de se movimentar. Pratique atividades físicas, seu corpo e sua mente precisam disso para se manterem saudáveis.

5 – Cercar-se de boas companhias

O estado de espírito das pessoas com as quais convivemos exerce uma grande influência sobre nós. Para constatar isso basta perceber o quanto o ambiente tende a parecer negativo quando um dos presentes apenas se queixa de tudo e nunca fala nada de bom. Dessa maneira, procure se cercar de boas companhias, pessoas que te façam bem e te coloquem para cima, isso também fará bem para a sua saúde.

6 – Aprender a gerenciar as emoções

Como vimos, as emoções não resolvidas podem desencadear sintomas físicos e o desenvolvimento de doenças. Para evitar que isso aconteça, é importante reconhecê-las e aprender a lidar com elas. Assim, irá desenvolver sua inteligência emocional, o que é ótimo para se manter mentalmente saudável e lidar de modo positivo com as adversidades.

7 – Estabelecer metas realistas

A rotina de cuidar da casa, da família e ir para o trabalho pode parecer vazia se não existirem metas a serem cumpridas. Se deseja ver sentido em cada atividade que realizar, procure pensar adiante, considerando o motivo pelo qual a está realizando, isso te levará a criação de uma meta. Chegar ao fim do dia e ver que conseguiu realizar tudo ao qual se propôs será extremamente gratificante e motivador, o que te dará mais energia e vontade de continuar dando o seu melhor.

8 – Manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Se existe uma palavra que resume as atitudes que precisam ser tomadas para manter a saúde física e mental é equilíbrio. Afinal de contas, excessos nunca são positivos, até mesmo de coisas que são consideradas boas. O cuidado com o corpo, por exemplo, quando se torna excessivo, pode evoluir para um quadro de vigorexia, uma doença psicológica que leva o indivíduo a achar que precisa cada vez mais de exercícios, gerando uma série de transtornos para sua vida. Entre excesso e falta, opte sempre pelo equilíbrio.

Quando se trata de saúde física e mental o melhor a fazer é buscar sempre prevenir em vez de remediar. Escolha se cuidar hoje para evitar que amanhã seja obrigado a fazer isso.

Aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a adotarem um estilo de vida saudável, para o bem do corpo e da mente!

 

Fontes:

https://www.leforte.com.br/a-relacao-entre-saude-mental-e-saude-fisica/

https://www.uhs.umich.edu/tenthings

https://www.healthcareproviders.ca/blog/7-tips-to-maintain-mental-and-physical-health

 

Copyright: 414959926 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Rawpixel

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: