Gestor em reunião com seus colaboradores demonstrando como a sua comunicação eficaz

Roman Samborskyi/Shutterstock Ter uma comunicação eficaz é essencial a todo líder! Entenda as razões no artigo!

Sabia que a comunicação eficaz é um dos maiores diferenciais de uma empresa de sucesso? Pois bem, este é um dos atributos indispensáveis para que uma organização esteja alinhada em seus processos e, para que os colaboradores recebam informações e orientações assertivas sobre ela e, especialmente, sobre como realizar corretamente o seu trabalho diário.

Ainda assim, por mais importante que seja, nem todas as organização tem esta visão sobre o valor da comunicação eficiente, pois acreditam que para se comunicar, basta apenas mandar e-mails ou colocar informativos em seus murais. Certamente, isso também é uma formação de interagir, mas não estamos aqui falando sobre os meios de comunicação, mas sim sobre a forma como as empresas e lideranças se comunicam com seus colaboradores e, se isso é positivo ou não.

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Em que Consiste a Comunicação Eficaz?

Estou chamando atenção para este tema porque atendo muitas empresas nacionais e internacionais e, sei, por experiência própria, que a ineficiência em sua comunicação é também um de seus principais gaps. Para que o ato de comunicar seja realmente eficiente é importante que os gestores não apenas demandem tarefas, mas que se atentem ao modo como fazem isso.

Na prática, isso significa que é importante garantir que seus interlocutores tenham entendido perfeitamente a mensagem, que as orientações foram dadas de forma clara e exata e que não tenha sobrado nenhum espaço para dúvidas. Esta checagem é essencial, pois muitas vezes caímos no engano de achar que fomos entendidos, quando na verdade, por “ene” motivos, não é bem assim.

PSC

Em decorrência disso, muitas demandas são realizas de forma errada e, não por má vontade da equipe, mas pela falta de entendimento na hora do líder delegar as tarefas. Isso gera muitos retrabalhos, perda de tempo e desanima os profissionais, que se sentem desorientados ou culpados pelas falhas e também afeta diretamente a produtividade da empresa.

Como Desenvolver uma Comunicação Eficiente?

Vamos conhecer agora dicas de como desenvolver uma comunicação eficaz com seus liderados e entender como isso impacta seus resultados:

Clareza na Comunicação

Desde o início deste texto venho dizendo e repetindo, como ter uma comunicação clara é importante para que a equipe esteja bem orientada e saiba, ao certo, o que deve e não deve ser feito. Quando o gestor supõe que a equipe compreendeu o que disse, mas não se certifica pessoalmente de que tudo foi bem entendido, isso dá margem para erros e para a falta de efetividade no trabalho e, claro, isso não é nada bom.

Portanto, sempre que comunicar algo ao seu grupo, pergunte se todos entenderam a mesma mensagem; se têm dúvidas sobre algum ponto e garanta que todos compreenderam de fato suas informações ou orientações.

Atenção ao Modo como se Comunica

Este é um alerta que sempre faço, pois a comunicação não é apenas o que você fala, mas como fala e, especialmente, o que o outro entende do você que falou. Para ser mais efetivo, sugiro que faça um autofeedback e avalie-se quando ao seu modo de se comunicar. Para isso é importante responder algumas questões-chave:

  • Será que uso o tom de voz e as palavras certas?
  • O que você passa para sua equipe quando delega as tarefas?
  • Seus profissionais sentem-se à vontade para fazer perguntas e resolver suas dúvidas ou você nunca abre espaço para questionamentos?
  • Você sempre se certifica que foi entendido claramente?
  • Há muitos erros e retrabalhos em seu departamento por conta de problemas na comunicação interna?
  • Onde posso e preciso melhorar minha comunicação para torná-la mais eficaz junto à minha equipe?

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Estas são reflexões importantes que você deve se fazer para ter um panorama de sua comunicação atual. Outra forma é também pedindo feedbacks dos seus liderados e colegas de trabalho mais próximos, ouvindo o que têm a dizer sobre a forma como você interage com eles em diversos momentos.

Isso essencial, pois como você não se comunica sozinho, as pessoas que recebem seus comunicados, podem lhe ajudar a identificar seus pontos fortes e de melhoria. Esta atitude é bastante inteligente e assertiva, uma vez que vai ajudar você a ajustar sua comunicação conforme a necessidade de melhorá-la. Fique atento e boa sorte!

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