Quais são os tipos de competências profissionais

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de novembro de 2014

© Depositphotos.com / marcinmaslowski Com a concorrência profissional cada vez mais difícil, torna-se fundamental procurar novas aptidões que te coloquem a frente dos concorrentes.

Se destacar no meio empresarial nos dias atuais é uma tarefa cada vez mais difícil para muitas pessoas que buscam sucesso em suas carreiras. Isso porque, com a concorrência profissional cada vez mais latente, torna-se necessário buscar novas aptidões que te coloque a frente dos concorrentes.

Hoje em dia, ter apenas conhecimento técnico não é suficiente. É preciso desenvolver também talentos, competências e comportamentos que sejam diferenciais essenciais e inovadores, responsáveis por te colocar em um lugar de destaque e, principalmente, para que você seja uma referência em sua área de atuação.

5 tipos de competências profissionais importantes para a carreira

Liderança

A liderança é, sem dúvida, uma das principais competências profissionais exigidas pelo mercado. A capacidade de gerir processos e conduzir pessoas é fundamental para profissionais que buscam crescimento no ambiente corporativo e sucesso na carreira.

Um grande líder é aquele que inspira e motiva pessoas, que conquista sua equipe pelo bom exemplo de suas ações. Trata-se de um profissional que conduz seu time por meio do diálogo, cooperação e colaboração mútua entre todos.

Organização

Saber planejar, organizar, conduzir e distribuir tarefas de forma eficiente é importante para profissionais que desejam ser bem sucedidos em qualquer área de atuação.

A organização é uma competência essencial para dar bom andamento nas demandas e processos do dia a dia e, assim, alcançar alta performance e grandes resultados.

Foco

Esta é uma qualidade imprescindível dentro do ambiente de trabalho. Isso porque, sem foco, é impossível se concentrar nas atividades e realizar um trabalho de forma adequada e assertiva.

O foco ajuda a manter a concentração nas demandas que realmente importam e evita que você se distraia com coisas desnecessárias e sem importância.

Controle Emocional

Saber controlar as próprias emoções no contexto profissional é uma tarefa importantíssima e muito valorizada pelas empresas e organizações. Ter autocontrole ajuda a manter um equilíbrio emocional nos momentos de pressão e desafio, e evita que o profissional seja abatido pelas derrotas e frustrações comuns do dia a dia.

Comunicação

Sem uma boa comunicação é impossível realizar um trabalho de qualidade. Ela é importante em diferentes contextos profissionais, desde a forma como lidar com colegas de trabalho e superiores, até o momento de atender o mercado e, principalmente, os clientes da organização.

Esta é uma habilidade profissional importante e muito valorizada por chefes e líderes, uma vez que lidamos com pessoas o tempo todo e, por isso, precisamos transmitir ideias e opiniões de maneira clara, se fazendo entendido por quem está nos ouvindo.

E você, quais outras competências considera importantes para o ambiente profissional? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento!