Ressignifique o seu Mindset e Crie uma Mente Mais Positiva

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de dezembro de 2016
Mulher ativando seu minsdet positivo, trocando pensamentos ruins por pensamentos bons

ra2studio/Shutterstock Para desenvolver um novo mindset é preciso ressignificar suas crenças negativas e alimentar pensamentos mais positivos todos os dias

Ressignificação e mindset são duas palavras das quais o Coaching faz uso, mas que podem não ser usuais para muitas pessoas. O primeiro termo se refere a uma prática poderosa: dar um novo sentido a uma memória, crença, enfim, algum conteúdo cognitivo. Já mindset vem do inglês e pode ser traduzido como mentalidade, ou seja, sua atitude mental.

Como o próprio nome já diz, ressignificar envolve escolher ativamente a nossa reação diante da interpretação inicial que temos dos fatos, modificando-a. A todo o momento fazemos escolhas, conscientemente ou não, de como somos afetados pelos eventos. Então, na verdade não é a experiência em si que nos prejudica ou impulsiona, e, sim, a forma como reagimos a ela.

Uma dica valiosa é utilizar posições perceptivas. Se ponha no lugar da outra pessoa ou coloque-se numa perspectiva de observador neutro (o máximo possível). Isso fará com que você perceba a situação de uma maneira mais objetiva, usando menos seu filtro emocional. Enquanto e se você sentir dificuldade em mudar seus atos, como uma espécie de treino, faça de conta.

Pergunte a si mesmo: “como alguém já competente faria isso? Como ele (a) agiria?” e, em seguida, simule o fato adotando a nova postura. Você não estará mentindo para você mesmo, mas antecipando a ação de forma a te favorecer. Com uma nova atitude em mente, a probabilidade de sucesso será maior.

Ressignificando o Mindset!

Não seria a hora de ressignificar seu mindset, eliminar o que te sabota e reforçar sentimentos, ações e comportamentos mais positivos? Sabemos que sim! Use sua inteligência para procurar outros enfoques, os que você sabe que são melhores para você, e não deixe nunca que crenças te limitem, boicotem seus resultados e lhe impeçam de realizar seus sonhos.

No momento em que nos deparamos com potenciais dificuldades e, ao invés de nos desesperar, adotamos uma postura positiva em relação àquele suposto impedimento, somos capazes de nos perguntar: “o que eu posso aprender com esta situação?”. Existem múltiplas realidades, dependendo do ponto de vista do observador. Um divórcio, a demissão de um cargo importante, ou a perda de um amigo são tipos de incidentes que podem ser vistos como desastres ou como uma libertação.

Deste modo, temos a opção de ressignificar nossos problemas, vendo-os como oportunidades de reinvenção de nós mesmos, como bênçãos. O início da ressignificação interliga dois momentos, pois está entre a consciência da crença negativa e a substituição por uma positiva.

 Por exemplo: Enquanto e se você sentir dificuldade em mudar seus atos, como uma espécie de treino, faça de conta. Pergunte a si mesmo: “como alguém já competente faria isso? Como ele (a) agiria?” e, em seguida, simule o fato adotando a nova postura. Você não estará mentindo para você mesmo, mas antecipando a ação de forma a te favorecer. Com uma nova atitude em mente, a probabilidade de sucesso será maior.

Não seria a hora de ressignificar seu mindset, eliminar o que te sabota e reforçar sentimentos, ações e comportamentos mais positivos? Sabemos que sim! Use sua inteligência para procurar outros enfoques, os que você sabe que são melhores para você, e não deixe nunca que crenças te limitem, boicotem seus resultados e lhe impeçam de realizar seus sonhos. No momento em que nos deparamos com potenciais dificuldades e, ao invés de nos desesperar, adotamos uma postura positiva em relação àquele suposto impedimento, somos capazes de nos perguntar: “o que eu posso aprender com esta situação?”.

Criando uma Nova Mentalidade

Existem múltiplas realidades, dependendo do ponto de vista do observador. Um divórcio, a demissão de um cargo importante, ou a perda de um amigo são tipos de incidentes que podem ser vistos como desastres ou como uma libertação. Deste modo, temos a opção de ressignificar nossos problemas, vendo-os como oportunidades de reinvenção de si mesmo, como bênçãos.

O início da ressignificação intermedia dois momentos, pois está entre a consciência da crença negativa e a substituição por uma positiva. Por exemplo:

Não sou capaz de memorizar o que estudo. Estudar é um tormento (Crenças limitantes).

O estudo pode ser prazeroso. Serei capaz de memorizar os assuntos estudados (Ressignificação). Eu sinto prazer em estudo e memorizo tudo que estudo (Crença Positiva).

Outros exemplos de frases que promovem a ressignificação do seu mindset são:

  • Eu escolho minhas prioridades a fim de atingir meus objetivos;
  • Desejo gerenciar meu tempo para que eu seja mais produtivo;
  • Quero ser capaz de concluir pontualmente minhas obrigações;
  • Eu me abro para mudanças benéficas;
  • Quero transcender meus limites.

Ouse usar estas ideias a seu favor e experimentar ter novos pensamentos e comportamentos de agora em diante. Logo você perceberá como esta mudança de atitude pode ser benéfica para sua vida em todos os sentidos. Permita-se e alimente crenças mais positivas.

Deixe seu Comentário: