Uma das seções que mais chama a atenção no currículo de um candidato a emprego é aquela que contém a conquista profissional da carreira. Não importa se foi apenas uma ou mais, tudo que remeta ao alcance de resultados é um diferencial competitivo que pode ajudar a trazer mais destaque para você no mercado.

Como é muito importante, a conquista profissional também é uma das principais dificuldades de como inserir no currículo. Um dos motivos do obstáculo é a ausência de autoconfiança que pode se refletir em: impedimento para identificar quais foram as principais metas alcançadas, a falta de reconhecimento dos pontos positivos da carreira até ali, objeção em entender que é um profissional capaz de conseguir feitos incríveis.  

Conquiste resultados verdadeiramente extraordinários na sua vida!
Quer saber como? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo ao topo!

Como consequência dessa situação, é comum que as pessoas não conseguem descrever os triunfos de forma assertiva, desvalorizando o currículo ou portfólio. Além disso, enquanto candidatos, também não conseguem apontar quais foram os êxitos da carreira em entrevistas. 

Pensando em eliminar exatamente este tipo de complicação, fiz uma seleção especial de como abordar a conquista profissional no currículo e em entrevistas, aumentando ainda mais suas chances de ser bem-sucedido em processos seletivos. É só continuar lendo para conferir!

Como identificar a conquista profissional na carreira

O primeiro passo é entender quais foram as suas conquistas profissionais. Para isso, faça uma revisão de tudo que fez até hoje na sua carreira e puxe na memória os pontos positivos. Se precisar, peça ajuda aos colegas. Só não deixe a sua falta de confiança no seu trabalho atrapalhe em encontrar metas alcançadas e bons números. Abaixo vou mostrar algumas situações que podem ajudar você e relembrar quais foram os seus êxitos na vida profissional e como colocá-los de uma forma clara no currículo ou página do Linkedin ou até mesmo falar em entrevistas de processos seletivos. 

Exemplos de como inserir os êxitos no currículo 

PSC

Eu acredito que uma das melhores formas de aprender é usando exemplos. Por isso, separei algumas formas reais de como apresentar as suas conquistas e as suas principais realizações profissionais, trazendo ainda mais destaque para o seu currículo. Veja: 

  • Foque em metas: uma das maneiras de mostrar os seus triunfos profissionais é indicar quais eram as metas e como você fez para alcançá-las. Digamos que a sua meta era aumentar em 30% as vendas da campanha de natal comparando com o ano anterior. Se você conseguir chegar a esses 30% ou até ultrapassar, é mais do que interessante que você destaque essa informação, explicando também como chegou nesse patamar. 

Um modo de escrever isso ou até mesmo falar em entrevistas, caso seja questionado, é: “atingi a meta de fazer 30% a mais de vendas na campanha natalina, comparando com o ano anterior.”. Além disso, apresente suas ações para chegar a esse número, afinal, é o processo que você executou que contribuiu. Pode ser que você tenha aumentado o estoque, criado uma estratégia nova de distribuição e entrega para clientes, feito um treinamento diferenciado com os vendedores, elaborado uma campanha de mídia offline e digital mais agressiva ou mais. 

E se não havia metas para serem cumpridas, você continua podendo levantar a questão. Fale, por exemplo, que aumentou as vendas/faturamento da empresa na parte online em X% . Outro exemplo é “melhorei a qualidade do atendimento ao cliente e diminui as reclamações no SAC em X%.”.

  • Apresente o ROI: o retorno sobre o investimento, mais conhecido como ROI, mostra qual foi o seu ganho comprado ao seu investimento financeiro. Mesmo que a princípio a sua meta não fosse melhorar o ROI, é essencial que você indique que conseguiu. Dessa forma, o seu recrutador entende que você é tão preocupado com os resultados quanto com o processo. Mais do que isso, sua conquista profissional é a prova de que você é atencioso em relação ao planejamento financeiro. 

Para isso, você pode falar: “consegui aumentar o ROI da área em que trabalhava, organizando a parte financeira do setor. Isso envolve analisar qualidade e entrega dos fornecedores, produtividade do time, efetividade das ações.”. Claro que cada profissional tem medidas diferentes, por isso, lembre-se de que estes são apenas exemplos, ok?

  • Organização: caso você tenha feito um trabalho de liderança em que um dos principais obstáculos era organizar a área, use esse momento da sua vida como um destaque. Afinal, organizar uma área depende de muitos fatores que vão além de simplesmente arrumar a fila de trabalho das pessoas. Um bom líder faz a gestão de atividades, cria processos, determina metas, faz feedbacks constantes e está sempre disponível para ouvir o que o seu liderado tem para dizer, seja uma reclamação ou não. 

Você pode falar, por exemplo, que criou e conseguiu estabelecer processos de trabalho no time e com outras áreas, estabelecendo um método líder na empresa; inseriu ferramentas de trabalho no dia a dia que aumentaram a produtividade do time, entregando X% de atividades a mais e sem atrasos; e ainda que determinou um procedimento de feedback que ajudou a aumentar a qualidade das tarefas individuais e coletivas, diminuindo em X% o número de refações. Basicamente, você deve evidenciar o trabalho realizado, mostrando o que foi melhorado e modificado por meio de sua intervenção direta.

Outro exemplo relevante é ser um agente de mudanças comportamentais da corporação. Ao fazer a formação de coaching, você adquire habilidades profundas por meio de exercícios de autoconfiança, autoconhecimento, inteligência emocional, autodesenvolvimento, liderança e performance. Com essa sabedoria em mãos, você pode aplicar o seu novo conhecimento no dia a dia no local em que trabalha. 

Conquiste resultados verdadeiramente extraordinários na sua vida!
Quer saber como? Clique aqui e dê o primeiro passo rumo ao topo!

Você pode falar “fui coach interno e implementei a cultura de coaching em 100% da empresa, o que evoluiu as relações interpessoais, aumentou a efetividade das lideranças, o engajamento, motivação dos funcionários e produtividade da empresa em X% em 6 meses.”. Mais um exemplo: “aumentei a eficiência operacional da organização em 10% por meio da otimização dos recursos, diminuição dos custos, redução de desperdícios, organização dos processos e melhor gestão do tempo, o que levou minha equipe a aprender a fazer mais com menos e produzir com mais assertividade.”. 

Estes são apenas alguns exemplos de realizações profissionais que você pode colocar no seu currículo como forma de destacar uma conquista profissional ou mesmo várias vitórias que você alcançou ao longo de sua carreira. Portanto, ao escrever seu currículo e página no LinkedIn, procure se lembrar de seus êxitos e destacar seus sucessos. Isso fará grande diferença e chamará a atenção dos selecionadores para você! Além disso, fala seus êxitos em entrevistas também, caso seja questionado sobre eles. 

 

Boa sorte, pessoa querida!

 

Copyright: Lisa F.Young/Shutterstock