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Empatia – O que é?

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Wk1003mike/Shuttestock Além de afinidade, ter empatia é uma forma de demonstrar amor e carinho pelo outro

Muito se fala do poder transformador da empatia e seus benefícios às pessoas que fazem desta palavra uma verdadeira filosofia de vida e uma realidade em suas vidas cotidianas. Mas, afinal de contas, você realmente sabe o que é empatia e quais os seus efeitos?

Segundo o dicionário, a palavra empatia significa forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou alguma coisa; ação de se colocar no lugar de outra pessoa buscando agir ou pensar de forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias; aptidão para se ligar com o outro, sentindo o que ele sente, aprendendo da maneira que ele aprende, desejando o que ele deseja etc.

Derivada do grego empátheia que significa paixão, empatia nada mais é do que a capacidade de se identificar mutuamente com alguém, de se colocar no lugar de outra pessoa para tentar compreendê-la em sua essência.

Trata-se de uma característica fundamental a qualquer ser humano, isso porque é a ela que nos faz querer ajudar e fazer o bem a uma pessoa sem qualquer interesse ou intenção por trás. Ela está diretamente ligada ao altruísmo, ou seja, ao amor ao próximo, ao desejo de praticar um gesto de bondade, de solidariedade ou de gentileza sem pretensão ou motivação alguma.

A empatia é, sem dúvida, um dos principais fatores que favorecem uma comunicação clara e efetiva, seja no ambiente de trabalho, com clientes, colegas e superiores, nas relações pessoais, sociais, familiares ou mesmo afetivas. Isso porque ela gera em nós muito mais do que apenas certa “simpatia” por alguém, ela nos faz ir além, nos colocando na posição do outro, tentando enxergar suas percepções, comportamentos, motivações e opiniões a fim de aceitar o outro como ele realmente é e, principalmente, compreendendo suas atitudes em diferentes situações do dia a dia.

Coaching e a empatia

A empatia é uma das ferramentas mais utilizadas nas sessões de Coaching e uma das mais eficazes para o sucesso efetivo deste processo. Isso porque é ela que faz gerar o estado de aceitação e receptividade entre coach e coachee essencial para que os resultados almejados pelo cliente sejam conquistados com rapidez e assertividade.

No coaching, esta técnica é conhecida como rapport que significa “trazer de volta”. Ela nada mais é do que a capacidade de estabelecer uma ligação, uma parceria e uma conexão forte e empática entre o coach e seu coachee, criando um ambiente seguro e uma sintonia mútua para que a sessão seja conduzida com liberdade e sinceridade entre ambos.

Trata-se de uma técnica essencial para melhorar e potencializar a comunicação em qualquer contexto, isso porque ela vai muito além da linguagem verbal, uma vez que ao se criar o rapport com alguém, cria-se também um “ambiente mágico” e transformador que permite que vivenciemos a vida da outra pessoa.

Além das palavras, podemos sentir as emoções do outro, seus valores, sentimentos e comportamentos. É como se, por alguns instantes, estivéssemos no corpo da outra pessoa, sendo ela mesma e compreendendo-a de uma forma plena e genuína.

Benefícios da empatia

Confira alguns dos muitos benefícios que a empatia pode proporcionar às relações humanas:

  • Melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais;
  • Facilidade em compreender o outro;
  • Conquista do ato do não julgamento;
  • Habilidade de comunicar e influenciar pessoas;
  • Conquista de reciprocidade, segurança e confiança mútua.

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