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Como fazer um plano de ação?

Por: José Roberto Marques | Blog

Estabelecer metas e cumpri-las é essencial para ter sucesso na carreira, seja você funcionário ou dono do seu próprio negócio. No entanto, engana-se quem acha que basta pensar naquilo que se deseja obter para definir quais são as etapas a cumprir. É preciso ter um plano de ação consistente, pois é ele que irá nortear as suas decisões para que chegue ao seu estado desejado.

Formular metas e criar um planejamento é um processo delicado que demanda o entendimento da situação atual e do que se quer para o futuro. Continue a leitura e confira dicas que te ajudarão a criar um plano de ação organizado e que aumente as suas chances de sucesso.

A importância de fazer um plano de ação

Planejar os próximos passos que serão dados na sua carreira ou no seu negócio é crucial para ter a chance de obter sucesso, porém, de nada adianta se organizar se não colocar o plano de ação em prática corretamente. Traçar metas impossíveis ou que não estejam de acordo com a realidade pode atrapalhar significativamente o seu desenvolvimento e da sua empresa.

O tempo gasto em busca de realizações que não irão se concretizar, pode te impedir de voltar seu foco para aquilo que é realmente relevante. Além de pensar em metas reais, é crucial considerar quais são os pontos mais importantes de desenvolver de acordo com o que deseja alcançar. Se dedicar demasiadamente a fatores que não vão impulsionar o seu sucesso irá fazer com que desperdice o seu tempo.

5 Dicas para fazer um plano de ação eficaz

Saber como fazer um plano de ação eficaz, que realmente te impulsione a agir e direcionar os esforços da sua equipe, caso esteja em busca de alcançar objetivos ligados ao seu negócio, é fundamental para sair do lugar e conquistar seu espaço no mercado. Veja, a seguir, algumas dicas poderosas que irão te ajudar nessa tarefa.

1 – Saiba exatamente o que você quer

Muitas pessoas acreditam que sabem exatamente o que querem no âmbito profissional, porém, quando conseguem se veem frustradas. Para que isso não aconteça contigo, faça projeções mentais de onde você quer estar daqui um, dois, cinco e dez anos. Se é dono do seu próprio negócio, pense em como deseja que sua empresa esteja no futuro. Coloque-se nessas situações para ter certeza de que é realmente isso que deseja.

Esse exercício, além de ser muito positivo em termos de autoconhecimento, proporciona a formulação de metas capazes de te motivar durante a jornada. Todos os dias, você precisará se dedicar a cumprir as etapas mais relevantes para realizar a sua meta. Então, tenha como regra de ouro definir metas alinhadas com aquilo que você quer para se sentir constantemente motivado.

2 – Critérios

O estabelecimento assertivo de metas depende do emprego de critérios para a formulação dos objetivos que estão sendo perseguidos. Uma forma de determinar metas coerentes e com possibilidade de realização é usar a ferramenta SMART. Observe o que cada letra da sigla significa:

S – Specific (Específico) – Suas metas precisam ter especificidade para serem mais fáceis de direcionar.

M – Measurable (Mensurável) – Metas precisam ter previsão de início e término para que sejam mais facilmente colocadas em prática. Mas, atenção! Tenha cuidado para não definir prazos muito curtos, é preciso encontrar o equilíbrio para que seja desafiador, mas possível.

Você é feliz?

A – Attainable (Atingível) – Você se lembra que citei a frustração sobre as metas impossíveis de concretizar? Para evitar isso, defina metas que sejam possíveis de alcançar para não achar que está correndo em círculos sem concluir nada do que importa.

R – Relevant (Relevante) – As metas estabelecidas devem ter a capacidade de te levar a um ponto relevante para que valham a pena, como, por exemplo, se destacar na sua carreira ou atrair mais clientes para o seu negócio.

T – Time based (Tempo) – A realização das metas deve ter um prazo de tempo para haja mais motivação na busca por elas e, claro, tudo seja realizado de forma organizada.

3 – Registre as suas metas

Quando uma pessoa escreve as suas metas em um papel, aplicativo, em uma lousa ou qualquer outra superfície, dá tangibilidade para a ideia que está sendo buscada. É fundamental que as suas ideias e objetivos saiam do campo subjetivo do simples desejo para se tornar algo tangível.

Inclusive, no caso de empresas, pode ser interessante optar por um software de gerenciamento de projetos, em que toda a equipe pode acompanhar o que cada um está fazendo, facilitando a troca de informações e o fortalecimento da motivação. Inclusive, existem ferramentas que oferecem versões gratuitas, como o caso do Trello, por exemplo.

4 – Roteirize seu plano de ação

Ter um sonho ou um desejo não é o bastante, você precisa saber como o alcançará na prática, por isso o plano de ação é tão importante e fundamental para alcançar objetivos pessoais, profissionais e de negócios.

Determine as etapas que precisam ser cumpridas para chegar ao sucesso, tendo atenção para a definição de um prazo de começo e fim. Durante esse planejamento, certamente você terá insights para te ajudar a pensar em como superar eventuais desafios.

5 – Coloque seu plano em prática

Para que o seu plano de ação seja realmente eficiente para a sua vida, é essencial que sinta que está caminhando para a sua concretização. Sendo assim, coloque o seu plano em ação, ao começar a realizar tópicos relevantes para chegar ao resultado maior, você se sentirá automaticamente mais motivado a continuar a sua empreitada e a formular novas metas.

Em se tratando de plano de ação para empresas, essa motivação se estende a toda a equipe, que verá a evolução acontecendo. Isso faz com que elas abracem as metas da organização como se fossem suas, trabalhando incansavelmente para alcançá-las.

Sem um plano não é possível saber aonde se deseja chegar como pessoa, profissional e empreendedor. O plano de ação funciona como um mapa, que te mostrará a direção certa a seguir, considerando sempre os seus objetivos.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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