Saber manter o foco é muito importante para conseguir realizar tarefas com qualidade e chegando aos resultados esperados. Isso vale para o trabalho, os estudos, projetos pessoais e, até mesmo, tarefas do dia a dia, como cozinhar e organizar a casa. Quando uma pessoa se concentra na atividade que está executando consegue se atentar aos detalhes, encontrar novas possibilidades, além de concluir com muito mais agilidade.

Se você é uma pessoa que tem tendência a se distrair com facilidade, vai gostar das dicas que irei compartilhar ao longo do artigo. Elas te ajudarão a manter a mente focada e livre de distrações.

O foco é imprescidível para realização eficaz das tarefas diárias.

10 Dicas para quem se distrai facilmente manter o foco

Você começa uma tarefa, então, seu celular recebe uma notificação, o telefone toca, um novo e-mail chega. Estamos o tempo todo rodeados por distrações e devemos saber como lidar com elas para evitar que roubem nosso tempo, que é um recurso tão precioso e que, quando perdido, não pode ser recuperado. Veja, a seguir, dez dicas práticas para manter o foco e se concentrar.

1 – Desligue as notificações

A primeira atitude a ser tomada para manter o foco é desligar todas as notificações, o que inclui redes sociais, aplicativos de mensagens, e-mails e até ligações, caso não esteja esperando nenhuma chamada urgente. Fazer isso é necessário para evitar que seus ciclos de concentração sejam interrompidos, além do mais, se for parar o que está fazendo a cada vez que seu celular apitar, irá levar muito mais tempo do que deveria para realizar até mesmo as tarefas mais simples.

2 – Definir momentos do dia para responder mensagens e e-mails

Mesmo que dentro da sua rotina de trabalho precise responder mensagens e e-mails, o melhor a fazer é definir horários específicos do dia para isso. Essa organização tornará essa atividade muito mais prática e dinâmica. Se serão cinco, dez ou quinze minutos destinados às respostas, vai depender do volume que costuma receber. Por isso, é interessante que vá conhecendo sua rotina e se adaptando de acordo com suas necessidades.

3 – Faça pausas curtas

PSC

Evite querer manter o foco por duas, três ou até cinco horas seguidas, pois até mesmo as pessoas que têm facilidade para se concentrar não ficam tanto tempo assim fazendo a mesma coisa. Fazer pausas a cada uma ou duas horas é importante para recuperar as energias e voltar ainda mais focado. O método pomodoro é bastante interessante para quem está começando, consiste em intercalar vinte e cinco minutos de trabalho com cinco de descanso. Assim, você vai treinando seu cérebro e acostumando-o a se manter concentrado.

4 – Se for ouvir música, prefira as instrumentais

Muitas vezes, os fones de ouvidos se tornam a única saída para abafar os barulhos externos e evitar que eles tirem a atenção. Se for esse o seu caso, evite ouvir músicas com letra, prefira as instrumentais, porque elas induzem o cérebro a se concentrar. Faça uma busca na internet por músicas para concentração e irá encontrar diversas opções que tornarão seus dias de trabalho mais agradáveis.

5 – Escolha locais tranquilos para realizar suas tarefas

Sempre que precisar realizar alguma atividade em casa que necessite de foco, escolha um local tranquilo para isso. Evite, por exemplo, ambientes em que outras pessoas estejam falando, assistindo TV, ouvindo música. Mesmo que coloque fones de ouvido para abafar os ruídos, vê-las já será o suficiente para que se distraia. Prefira se isolar em um outro cômodo, para direcionar toda a sua atenção, concluir a tarefa mais rapidamente e, depois, ficar com a sua família.

6 – Identifique os seus pontos de distração

Cada pessoa tem os agentes que mais lhe causam distração. Tem aquelas que saem do foco com qualquer tipo de barulho, outras que entram nas redes sociais e se esquecem do tempo, aquelas que começam a conversar com um familiar e não param mais. Reconhecer quais são os seus maiores funis de atenção é muito importante, porque assim poderá se preparar para evitá-los nos momentos em que precisar de foco.

7 – Crie prazos mais curtos para si mesmo

Você já ouviu falar a respeito da Lei de Parkinson? Trata-se de uma explicação para aquela sensação que muitas pessoas experimentam de não terem tempo para nada. De acordo com Cyril Northcote Parkinson, seu criador, uma tarefa se expande de modo a preencher todo o tempo disponível para sua realização. Assim, se você precisa fazer um relatório e tem a tarde livre para isso, provavelmente levar todas essas horas para conclui-lo, mesmo que fosse capaz de conseguir o mesmo em apenas uma hora.

Para evitar que isso aconteça, é interessante criar seus próprios prazos, que deverão ser mais curtos que os oficiais. Se precisa entregar um projeto para o seu chefe às 17 horas, programe-se para concluir às 15. Isso permitirá que faça um uso mais inteligente do seu tempo e evite desperdiçá-lo.

8 – Faça afirmações positivas

Mesmo que tenha uma tarefa longa para realizar, evite alimentar pensamentos ruins do tipo: “isso vai demorar” e “não vou conseguir”. Prefira fazer afirmações positivas, que te estimulem a seguir firme e se dedicar com foco para realizar um bom trabalho e, em seguida, poder descansar. Seu estado de espírito conta muito na hora de se concentrar, lembre-se disso!

9 – Defina três objetivos principais todos os dias

Ter metas a cumprir é sempre muito bom, porque isso funciona como estímulo para que se dedique e se concentre. Sendo assim, procure definir todos os dias três objetivos principais, considerando as tarefas mais importantes que precisa realizar. Faça listas em uma agenda tradicional ou aplicativo, poder riscar cada item será extremamente satisfatório e motivador.

10 – Visualize a tarefa concluída

Por fim, sempre que tiver uma tarefa longa e que exija mais tempo e concentração para ser realizada, visualize-a sendo concluída. Capriche nos detalhes, imagine a satisfação que estará sentindo, o alívio, o orgulho de si mesmo. Esse exercício irá te motivar a fazer a sua parte e realmente experimentar tudo aquilo ao final.

Vencer as distrações é desafiador, mas fazer esse esforço e ver que é capaz de manter o foco irá te motivar a se tornar cada vez melhor nisso. Quanto mais concentração, mais qualidade suas tarefas terão, o que te abrirá muitas portas e fará com que se mantenha em constante evolução.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando em suas redes sociais!

 

Fonte:

https://www.entrepreneur.com/article/324560