Voltar

Vantagens e desvantagens do Coaching de Equipe

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / pressmaster O Coaching de equipe é um processo feito junto aos colaboradores com a função de melhorar o desempenho geral.

O Coaching de equipe é um processo realizado junto aos colaboradores com o objetivo de alavancar o desempenho geral a partir do alinhamento de competências, levantamento de perfis, tendências comportamentais dos integrantes, construção da identidade do grupo, bem como avaliação dos pontos de melhoria a serem desenvolvidos.

Após o mapeamento da situação atual, é criado um plano de ação com metas e objetivos claros que levarão a equipe ao estado desejado, com o acompanhamento do Coach profissional.

O objetivo é integralizar todos os componentes, promovendo uma visão compartilhada, comunicação eficaz e relacionamentos interpessoais produtivos, com foco em desenvolver um time de alta performance.

O investimento no desenvolvimento do capital humano gera retornos significativos e duradouros às empresas. Mas é preciso compreender de forma clara quais são as necessidades a serem trabalhadas para investir de forma assertiva no treinamento adequado.

Veja abaixo os benefícios e as desvantagens do Coaching de equipe:

Vantagens

Ao realizar um programa de desenvolvimento em conjunto, a troca de experiências possibilita que todos se conheçam melhor, gerando maior conexão entre todos, além dos sentimentos de respeito, valorização e colaboração. Isso porque conhecer a história e essência do outro faz com que seja mais fácil compreendê-lo. Nesse sentido, a equipe passa a se desenvolver mutuamente, ajudando uns aos outros a serem melhores.

Desvantagens

Um dos empecilhos na hora de fazer em um programa de Coaching em equipe é a falta de espaço e tempo para trabalhar as particularidades de cada indivíduo mais a fundo. Isso pode fazer com que algum colaborador que precisa de atenção especial em seu aprimoramento acabe ficando sem o devido aparato para despertar todo o seu potencial.

Em todas as especialidades de treinamentos, pode haver vantagens e desvantagens — tudo depende do que a empresa necessita e qual o objetivo buscado. Por isso, a importância de uma boa avaliação da situação atual para investir no programa mais efetivo.

Vale ressaltar que o maior ativo de uma organização são as pessoas que geram os resultados. Portanto, não deixe de investir em treinamentos e capacitações, seja em grupo ou individualmente.

Este artigo contribuiu para você? Comente e compartilhe em suas redes sociais!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!